26/02/2011

Telemarketing

Telemarketing, termo inglês criado por Nadji Tehrani em 1982, designa a promoção de vendas e serviços via telefone; ou seja, marketing pelo mesmo. Atualmente, o termo foge deste escopo, ao abranger também a tele cobrança (cobrança via telefone), atendimento ao consumidor e o suporte técnico. Pode-se dizer que o telemarketing é um "atendimento telefônico comercial ou não padronizado" que segue certos roteiros (scripts) de atendimento.

Na atualidade o telemarketing é feito, por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados Call Centers centrais de atendimento ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Nos anos 80, o telemarketing expandiu-se para outras áreas no Brasil, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988, podendo ser certificado com quem tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro. A partir daí foi se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias numa campanha política

As 10 vantagens do Telemarketing

1. Interatividade: é a mídia mais pessoal e interativa que existe;

2. Flexibilidade: muitas operações são montadas durante um curto período para atender as exigências da empresa;

3. Replanejamento: a qualquer momento uma estratégia poder ser modificada, já que as informações de seu sucesso chegam rapidamente;

4. Otimização: num mesmo contato muitas informações podem ser repassadas ou cadastradas de um mesmo cliente;

5. Controle: é razoavelmente fácil controlar uma operação de telemarketing, já que todas as informações trafegam em sistema;

6. Foco: condições especiais de preço e conteúdo podem ser ofertadas para clientes da mesma empresa;

7. Cobertura: pode atingir distâncias continentais em segundos;

8. Comodidade: tanto para o comprador quanto para o vendedor;

9. Custo: é mais barato vender pelo telemarketing, pois os custos de comissões, estrutura e logística são muito menores do que em uma loja;

10.Velocidade: um operador de telemarketing pode efetuar 70 contatos com empresas no mesmo dia, já um vendedor de campo pode, em média, visitar 12 clientes.


Conceito de Telemarketing
É a transmissão de idéias, informações, emoções e habilidades. É o ato de emitir, receber e transmitir mensagens através da linguagem escrita, falada e de sinais, signos ou símbolos quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.

Aplicações do Telemarketing
No Brasil, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)é o mais utilizado representando 29,5%, seguido por Vendas 26,2%, Pesquisa 14,8% e Cobrança 13,1% e outras (agendamento de visitas, apoio para vendedor, confirmação de presença em eventos e atualização de cadastro) 16,4%.
Muitas empresas têm uma grande carteira de clientes dentro de sua empresa mal trabalhada, a empresa não é lembrada, cai no esquecimento, e a concorrência esta ai, cada vez mais acirrada. É importante o profissional de telemarketing, investindo no que realmente traz retorno á empresa, nesse sentido contar com operações de telemarketing é muito importante.
A principal vantagem no telemarketing consiste na possibilidade do estreitamento de laços com o cliente, no enriquecimento da base de dados e em última instância na apresentação de oportunidades.
Qualquer empresa pode ter o serviço de telemarketing, desde que tenha um planejamento de marketing estratégico adequado, principalmente em se tratando de telemarketing ativo é preciso que a empresa prepare neste planejamento inclusive a forma de abordagem com seus clientes. Um serviço eficiente de Call Center reduz de maneira significativa a perda de clientes e aumenta o lucro das empresas o que ocasionou o enorme surgimento dos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Existem dois tipos de ações de telemarketing: 

O que caracteriza um Telemarketing Ativo ( você liga pras pessoas tentando vender ou conseguir algo)?
O telemarketing ativo é um serviço onde o contato é feito no sentido empresa-cliente e caracteriza-se por:


  • Requerer cadastro para ligações
  • Requer roteiro (orientação na forma de interação com cliente)
  • Operador comanda
  • Picos previstos
  • Aproveita as mídias
  • Maior conhecimento de técnicas pelo operador
  • Mais questionamentos dos Prospects durante o contato
  • Adequados ao tamanho do esforço de Vendas
- Ativo: envolve todas as ações nas quais o contato é iniciado pela empresa-cliente. 


O que caracteriza um Telemarketing Receptivo (as pessoas ligam para sua empresa para reclamar ou comprar algo que foi anunciado)?
O telemarketing receptivo é um serviço onde o contato é feito no sentido cliente-empres e caracteriza-se por:

  • Gera cadastro nos contatos
  • Requer roteiro para abordagem
  • Público comanda a ligação
  • Picos de demandas sazonais
  • Depende das mídias
  • Menos questionamentos dos clientes durante o contato
  • Maior conhecimento do produto pelo operador
  • Equipamentos e estrutura devem estar adequados à demanda.
- Receptivo: Este tipo de telemarketing ocorre quando o cliente liga para a empresa. Este contato tanto pode ser motivado por um pedido de informação, como por uma necessidade específica do cliente. As linhas gratuitas (DDG - 0800) são a principal expressão deste tipo de telemarketing.


OPERADOR DE TELEMARKETING



Resumo da Profissão de Operador de Telemarketing

Recebe e responde chamadas telefônicas de pessoas solicitando informações sobre um serviço, produto, reclamações ou compra. Alguns operadores fazem chamadas externas para venda de produtos ou serviços.
Quais são os outros nomes da profissão de Operador de Telemarketing?

Atendente de SAC
Operador de Televendas
Quais são as tarefas e responsabilidades da profissão de Operador de Telemarketing?

Atende e responde a chamadas telefônicas.
Toma nota de consultas de informações.
Registra informações no computador
Fornece informações ou aconselhamentos.
Pode vender produtos ou serviços.
Pode fazer atividades de acompanhamento de vendas tais como: enviar cartas, faxes ou e-mails.
Pode ligar para clientes para promover ou vender produtos ou serviços.
Quais são os requisitos para ser um Operador de Telemarketing ?

  1. Habilidades Necessárias
    Excelente comunicação verbal.
    Habilidade de saber ouvir.
    Saber lidar com clientes.
    Boa habilidade em computadores para entrar com dados e consultar informações.
  2. Conhecimentos Necessários 
    Deve entender bem os produtos ou serviços da empresa de modo a fornecer um bom serviço aos clientes.
  3. Qualidades Pessoais
    Boas maneiras ao usar telefone.
    Saber ficar calmo e paciente quando trabalhando sob pressão.
    Saber trabalhar em equipe.
  4. Requisitos Físicos
    Voz clara e boa audição.
    Permanecer sentado por longos períodos de tempo.
Como iniciar na profissão de Operador de Telemarketing?

Segundo grau.
Ter curso de operador de telemarketing.
Experiência em recepção e/ou atendimento a clientes.
Operadores de telemarketing com bastante experiência podem alcançar posições de Líder ou supervisor de Call Center ou SAC.
Como é o local de trabalho da profissão de Operador de Telemarketing?

Trabalham em Call Centers (escritórios especializados em atendimento telefônicos) ou SAC (serviços de atendimento ao consumidor).
Normalmente usam computadores e telefones.
Normalmente sentam em suas mesas e usam telefones e somente podem sair de suas mesas em períodos de tempo pré-determinados do dia.
Podem trabalhar em horário parcial ou integral, noite, fins de semana, turnos rotativos.
Contatos diários com outras pessoas (profissionais de empresas ou clientes) via telefones.
Qual é o futuro da profissão de Operador de Telemarketing?

Excelente futuro, pois as empresas estão concentrando o atendimento a clientes em Call Centers (uma pessoa ou centenas de operadores). Grande crescimento de oferta de empregos.



Fonte:   http://www.abt.org.br/

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