06/02/2011

A Felicidade é muito mais do que um sonho


A luta pela sobrevivência está brutalizando o ser humano. As pessoas vivem pressionadas. A palavra cooperação foi substituída por competição. Milhões de anos depois do homem das cavernas a vida continua sendo um campo de batalhas. As pessoas se destroem a si mesmas e aos outros para atingir o que para elas significa felicidade. A maneira com que constróem o seu sucesso é agressiva, e a vitória é saboreada a sós em razão do medo que se tem do adversário.

O preço tem sido muito alto. É impressionante o aumento do número de famílias desagregadas, o consumo de drogas, a violência insana que vemos. Existem empresas nas quais 40% dos gerentes com mais de dez anos de casa são enfartados! Em muitas delas as pessoas são utilizadas como laranjas onde espreme-se o suco e joga-se fora o que se sobrou delas. Perdeu-se a dimensão do ser humano. Os Tempos Modernos de Chaplin estão cada vez mais atuais.

A sociedade transformou-se em um liqüidificador de sonhos. Cria miragens que são fortes tentações para que as pessoas se distraiam de suas metas de vida. A felicidade vai se tornando uma palavra do futuro, a cenoura motivando o burro para continuar uma caminhada muito pobre.

Na adolescência, queremos viver um grande amor e depois dominamos a pessoa que amamos.

Na juventude, sonhamos em criar um planeta melhor e depois esquecemos desse propósito. Só pensamos em juntar o máximo de dinheiro que for possível. Queremos ser amigos dos nossos filhos, mas exigimos obediência incondicional.

No começo da vida profissional, toda pessoa quer um trabalho que a realize. Algum tempo depois, a realização está em ter dinheiro suficiente para comprar tudo aquilo que se deseja.

Há quem acredite que ser isso é um processo de maturidade. A pessoa deixa de ser ingênua quando diz que se torna mais objetiva. Mas, na verdade, isso é um empobrecimento das metas. Os sonhos vão se atrofiando, diminuindo de tamanho, até se transformarem em prêmios de consolação.

A sociedade vai criando prêmios como uma loteria. Todos apostam suas vidas mas poucos conseguem ganhar a sua realização pessoal. É triste ver a maioria das pessoas correndo atrás de ilusões.

As pessoas desperdiçam suas vidas em projetos sem significado para elas. Ao invés de se realizarem como artistas da autocriação, investem energia para controlar e serem admiradas pelos outros. Deixam de ser o centro de suas vidas e passam a viver em função dos outros.

As pessoas estão procurando a felicidade onde ela não se encontra e por isso começam a teorizar que a felicidade não existe. Como na letra da música... "tristeza não tem fim, felicidade sim...". Lógico que a felicidade existe, mas ela tem de ser procurada no lugar certo!

Amor, tranqüilidade, segurança, paz estão dentro de cada um de nós. O único lugar onde alguém pode encontrar a felicidade é dentro de si próprio. Sem ter consciência disso, vamos lutar a vida inteira para conseguir aquele abacaxi docinho, suculento, vamos gastar energia para descascá-lo e, na hora de saboreá-lo, estaremos tão exaustos que não o aproveitaremos.

Em um mundo altamente competitivo precisamos ser competentes e muito, mas sabendo que a nossa maior missão nessa viagem pelo planeta é sermos felizes e criarmos mais felicidade.

A felicidade existe sim e ela é mais do que um sonho, é uma forma de viver.

O melhor sucesso é ser feliz

O sucesso virou a palavra da moda. Todos querem brilhar e serem aplaudidos, mas qual será o preço disso? Quando o preço do sucesso é a própria vida da pessoa certamente esse prêmio não vale a pena. Será que vale a pena gastar tanta energia para decidir se o paletó tem de ter 2 ou 3 botões?

A maior parte das pessoas vive para ser admirada pelos outros, por uma multidão de olhos famintos que muito provavelmente nunca se encontram mais de que uma única vez. Quando essas pessoas pararem para perceber o rumo que deram para a vida, vão verificar que apenas colecionaram cupons que não servem para nada.

A estrada na qual a maioria da humanidade caminha não leva à felicidade.

O ser humano tem a vocação natural para a felicidade, mas vive correndo atrás de miragens. Ilusões que não preenchem a sua existência.

Muitas pessoas alcançam sucesso em certas áreas de suas vidas mas são totalmente fracassadas em outras. Há quem tenha sucesso no trabalho mas não consegue se relacionar bem afetivamente. Outros não conseguem realizar seus sonhos profissionais. Alguns vivem na busca eterna da paz interior porque estão sempre angustiados.

A felicidade não pode estar sedimentada em bens materiais, pois eles são tão instáveis como terreno movediço. A maioria se ilude construindo castelos de areia. Aprenderam a valorizar quantidade ao invés de qualidade. Mas a felicidade não pode ser construída baseada na acomodação. Muito mais infeliz é aquele que joga na defensiva à espera do final da partida.

O mais importante de tudo é poder sentir a sensação de que viver vale a pena. Sentir a plenitude da experiência de brincar com uma criança ou saborear uma fruta. Apreciar o contato dos pés descalços num gramado ou na areia da praia, perceber o vento batendo no rosto e a água da chuva escorrendo pelos cabelos. Perdemos o sentido da vida quando não vivemos para nós mesmos, mas para atender e fazer frente à vontade dos outros.

O sucesso material é sensacional, pois ele cria condições para a felicidade, mas esse não é a única fonte de vida .Quando você conquistar as condições materiais para a sobrevivência, tome muito cuidado para não perder o seu próprio coração.

O verdadeiro sucesso é satisfazer a sua ânsia de felicidade, é cumprir a sua vocação de ser feliz. E isso você consegue quando dá atenção sincera às pessoas que ama, quando é amigo de seus filhos e, principalmente, quando você consegue ser amigo de si próprio.
Ser amigo de si mesmo é ter compreensão com os seus próprios erros, é ser seu próprio cúmplice para os desafios, é estimular-se a ultrapassar novos obstáculos e, principalmente, aproveitar ao máximo a sensação de felicidade, sem culpa nem medo.

Ser feliz é o melhor de todos os sucessos.
(Roberto Shinyashiki)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog