Por Daniel Portillo Serrano
Robert Lauterborn desenvolveu em 1990 uma nova nova visão para o Marketing Mix. Ao contrário de Mc Carthy que afirmava que a mistura de variáveis para uma atividade de Marketing deveria ser dosada com os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção, Lauterborn ofereceu 4 novos ingredientes.
Para o Autor, os 4 Ps poderiam perfeitamente ser substituídos por 4Cs:
Consumers Wants and needs
Cost To Satisfy
Convenience to buy
Communication.
No Brasil os 4Cs foram traduzidos como:
Necessidades e Desejos do Consumidor
Custo para satisfazer o Consumidor
Conveniência para comprar
Comunicação.
Cada um dos 4 Ps de Mc Carthy teria um substituto no novo Marketing Mix dos 4 Cs. Dessa forma a equivalência seria:
4 Cs | 4 Ps |
Necessidades e Desejos do Consumidor | Produtos |
Custo para satisfazer o Consumidor | Preço |
Conveniência para comprar | Praça |
Comunicação | Promoção |
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