Cooperar faz a diferença!


De repente, a palavra de ordem está em todos os lugares. Livros, revistas, encartes de jornal, todos estão dizendo para as pessoas que elas podem ser um sucesso, que elas podem tomar as rédeas de sua carreira. Isto é ótimo. É uma força contagiante que melhora a produtividade de sua equipe. Só que também traz um perigo. Que perigo? Leia o parágrafo acima, a resposta está lá: a sua equipe. É quem você gerencia. Não são jogadoras de tênis, ou corredoras. Elas devem agir como um time de futebol, onde todos sabem suas posições e funções, e jogam para o time e para o resultado final. » Incentive a todas – Muitas empresas premiam apenas seus vendedores, afinal é algo fácil de se fazer – quem faz mais dinheiro entrar na firma, ganha. Mas todos ali dentro fazem um esforço supremo para que tudo corra bem. Assim, crie prêmios para a consultora mais organizada, a mais pontual e, principalmente, a que joga mais pela equipe. Também faça amplas distribuições de palavras de apoio "não oficiais". Ex: estou muito satisfeita com sua camnhada.., com seu empenho, com sua iniciativa» Tenha regras e ideologia claras – Uma missão bem estabelecida e um planejamento estratégico partilhado por todas se tornam a "ideologia" da empresa. No campo político, você sabe do que uma ideologia é capaz. Pessoas literalmente dão suas vidas por idéias. É por isso que as maiores empresas do mundo têm essa preocupação de passar seus valores e idéias a seus funcionários. Tente, por exemplo, falar mal da Microsoft para um de seus empregados. Gerentes dessas empresas chegam a afirmar que viver tentando respeitar as regras de ouro da empresa torna o trabalho mais divertido e produtivo. » Tome cuidado ao arrebanhar e ao promover – Nada pior para uma equipe do que alguém se sentir injustiçada. Se alguém achar que "Ah, eu devia ter sido promovido no lugar da Carminha", por exemplo, não há como colocar a equipe para trabalhar bem de novo, da maneira que vinha trabalhando. As pessoas, naturalmente, vão tomar partido e vão se dividir. Pense bem antes de promover e, uma vez decidido isso, explique as razões pelas quais este ou aquele funcionário foi destacado.
A.D

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