Desenvolvimento e Crescimento
Desenvolvimento organizacional é uma progressão qualitativa no atendimento das necessidades dos clientes, se caracteriza por estágios sucessivos e diferenciados estrategicamente.
Crescimento organizacional significa, tão-somente, incrementos quantitativos no volume de atividades e transações de uma organização, se caracteriza por crises que geralmente provocam a deterioração da empresa.
Quem determina se uma organização está se desenvolvendo ou se deteriorando é o seu cliente, tanto externo quanto interno. O termômetro é o grau de satisfação das pessoas envolvidas com a organização.
Definindo o Equilíbrio Organizacional
Uma organização em equilíbrio perfeito com o meio ambiente significa o acompanhamento ponto a ponto com as constantes mudanças dos níveis de necessidades dos seus clientes.
Uma organização pesada, principalmente devido a uma estrutura excessivamente burocratizada, perde leveza e flexibilidade e dificilmente conseguirá às constantes mudanças nos padrões de exigência de seus clientes e da sociedade em geral.
Muitas organizações crescem, mas não conseguem alcançar estágios de desenvolvimento que lhe promovam o equilíbrio harmonioso com o meio ambiente, e, conseqüentemente, entram em deterioração e morrem.
Estágios do Desenvolvimento Organizacional
Serão apresentados nove estágios cumulativos de desenvolvimento, num contexto que tem como pano de fundo a maioria das sociedades contemporâneas:
Estágio Conceptual
É o estágio em que a organização é concebida. Os fundadores identificam uma oportunidade, uma lacuna, uma necessidade insatisfeita e creditam na idéia de poder satisfaze-la e obter algum retorno.
O sucesso dependerá da postura dos fundadores e da maneira com que serão encaradas as variáveis que dão vida e forma à organização que acaba de ser concebida.
Estágio Organizativo
É o estágio em que acontece a organização social em torno da idéia-motivo. A missão da empresa é estabelecida neste estágio, mesmo que os fundadores não tenham consciência disto, ou mesmo que não a registrem formalmente.
Os primeiros empregados e o projeto de instalação são também características deste estágio, bem como a localização é uma outra preocupação.
É também neste estágio que os objetivos, princípios, valores e comportamento dos fundadores dão inicio do que se espera de todos os funcionários no presente e no futuro.
Estágio Produtivo
O inicio deste estágio dá-se quando a organização gera seus primeiros produtos ou serviços e os entrega aos primeiros clientes. A ênfase total aqui é a satisfação da necessidade para a qual a organização foi criada. O compromisso maior, é portanto, a satisfação plena do cliente.
Uma organização no estágio produtivo não tem condições de elaborar planos e estratégias de longo prazo. Seu planejamento é pouco formal, voltado para o curto prazo e objetivas pôr as idéias à prova e adquirir experiência.
A plenitude deste estágio é atingida quando o produto ou serviço da jovem organização passa a ter aceitabilidade por parte dos clientes e respeitabilidade por parte dos concorrentes diretos.
Estágio Caçador
Denominando caçador devido à frenética caça a cliente e a todo tipo de oportunidades de negócio levada a efeito por todos os membros da organização. É neste estágio que uma organização sadia apresentará toda a criatividade estratégica para conquistar clientes e ampliar suas vendas.
A resultante é o crescimento não-planejado. A conseqüência é uma organização com pessoas pouco treinadas e de competência ambígua.
Estágio Administrativo
Este estágio poderia ser denominado como estágio burocrático, dado que, suas características são bastante weberianas.
Importante ressaltar que as organizações se reestruturam, se burocratizam buscando pôr ordem na desordem causada pelo crescimento. Essa desordem, vale dizer, foi positiva até agora, na medida em que é a principal responsável pelo alto grau de flexibilidade da organização.
Algumas características deste estágio: departamentalização; características dos níveis estratégicos, tático, operacional; delegação e descentralização; introdução ao planejamento.
Estágio Normativo
Surge como resposta às ameaças de deterioração principalmente de caráter endógeno, trazidas pelo estagio administrativo.
Caracteriza-se pela implementação do planejamento integrado como sistemática de trabalho. A necessidade de feedback sistematizado impulsiona a organização para a adoção de algum modelo de planejamento estratégico e orçamento empresarial.
A ênfase é a especialização e profissionalização, com delegação de autoridade. A descentralização começa a acontecer como conseqüência desse processo. A liderança torna-se profissionalizada.
O controle sobe para níveis táticos e estratégicos. A delegação e descentralização, que formam incipientes no estágio administrativo, tomam corpo com a adoção de metas e objetivos a serem atingidos por todo o corpo gerencial.
Estágio Participativo
O estágio participativo de desenvolvimento é um modelo de gestão humanizada à base do compromisso, principalmente com as três variáveis organizacionais: participação no planejamento integrado; participação nas decisões operacionais; participação nos resultados obtidos.
Neste estágio, o sistema gerencial privilegia um conjunto de fatores determinantes de alto desempenho individual.
A grande ameaça do estágio participativo é a inconsistência do modelo, gerada pela falta de compromisso da cúpula gerencial.
Estágio Adaptativo
As organizações no estágio adaptativo possuem uma cultura que privilegia grande intensidade tecnológica. A atividade de P&D, que até o estágio normativo era presenteada por uma estrutura isolada e laboratorial, tem agora dinâmica própria totalmente integrada a um modelo caçador, voltada para a criação de mercados orientados para nichos.
As características integradoras do estágio participativo capacitaram a organização a adotar estruturas planas, sistemas rápidos orientados para clientes, cultura adaptável e consciente da qualidade do ponto de vista do valor percebido pelo cliente.
Estágio Inovativo
A organização, aproveitando-se de toda a massa crítica de experiência, cultura adaptável, avançado sistema de recompensa baseado no desempenho, estrutura estratégica, pesquisa e desenvolvimento descentralizado e sistema participativo de planejamento e de tomada de decisões, parte em busca do desconhecido, antecipando-se a possíveis mudanças ambientais.
As organizações no estágio inovativo possuem diferentes formas de vigilância ambiental e uma avançada tecnologia de planejamento que lhes conferem muita confiança na detecção e análise de sinais fracos precoces de mudanças incipientes no macroambiente.
A Lógica do Desenvolvimento Organizacional
Desenvolvimento e Crescimento
Desenvolvimento organizacional é uma progressão qualitativa no atendimento das necessidades dos clientes, se caracteriza por estágios sucessivos e diferenciados estrategicamente.
Crescimento organizacional significa, tão-somente, incrementos quantitativos no volume de atividades e transações de uma organização, se caracteriza por crises que geralmente provocam a deterioração da empresa.
Quem determina se uma organização está se desenvolvendo ou se deteriorando é o seu cliente, tanto externo quanto interno. O termômetro é o grau de satisfação das pessoas envolvidas com a organização.
Definindo o Equilíbrio Organizacional
Uma organização em equilíbrio perfeito com o meio ambiente significa o acompanhamento ponto a ponto com as constantes mudanças dos níveis de necessidades dos seus clientes.
Uma organização pesada, principalmente devido a uma estrutura excessivamente burocratizada, perde leveza e flexibilidade e dificilmente conseguirá às constantes mudanças nos padrões de exigência de seus clientes e da sociedade em geral.
Muitas organizações crescem, mas não conseguem alcançar estágios de desenvolvimento que lhe promovam o equilíbrio harmonioso com o meio ambiente, e, conseqüentemente, entram em deterioração e morrem.
Estágios do Desenvolvimento Organizacional
Serão apresentados nove estágios cumulativos de desenvolvimento, num contexto que tem como pano de fundo a maioria das sociedades contemporâneas:
Estágio Conceptual
É o estágio em que a organização é concebida. Os fundadores identificam uma oportunidade, uma lacuna, uma necessidade insatisfeita e creditam na idéia de poder satisfaze-la e obter algum retorno.
O sucesso dependerá da postura dos fundadores e da maneira com que serão encaradas as variáveis que dão vida e forma à organização que acaba de ser concebida.
Estágio Organizativo
É o estágio em que acontece a organização social em torno da idéia-motivo. A missão da empresa é estabelecida neste estágio, mesmo que os fundadores não tenham consciência disto, ou mesmo que não a registrem formalmente.
Os primeiros empregados e o projeto de instalação são também características deste estágio, bem como a localização é uma outra preocupação.
É também neste estágio que os objetivos, princípios, valores e comportamento dos fundadores dão inicio do que se espera de todos os funcionários no presente e no futuro.
Estágio Produtivo
O inicio deste estágio dá-se quando a organização gera seus primeiros produtos ou serviços e os entrega aos primeiros clientes. A ênfase total aqui é a satisfação da necessidade para a qual a organização foi criada. O compromisso maior, é portanto, a satisfação plena do cliente.
Uma organização no estágio produtivo não tem condições de elaborar planos e estratégias de longo prazo. Seu planejamento é pouco formal, voltado para o curto prazo e objetivas pôr as idéias à prova e adquirir experiência.
A plenitude deste estágio é atingida quando o produto ou serviço da jovem organização passa a ter aceitabilidade por parte dos clientes e respeitabilidade por parte dos concorrentes diretos.
Estágio Caçador
Denominando caçador devido à frenética caça a cliente e a todo tipo de oportunidades de negócio levada a efeito por todos os membros da organização. É neste estágio que uma organização sadia apresentará toda a criatividade estratégica para conquistar clientes e ampliar suas vendas.
A resultante é o crescimento não-planejado. A conseqüência é uma organização com pessoas pouco treinadas e de competência ambígua.
Estágio Administrativo
Este estágio poderia ser denominado como estágio burocrático, dado que, suas características são bastante weberianas.
Importante ressaltar que as organizações se reestruturam, se burocratizam buscando pôr ordem na desordem causada pelo crescimento. Essa desordem, vale dizer, foi positiva até agora, na medida em que é a principal responsável pelo alto grau de flexibilidade da organização.
Algumas características deste estágio: departamentalização; características dos níveis estratégicos, tático, operacional; delegação e descentralização; introdução ao planejamento.
Estágio Normativo
Surge como resposta às ameaças de deterioração principalmente de caráter endógeno, trazidas pelo estagio administrativo.
Caracteriza-se pela implementação do planejamento integrado como sistemática de trabalho. A necessidade de feedback sistematizado impulsiona a organização para a adoção de algum modelo de planejamento estratégico e orçamento empresarial.
A ênfase é a especialização e profissionalização, com delegação de autoridade. A descentralização começa a acontecer como conseqüência desse processo. A liderança torna-se profissionalizada.
O controle sobe para níveis táticos e estratégicos. A delegação e descentralização, que formam incipientes no estágio administrativo, tomam corpo com a adoção de metas e objetivos a serem atingidos por todo o corpo gerencial.
Estágio Participativo
O estágio participativo de desenvolvimento é um modelo de gestão humanizada à base do compromisso, principalmente com as três variáveis organizacionais: participação no planejamento integrado; participação nas decisões operacionais; participação nos resultados obtidos.
Neste estágio, o sistema gerencial privilegia um conjunto de fatores determinantes de alto desempenho individual.
A grande ameaça do estágio participativo é a inconsistência do modelo, gerada pela falta de compromisso da cúpula gerencial.
Estágio Adaptativo
As organizações no estágio adaptativo possuem uma cultura que privilegia grande intensidade tecnológica. A atividade de P&D, que até o estágio normativo era presenteada por uma estrutura isolada e laboratorial, tem agora dinâmica própria totalmente integrada a um modelo caçador, voltada para a criação de mercados orientados para nichos.
As características integradoras do estágio participativo capacitaram a organização a adotar estruturas planas, sistemas rápidos orientados para clientes, cultura adaptável e consciente da qualidade do ponto de vista do valor percebido pelo cliente.
Estágio Inovativo
A organização, aproveitando-se de toda a massa crítica de experiência, cultura adaptável, avançado sistema de recompensa baseado no desempenho, estrutura estratégica, pesquisa e desenvolvimento descentralizado e sistema participativo de planejamento e de tomada de decisões, parte em busca do desconhecido, antecipando-se a possíveis mudanças ambientais.
As organizações no estágio inovativo possuem diferentes formas de vigilância ambiental e uma avançada tecnologia de planejamento que lhes conferem muita confiança na detecção e análise de sinais fracos precoces de mudanças incipientes no macroambiente.
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