07/11/2011

Quais os tipos do ISO e sua vantagens ?


A ISO 9000 (NB-9000) orienta quanto à seleção e use da norma mais adequada de garantia de qualidade. A característica mais arcante da ISO 9000 no gerenciamento não é apenas fornecer automaticamente controles para assegurar qualidade da produção e expedição, mas também reduzir desperdício, tempo de paralisação da máquina e ineficiência da mão-de-obra , provocando, pôr conseguinte, aumento de produtividade.
A ISO 9001 (NB-9001) é a norma mais completa e abrangente. Destina-se a empresas que precisam assegurar a seus clientes que a conformidade às exigências especificadas é atendida por todo ciclo, coma engenharia de projetos, desenvolvimento de produtos, produção, instalação, assistência técnica e manutenção pós-venda. Ela se aplica particularmente a contratos que exigem especificamente projeto e em que às exigências do produto são estabelecidas em termos de desempenho (rapidez, capacidade , integridade) .
O fornecedor deve designar um representante da administração que, independentemente de outras responsabilidades, tenha autoridade e responsabilidade definidas para assegurar que os requisitos desta norma sejam executados e mantidos, Que haja a atualização, quando necessária, das técnicas de controle de qualidade, da inspeção e de ensaio inclusive o desenvolvimento de nova instrumentação.
A ISO 9002 (NB-9002) é uma forma mais apropriada quando se tem um projeto ou especificação já definidos. Ela estabelece as condições para prevenção e detecção de falhas durante a produção e a instalação e na execução de meios para prevenir a sua reincidência.
A ISO 9003 (NB-9003) encerra especificações para inspeções e ensaios do produto final. Este modelo abrange: identificação do produto, inspeção e ensaio, equipamento de inspeção medição e ensaio.
Esta norma se destina a empresas que não produzem , apenas fazem uma inspeção de recebimento dos componentes, uma verificação do produto acabado. Este é o caso das montadoras de teclado de microcomputadores.
A ISO 9004 (NB-9004) fornece diretrizes de modo que as fatores técnicos, administrativos e humanos, que afetem a qualidade de seus produtos e serviços , estejam sob controle. Todo este controle deve ser orientado no sentido de redução , eliminação, e acima de tudo, prevenção de deficiências de qualidade. A obtenção da qualidade desejada exige o controle comprometimento e a participação de todos as membros da organização, embora a responsabilidade pela sua gestão pertença à alta administração .
ISO 14.000 : Serve para ditar normas sabre sistemas de gerenciamento ambiental. São atestados de boa conduta eco1ógica na fabricação e na qualidade final dos produtos. Foi implantada em janeiro de 1996 e constitui uma corrida em busca de processos industriais e produtos menos agressivo ao ambiente. Uma das exigências
básicas para se conseguir o Certificado ISO 14.000 serão o respeito à legislação ambiental do País e do Estado em que se encontra a indústria. O planejamento das empresas precisa levar em conta área , a água , o solo, o subsolo, os resíduos e a reciclagem tanto quanta o capital, o trabalho, as finanças e os materiais.

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