O acrônimo S.M.A.R.T. para a definição de objetivos já é bastante conhecido. O problema é quando se conhece somente a tradução de cada letra, mas não se desenvolve um raciocínio mais amplo do que realmente significa o conceito.
Portanto, o que realmente procuramos na definição de um objetivo (de negócios, profissional ou pessoal) quando dizemos que ele deve ser S.M.A.R.T?
S – Specific (Específico)
Ao definir um objetivo, não se deve deixar espaço a interpretações duvidosas. Quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será sua compreensão e maiores suas chances de ser atingido. Você pode fazer as seguintes perguntas para garantir que seu objetivo é específico:
- Quem está envolvido?
- O que eu quero atingir exatamente?
- Aonde deve ser atingido este objetivo?
- Qual é o período no qual este objetivo deve ser atingido?
- Quais são meus requerimentos e restrições?
- Quais propósitos ou benefícios existem em atingir este objetivo?
Por exemplo, ao invés de definir “Aumentar as vendas em 10%”, um objetivo melhor seria “Obtenção de 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela equipe X, durante o próximo ano fiscal, sem redução da margem de lucros e mantendo o nível de satisfação do cliente.”.
Depois de definir o objetivo, avalie se ele está completamente claro para qualquer pessoa com um conhecimento básico do projeto ou da organização.
M – Measurable (Mensurável)
Vale repetir a famosa frase “Você não pode gerenciar o que não pode medir”. Qualquer objetivo que não possa ser transformado claramente em um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados o considerem atingido ou não. Talvez sua organização não tenha as ferramentas necessárias para medir um objetivo, e neste caso elas devem ser desenvolvidas antes da definição do objetivo.
Por exemplo, “Melhorar a satisfação dos clientes da loja A em 20% em 3 meses” parece ser um objetivo específico. No entanto, pode acontecer que a loja em questão não tenha um sistema adequado de medição da satisfação do cliente. Desta forma, o gerente da loja poderia usar qualquer variável que tivesse melhorado para considerá-la como determinante da satisfação do cliente, atingindo assim seu objetivo.
Portanto, é importante ter claramente definido o método ou sistema de medição que será usado para monitorar o objetivo.
A – Attainable (Atingível)
Os objetivos sempre devem ser agressivos, mas nunca impossíveis de atingir. É importante lançar um desafio para que a equipe se supere e lute por algo que parece ser difícil, mas isto é muito diferente de definir números que nunca poderão ser obtidos, o que causará frustração e desânimo.
Ao considerar um objetivo como “atingível”, não se deve pensar somente em “possível” ou “impossível”, e sim nos diversos aspectos que o afetam. Por exemplo:
- Nossa equipe e liderança têm as habilidades necessárias para atingir esta meta? Se não, há um plano de treinamento e desenvolvimento?
- Nossos produtos ou serviços possuem a qualidade necessária para tornar a meta realidade?
- Existe um potencial real no mercado que permita a definição deste objetivo?
Na prática, as perguntas para cada objetivo serão diferentes, mas o importante aqui é entender que a meta deve considerar os diversos aspectos do negócio, e não seguir somente o ideal de um chefe que não está observando a realidade.
O A também é algumas vezes chamados de “Agreed Upon” (feito em comum acordo). Isto significa que todos os envolvidos na definição e execução do objetivo o conhecem e estão de acordo com sua viabilidade e benefícios.
R – Realistic (Realista)
Muitas vezes o objetivo é possível, mas não é realista. Ao considerar o realismo, você deve pensar em fatores como:
- A equipe aceitará perseguir o objetivo?
- Este objetivo está alinhado com a missão e visão da organização?
- Algum princípio ético é ferido com este objetivo?
Por exemplo, o objetivo “Reduzir em 30% o gasto com planos de saúde” pode ser atingido simplesmente mudando a categoria dos planos dos funcionários para um nível inferior. No entanto, este não seria um objetivo realista em uma organização que historicamente sempre se preocupou com o bem-estar dos funcionários e não passa por nenhuma dificuldade financeira que justifique estes cortes.
Um líder que define um objetivo pouco realista está fora de sincronia com a empresa e com sua equipe.
T – Timely (Em Tempo)
T – Timely (Em Tempo)
Esta característica se mistura um pouco com o S (específico). Significa que além do inicio e fim do período de busca do objetivo serem bem definidos, este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.
O T também pode ser “Tangible” (Tangível). Isto quer dizer que um objetivo que possa ser sentido, observado ou tocado terá maior chance de ser realizado. Tudo o que melhora o dia a dia da equipe será visto com melhores olhos e os incentivará.
*****************************************
S.M.A.R.T. Objetivos.
S.M.A.R.T. significa específico, mensurável, atingível, realístico, e sensível ao tempo.
S.M.A.R.T. significa específico, mensurável, atingível, realístico, e sensível ao tempo.
Específico: Não seja vago. Exatamente que você quer?
Mensurável: Determine seu objetivo. Como você saberá se você o conseguiu ou não?
Atingível: Seja honesto com o senhor mesmo sobre o que você pode razoavelmente realizar neste momento em sua vida - junto com a tomada na consideração de suas responsabilidades atuais.
Realístico: Deve ser do-able, real e prática.
Tempo: Associe um marco temporal com cada objetivo. Quando deve você terminar o objetivo?
Nós passaremos o tempo esta semana que olha como aplicar o teste de S.M.A.R.T. a seus objetivos para certificar-se que são tão poderosos como podem ser!
4. Responsabilidade.
Pense da palavra “responsável.” Significa “dá um cliente.” Quando alguém sabe quais seus objetivos são, ajudam a mantê-lo responsável. Se é alguma outra pessoa que atravessa este programa com você (tem você pensamento sobre o convite de um amigo juntar-se lhe neste de um ano viaja?) ou apenas alguém você pode dar a idéia básica a, tendo uma pessoa que possa o manter responsável lhe dê um outro impulso adicionado a começ seus objetivos! Na próxima semana nós mostrar-lhe-emos como setup um sócio da responsabilidade.
Pense da palavra “responsável.” Significa “dá um cliente.” Quando alguém sabe quais seus objetivos são, ajudam a mantê-lo responsável. Se é alguma outra pessoa que atravessa este programa com você (tem você pensamento sobre o convite de um amigo juntar-se lhe neste de um ano viaja?) ou apenas alguém você pode dar a idéia básica a, tendo uma pessoa que possa o manter responsável lhe dê um outro impulso adicionado a começ seus objetivos! Na próxima semana nós mostrar-lhe-emos como setup um sócio da responsabilidade.
Esta semana nós estaremos discutindo o ponto 3 - objetivos de S.M.A.R.T.
S.M.A.R.T. meios específicos, mensuráveis, atingíveis, realísticos, e sensíveis ao tempo.
Eu gosto realmente deste acrônimo S.M.A.R.T., porque nós queremos ser espertos quando nós ajustamos nossos objetivos. Nós queremos decidir inteligente quais nossos objetivos serão de modo que nós possamos realmente os realizar. Nós queremos ajustar os objetivos que nosso coração concebe, que nossa mente acredita e que nossos corpos se realizarão. Deixe-nos tomar um olhar mais atento em cada um dos componentes de objetivos de S.M.A.R.T.:
Específico: Os objetivos não são nenhum lugar a waffle. Não são nenhum lugar a ser vago. Os objetivos ambíguos produzem resultados ambíguos. Os objetivos incompletos produzem futuros incompletos.
Quando nós somos específicos, nós aproveitaramos o poder de nossos sonhos e forças do jogo na ação que nos autorizam para conseguir nossos objetivos. Nós sabemos então que exatamente o que é nós somos tiro para. Não há nenhuma pergunta. Porque nós estabelecemos nossas prioridades e controlamos nosso tempo, nós fazemos assim que para que um objetivo específico consiga os resultados nós esperamos. Não há nenhuma querer saber ou supr. O futuro é fechado em nossas mentes e nós vemos que - especificamente - e isso é poderoso! Nunca subestime apenas como importante é ter objetivos muito específicos, concretos. Actuam como os ímãs que o extraem para eles! Um objetivo de S.M.A.R.T. é específico.
Mensurável: Objetivos sempre ajustados que são mensuráveis. Eu diria “especificamente mensurável” tomar em consideração também nosso princípio de ser específico. Nossos objetivos devem ser tais que nós sabemos por quando nós estamos avançando e por quanto. Se se realiza em horas, libras, dólares ou o que quer que, nós devemos poder ver exatamente como nós estamos medindo acima enquanto nós prosiguemos com a viagem da vida usando nossos objetivos. Poderia você imaginar se você não mediu seus objetivos? Você nunca saberia que maneira você ia ou mesmo se você estava indo em qualquer lugar! Um objetivo de S.M.A.R.T. é mensurável.
Atingível: Uma das coisas prejudiciais que muitos povos fazem - e as fazem com boas intenções - devem ajustar os objetivos que são tão elevado são inatingíveis. Sim, é muito importante ajustar os objetivos grandes que fazem com que seu coração suba com excitamento, mas é igualmente imperativo para certificar-se de que são atingíveis. Na seção seguinte nós falamos sobre ser realísticos. Assim que significa ser atingível? Um objetivo atingível é um que é ambo o realístico mas também atingível em um período de tempo mais curto do que o o que você tem que trabalhar com. Agora em que eu digo atingível, eu não significo fácil. Nossos objetivos devem ser ajustados assim que são apenas fora de nosso alcance; assim desafiar-nos-ão a crescer enquanto nós alcangamos para a frente para os conseguir. Após o parágrafo seguinte, eu dar-lhe-ei um exemplo de um objetivo que seja atingível e realístico. Um objetivo de S.M.A.R.T. é atingível.
Realístico: A palavra de raiz de realístico é “real.” Um objetivo tem que ser algo que nós podemos razoavelmente fazer a “real” ou a uma “realidade” em nossas vidas. Há alguns objetivos que não são simplesmente realísticos. Você tem que poder dizer, mesmo se é um objetivo tremenda de esticão, que sim, certamente, é inteiramente realístico -- que você poderia o fazer. Você pode mesmo ter que dizer que tomará x, y, e z para o fazer, mas se aqueles acontecem, a seguir pode ser feito. Isto está em nenhuma maneira de dizer que não deve ser um objetivo grande, mas deve ser realístico. Isto incumbe a um grande grau, o indivíduo. Para uma pessoa um objetivo pode ser realístico, mas para outra fantasiosa. Eu incentivá-lo-ia ser muito honesto com o senhor mesmo como você faz seus planeamento e avaliação. Talvez seria bom conseguir um amigo ajudá-lo (contanto que esse amigo é pela natureza um optimista e não um pessimista). Isto pode ir uma maneira longa para a ajuda de você sabe o que é realístico. Um objetivo de S.M.A.R.T. é realístico.
Exemplo de atingível e de realístico: Sabendo que talvez você poderia usar um bocado da ajuda que se diferencia atingível e realístico, é aqui um exemplo: Você é excesso de peso e tem 150 libras a perder para começ a seu peso apropriado. É esse objetivo atingível? Sim, considerando que você igualmente o faz realístico. Por exemplo, não é realístico pensar que você pode o fazer em 5 meses. 18-24 meses seriam realísticos (com trabalho duro). Assim, perder 150 libras em 2 anos é atingível e realística, quando perder 150 libras em 5 meses for nem atingível nem realística.
Tempo: Cada objetivo deve ter um marco temporal unido a ele. Eu penso que a vida própria é muito mais produtiva para nós como seres humanos porque há um marco temporal conectado a ele. Poderia você imaginar quanto procrastinação lá seria na terra se os povos nunca morreram? Nós nunca começ “ao redor a ela.” Nós poderíamos sempre põr a fora. Um dos aspectos poderosos de um grande objetivo é que tem uma extremidade, uma época em que você é tiro para a realizar. Você começa trabalhar nele porque você sabe que há uma extremidade. Com o passar do tempo você trabalha porque você não quer começ atrás. Enquanto se aproxima, você trabalha diligently porque você quer encontrar o fim do prazo. Você pode mesmo ter que dividir um objetivo grande em prazos medidos diferentes das peças. Isso é aprovado. Os objetivos menores ajustados e trabalham-nos para fora em seu próprio tempo. Um objetivo de S.M.A.R.T. tem um espaço temporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário