09/11/2011

CONHECIMENTO TÉCNICO NÃO GARANTE O SUCESSO

Objetivo
Fazer uma reflexão sobre o profissional moderno, em que não apenas o conhecimento técnico, mas também agregar outros conhecimentos e condutas para melhorar como pessoa e profissional, em busca do sucesso.

1. INTRODUÇÃO
Diferente de um passado próximo, no qual as mudanças, além de difíceis e raras, quando aconteciam já tinham ou poderiam ter sido previstas.
Na era da informação, a tecnologia avançada elimina, a cada dia, mais empregos, dando oportunidade a novas e diferentes formas de empregos e, para ocupá-los, é necessário grandes e variadas habilidades e conhecimentos. Com o novo cenário, as características e os perfis sofreram profundas mudanças.
Diante destas colocações vimos afirmar que o conhecimento técnico não garante o sucesso
Contudo, não podemos dizer que eles deixem de conhecer profundamente a sua área específica para passar a conhecer um pouco de muitas outras, mas é muito importante que passem a interagir com as outras áreas do conhecimento.

2. DESENVOLVIMENTO
No momento em que diferenciais são, mais do que nunca, vantagens competitivas essenciais, o conhecimento é a base do desenvolvimento das capacidades tornando-se, assim, a matéria prima para o desenvolvimento das vantagens competitivas sustentáveis.
Ser profissional no mundo moderno não é apenas ter uma dessas vantagens, mas a própria condição de sobrevivência no mercado de trabalho.
Atualmente, a velocidade e a natureza das mudanças tornaram-se completamente imprevisíveis e os obstáculos muito mais difíceis de superação.
Com o atual perfil do profissional, surge então uma questão: "O profissional moderno deve ser generalista ou especialista?". De certa forma, até poderíamos responder: os dois. Na verdade, o fenômeno da globalização dos mercados fez com que os modelos de profissionais fossem revistos.
Entre as características essenciais do novo profissional, estão:
  • Flexibilidade e seu alto poder de abstração (não ficar preso a detalhes técnicos, mas conseguir entendê-los dentro de uma totalidade);
  • Menor preocupação com o seu emprego e uma maior com a sua empregabilidade;
  • Ser criativo;
  • Capacidade de administrar seu próprio tempo;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Saber formular questões;
  • Dominar idioma(s) e informática;
  • Ter senso de humor;
  • não ser um workaholic;
  • Ter atividades paralelas;
  • Aprender sempre.
Na realidade, o que se nota é uma nova postura de comportamento na qual apenas um ótimo QI (quociente de inteligência) não garante o sucesso do profissional.
Quando pensamos nas habilidades necessárias a um bom profissional, logo associamos características como conhecimento técnico, experiência, inovação e competência. Entretanto, dois requisitos vêm sendo cada vez mais valorizados pelas organizações: uma boa imagem e um comportamento social adequado ao cargo.
Para alguns profissionais, em especial aqueles que ocupam cargos estratégicos, manter uma postura e, uma conduta, adequadas, não apenas no ambiente de trabalho, mas também fora dele, é uma atitude indispensável. Isso conta pontos valiosos para a carreira e, também, para a organização.
Dicas de comportamento e postura:
  • Cuide da sua apresentação pessoal;
  • Trate bem o próximo (sempre);
  • Evite os excessos;
  • Seja pontual nos seus compromissos;
  • Evite a desatenção;
  • Cuidado com a memória falha;
  • Seja polido(a) ao falar;
  • Evite a insubordinação.
Podemos também aproveitar para dar como exemplo um ícone que serve como apoio em busca do sucesso na vida. Que são as emoções, melhor dizendo a inteligência emocional: o equilíbrio das ações e atitudes de um indivíduo, através do qual ele aprende a manter o auto-controle, identificando com ponderação e justiça as diversas situações ocorridas no seu dia-a-dia. A tal de inteligência emocional é a coqueluche do momento e está sendo apontada como o caminho mais curto para melhorar sua qualidade de vida. É responsável por cerca de 80 % das competências que distinguem os líderes espetaculares dos medianos. "Emoções em equilíbrio abrem portas", garante o psicólogo norte-americano Goleman.
Antes, nossos sentimentos e emoções deveriam ser reprimidos e controlados para não perturbar nosso raciocínio lógico. Se pensarmos que a maioria das situações de trabalho está envolvida no relacionamento entre as pessoas, podemos concluir que pessoas com qualidades de relacionamento humano - como afabilidade, compreensão, gentileza - têm mais chances de alcançar o sucesso.

3. CONCLUSÃO
Uma observação deve ser feita antes mesmo de implementar o que foi exposto acima. Devemos antes de mais nada seguir os 5 passos do nosso Guru "Peter Druker", Quando esse sabiamente diz que devemos primeiramente gerenciar a nós mesmo, para garantirmos o sucesso.
Os 5 passos que servem de orientação são os seguintes:
1) analisar as próprias forças;
2) analisar os próprios valores;
3) encontrar o lugar a que pertencem;
4) descobrir qual a contribuição que podem dar; e
5) assumir responsabilidade por relacionar-se com chefes e outros profissionais no trabalho.
Segundo Drucker, o segredo não está em tentar mudar a si mesmo, pois o sucesso é pouco provável nesse caso, mas sim em conhecer e explorar seus pontos fortes. O especialista comenta ainda a nova necessidade de os profissionais se prepararem para a segunda metade da vida.
A bagagem de garantia de sucesso é realmente ampla e abre um leque maior ainda quando nos dispomos a executá-la, contudo como qualquer ensinamento e técnica que ao iniciarmos nos deparamos com alguns obstáculos, mas depois que transpormos, ele se torna fácil e agrega valores que farão parte do nosso currículo pessoal interior.
O mercado de trabalho muda constantemente. Portanto, cada momento é um recomeço.
Estude sempre.
Não pare no tempo.
Estabeleça metas e objetivos.
Assuma o controle de sua vida e invista em você.

Afinal, você é o único responsável por seu sucesso ou fracasso.

4. BIBLIOGRAFIA
- http://www.terra.com.br/planetanaweb/transcedendo/alma/inteligencia.htm no G o o g l e obtida em 10 fev. 2005 11:28:21 GMT.
- http://www.siscorp.com.br/siscorpnews/setima_edicao/opiniao_ronaldo.htm no G o o g l e obtida em 24 fev. 2005 00:17:37 GMT.

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