Telemarketing, termo inglês criado por Nadji Tehrani em 1982, designa a promoção de vendas e serviços via telefone; ou seja, marketing pelo mesmo. Atualmente, o termo foge deste escopo, ao abranger também a tele cobrança (cobrança via telefone), atendimento ao consumidor e o suporte técnico. Pode-se dizer que o telemarketing é um "atendimento telefônico comercial ou não padronizado" que segue certos roteiros (scripts) de atendimento.
Na atualidade o telemarketing é feito, por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados Call Centers centrais de atendimento ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Nos anos 80, o telemarketing expandiu-se para outras áreas no Brasil, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988, podendo ser certificado com quem tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro. A partir daí foi se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias numa campanha política
As 10 vantagens do Telemarketing
1. Interatividade: é a mídia mais pessoal e interativa que existe;
2. Flexibilidade: muitas operações são montadas durante um curto período para atender as exigências da empresa;
3. Replanejamento: a qualquer momento uma estratégia poder ser modificada, já que as informações de seu sucesso chegam rapidamente;
4. Otimização: num mesmo contato muitas informações podem ser repassadas ou cadastradas de um mesmo cliente;
5. Controle: é razoavelmente fácil controlar uma operação de telemarketing, já que todas as informações trafegam em sistema;
6. Foco: condições especiais de preço e conteúdo podem ser ofertadas para clientes da mesma empresa;
7. Cobertura: pode atingir distâncias continentais em segundos;
8. Comodidade: tanto para o comprador quanto para o vendedor;
9. Custo: é mais barato vender pelo telemarketing, pois os custos de comissões, estrutura e logística são muito menores do que em uma loja;
10.Velocidade: um operador de telemarketing pode efetuar 70 contatos com empresas no mesmo dia, já um vendedor de campo pode, em média, visitar 12 clientes.
Na atualidade o telemarketing é feito, por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados Call Centers centrais de atendimento ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Nos anos 80, o telemarketing expandiu-se para outras áreas no Brasil, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988, podendo ser certificado com quem tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro. A partir daí foi se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias numa campanha política
As 10 vantagens do Telemarketing
1. Interatividade: é a mídia mais pessoal e interativa que existe;
2. Flexibilidade: muitas operações são montadas durante um curto período para atender as exigências da empresa;
3. Replanejamento: a qualquer momento uma estratégia poder ser modificada, já que as informações de seu sucesso chegam rapidamente;
4. Otimização: num mesmo contato muitas informações podem ser repassadas ou cadastradas de um mesmo cliente;
5. Controle: é razoavelmente fácil controlar uma operação de telemarketing, já que todas as informações trafegam em sistema;
6. Foco: condições especiais de preço e conteúdo podem ser ofertadas para clientes da mesma empresa;
7. Cobertura: pode atingir distâncias continentais em segundos;
8. Comodidade: tanto para o comprador quanto para o vendedor;
9. Custo: é mais barato vender pelo telemarketing, pois os custos de comissões, estrutura e logística são muito menores do que em uma loja;
10.Velocidade: um operador de telemarketing pode efetuar 70 contatos com empresas no mesmo dia, já um vendedor de campo pode, em média, visitar 12 clientes.
Conceito de Telemarketing
É a transmissão de idéias, informações, emoções e habilidades. É o ato de emitir, receber e transmitir mensagens através da linguagem escrita, falada e de sinais, signos ou símbolos quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.
É a transmissão de idéias, informações, emoções e habilidades. É o ato de emitir, receber e transmitir mensagens através da linguagem escrita, falada e de sinais, signos ou símbolos quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.
Aplicações do Telemarketing
No Brasil, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)é o mais utilizado representando 29,5%, seguido por Vendas 26,2%, Pesquisa 14,8% e Cobrança 13,1% e outras (agendamento de visitas, apoio para vendedor, confirmação de presença em eventos e atualização de cadastro) 16,4%.
Muitas empresas têm uma grande carteira de clientes dentro de sua empresa mal trabalhada, a empresa não é lembrada, cai no esquecimento, e a concorrência esta ai, cada vez mais acirrada. É importante o profissional de telemarketing, investindo no que realmente traz retorno á empresa, nesse sentido contar com operações de telemarketing é muito importante.
A principal vantagem no telemarketing consiste na possibilidade do estreitamento de laços com o cliente, no enriquecimento da base de dados e em última instância na apresentação de oportunidades.
Qualquer empresa pode ter o serviço de telemarketing, desde que tenha um planejamento de marketing estratégico adequado, principalmente em se tratando de telemarketing ativo é preciso que a empresa prepare neste planejamento inclusive a forma de abordagem com seus clientes. Um serviço eficiente de Call Center reduz de maneira significativa a perda de clientes e aumenta o lucro das empresas o que ocasionou o enorme surgimento dos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Existem dois tipos de ações de telemarketing:
O que caracteriza um Telemarketing Ativo ( você liga pras pessoas tentando vender ou conseguir algo)? | |
O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é feito no sentido empresa-cliente e caracteriza-se por: | |
- Ativo: envolve todas as ações nas quais o contato é iniciado pela empresa-cliente. | |
| |
O que caracteriza um Telemarketing Receptivo (as pessoas ligam para sua empresa para reclamar ou comprar algo que foi anunciado)? | |
O telemarketing receptivo é um serviço onde o contato é feito no sentido cliente-empres e caracteriza-se por: | |
- Receptivo: Este tipo de telemarketing ocorre quando o cliente liga para a empresa. Este contato tanto pode ser motivado por um pedido de informação, como por uma necessidade específica do cliente. As linhas gratuitas (DDG - 0800) são a principal expressão deste tipo de telemarketing. |
OPERADOR DE TELEMARKETING | |
| |
| |
Recebe e responde chamadas telefônicas de pessoas solicitando informações sobre um serviço, produto, reclamações ou compra. Alguns operadores fazem chamadas externas para venda de produtos ou serviços. | |
| |
Atendente de SAC Operador de Televendas | |
| |
Atende e responde a chamadas telefônicas. Toma nota de consultas de informações. Registra informações no computador Fornece informações ou aconselhamentos. Pode vender produtos ou serviços. Pode fazer atividades de acompanhamento de vendas tais como: enviar cartas, faxes ou e-mails. Pode ligar para clientes para promover ou vender produtos ou serviços. | |
| |
| |
| |
Segundo grau. Ter curso de operador de telemarketing. Experiência em recepção e/ou atendimento a clientes. Operadores de telemarketing com bastante experiência podem alcançar posições de Líder ou supervisor de Call Center ou SAC. | |
| |
Trabalham em Call Centers (escritórios especializados em atendimento telefônicos) ou SAC (serviços de atendimento ao consumidor). Normalmente usam computadores e telefones. Normalmente sentam em suas mesas e usam telefones e somente podem sair de suas mesas em períodos de tempo pré-determinados do dia. Podem trabalhar em horário parcial ou integral, noite, fins de semana, turnos rotativos. Contatos diários com outras pessoas (profissionais de empresas ou clientes) via telefones. | |
| |
Excelente futuro, pois as empresas estão concentrando o atendimento a clientes em Call Centers (uma pessoa ou centenas de operadores). Grande crescimento de oferta de empregos. |
Fonte: http://www.abt.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário