As modalidades mais conhecidas do marketing destacam-se:
- Marketing social - aquele em que a qualidade das relações sociais é avaliada por indicadores sociais, como o índice de natalidade e de mortalidade, dados de saneamento básico e de qualidade de vida em geral etc.
- Marketing político - o político num regime democrático é um produto e para conquistar votos utiliza todas as técnicas de marketing.
- Marketing agrícola - a venda de produto e serviços agropecuários pode ser regida por técnicas mercadológicas como, pesquisas, serviços ao cliente etc.
- Marketing industrial - a especialização do produto, no processo de pré-venda, a instalação do produto ou serviço e as garantias de pós-venda fazem parte das técnicas de marketing que podem ser adotadas para produtos e serviços industriais.
- Marketing de serviços de saúde - os serviços médicos, odontológicos e de saúde em geral, como hospitais, começam a compreender que o marketing não administra a demanda de doenças, mas pode orientar a população sobre o melhor uso de serviços preventivos e de saúde em particular.
- Marketing de instituições que não visam lucro - uma empresa que não visa lucro muitas vezes transfere a posse de um produto ou serviço como uma posse lucrativa, mas não recebe dinheiro em troca. Os serviços públicos em geral hoje fazem marketing, sobretudo pesquisa da aceitação de seus serviços, publicidade do uso e da importância dos seus serviços etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário