24/02/2011

Como administrar a rotina doméstica




Dar a partida parece complicado. Mas, depois que você adota novos hábitos de arrumação, faz uma programação semanal para a limpeza, encontra formas espertas de cuidar das roupas e aprende a organizar as compras, a rotina passa a fluir de forma simples e gostosa. Como prêmio extra, ganhe tempo para você.
(imagem maior) Caixas de plástico (33,2 x 33,2 x 26,3 cm*) armazenam brinquedos. Na Leroy Merlin, 33,90 reais**, cada uma. Miudezas vão para potes menores. Estante projetada por Giulio Mosiici.

Ambientes limpos e arrumados, despensa em que nada falta, roupas fáceis de encontrar no armário, contas e documentos em ordem são sinais de que a administração da casa vai bem. Chegar a esse ponto, em que tudo funciona, exige um grande esforço inicial. Mas não desista nem desanime: o trabalho terá como recompensa um dia-a-dia mais tranqüilo. Comece por uma boa arrumação. "Analise os ambientes, veja o que está fora de uso e pode ser doado - isso ajuda a liberar a área. Depois, procure reorganizar cada cômodo de uma maneira bem prática, pensando em como você utiliza os espaços (veja dicas logo adiante)", diz Kelley Lara, da Oz!, uma empresa especializada em organização. O passo seguinte é bolar um esquema de administração doméstica. Ele depende de vários fatores, como o tempo disponível para dedicar a cada tarefa, o número de pessoas que vivem na casa e se você tem empregada todos os dias ou não. Essa rotina, no fundo, é bem pessoal, mas ao longo da reportagem também há dicas de como criá-la e implementá-la. Por fim, é preciso que todo mundo entre no espírito: você, sua família e a empregada, que precisa receber orientações claras sobre o que deve fazer - e como - para que tudo saia a contento. "Em geral, as pessoas passam instruções muito superficiais. Porém gastar tempo para ensinar os funcionários é fundamental", afirma Beth Leal, da empresa de organização Egger & Tranjan.

ArrumaçãoAlém de ser muito mais agradável viver em ambientes organizados, uma casa arrumada facilita a limpeza. "Todo mundo deve cooperar para que o caos não se estabeleça", escreve Maria Eugenia Sahagoff no livro Rotina com Purpurina (ed. Marco Zero). Combine com a família que cada um é responsável por suas coisas e adote o sistema "tirou, guardou". Os ambientes devem ter acessórios organizadores, como caixas de brinquedos, porta-trecos e aramados, que favoreçam separar objetos e outros itens por tipo e guardar tudo com praticidade (veja algumas sugestões à direita). Também é importante recolher o que está espalhado. "Reserve um cesto para reunir coisas soltas e, ao fim do dia, coloqueas no lugar", ensina Beth Leal. Esse hábito elimina parte do serviço da empregada - assim, sobrará mais tempo para a faxina e os demais afazeres. "Se ela sentir dificuldades em assimilar a disposição exata de móveis, livros e objetos, fotografe os ambientes em detalhes e faça um álbum para ser consultado", diz Kelley Lara. Lembrese ainda de que a boa arrumação implica em guardar as coisas de forma inteligente. "Não adianta colocar o aparelho de jantar no lugar mais acessível do guarda-louças se o conjunto é usado apenas em ocasiões especiais. A regra é deixar à mão o que é utilizado com freqüência", diz Renata Tranjan, também da Egger & Tranjan.

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Cobertas de chita, as caixas do Clube do Papel (41 x 26 x 15 cm) custam 23,90 reais, cada uma, no Peg & Faça.
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Organize o canto de brincadeiras com o kit de três sacolas dobráveis, forradas de sarja, vendido por 80 reais na C&C.
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Estas caixas de plástico ficam bem no escritório (48 x 28 x 15 cm). Por 28,90 reais**, cada uma, na Leroy Merlin.
* LARGURA X PROFUNDIDADE X ALTURA. ** PREÇO VÁLIDO SOMENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Limpeza
Se você tem empregada, é fundamental explicar como prefere que os ambientes sejam limpos e com quais produtos, dando especial atenção à quantidade e à maneira de usá-los. Ensine também coisas simples, mas às vezes esquecidas, como tirar o pó das estantes de cima para baixo e usar panos e esponjas diferentes para banheiro, cozinha, vidros e portas (compre peças de cores variadas, isso ajuda na separação). Ocupese ainda de criar um calendário, determinando o que deve ser limpo conforme o dia da semana e as tarefas relativas a cada ambiente, como aspirar o chão e limpar vidros. Para não haver esquecimento, fixe a tabela na lavanderia. "Em geral, segunda-feira é dia de arrumar a bagunça do fim de semana, priorizando os espaços mais usados no sábado e domingo, como quartos e salas de estar e de TV", afirma Kelley Lara. Para os outros dias, eleja os ambientes conforme suas necessidades. O cronograma precisa especificar ainda os trabalhos diários: lavar e passar roupas (para famílias com filhos), esvaziar os cestos de lixo do banheiro, limpar o fogão e o piso da cozinha. Serviços mais espaçados, como limpeza de lustres, podem ser feitos a cada mês. Caso você tenha apenas uma faxineira uma vez por semana, ela fica encarregada da limpeza e você assume a manutenção da ordem nos outros dias.
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Tenha acessórios diferentes para cada tarefa. Um exemplo? O rodo para limpar vidros não pode ser o mesmo da pia. Os produtos da foto são da Utilplast.

Roupas de cama, mesa e banho
Ninguém gosta, ao se deitar, de descobrir que o lençol de baixo não combina com o de cima. A maneira mais fácil de evitar a mistura de jogos de cama, e também de banho, é dobrar as peças do mesmo conjunto no formato de pacote (veja quadro à direita). Ao guardar na rouparia, basta colocá-las no compartimento correspondente a cada morador. "Uma etiqueta com o nome da pessoa na prateleira ajuda na identificação", diz Kelley Lara. Nas casas sem rouparia, uma alternativa é guardar jogos de banho no armário do banheiro e os lençóis no guardaroupa. "Para economizar espaço, três jogos de lençóis e toalhas para cada pessoa são suficientes", diz Laura Bortolai, da Help Home. Em geral, trocar a roupa de cama e banho uma vez por semana é suficiente. Mas evite fazer isso na sexta-feira, senão os conjuntos lavados passarão o fim de semana no varal. Mantas e edredons devem ir para a lavanderia antes do início do inverno, para eliminar a poeira e o risco de alergia, e novamente ao fim da estação. "Guardados limpos, eles não mancham", diz Renata Tranjan. Quanto às toalhas de mesa, o melhor é mantê-las próximas ao local de uso - no bufê da sala de jantar ou em uma gaveta da cozinha.
-Quando o espaço no armário permite, vale a pena ter nichos separados para as roupas de cama e banho de cada morador. Na foto, enxoval da Trousseau.

Roupas pessoais


As pessoas costumam comprar muita roupa, por isso é aconselhável fazer uma revisão no armário a cada seis meses. "O que não foi usado nos dois últimos anos dificilmente sairá do cabide. Então, doe", afirma Renata Tranjan. Com as prateleiras e cabideiros mais livres, organize as peças por cor e tipo (das mais leves às mais pesadas) ou separe as roupas de inverno das de verão. "Se o espaço é reduzido, durante o inverno acomode as peças de verão em locais menos acessíveis e vice-versa", afirma Kelley Lara. Um jeito esperto de evitar que a roupa suja fique espalhada pelo chão, especialmente no quarto dos filhos, é deixar um cesto para receber as peças no ambiente. Sapatos também merecem atenção. Acomodá-los em caixas com um visor transparente ou a foto do par do lado de fora facilita a localização e ajuda a ganhar espaço.

Contas e documentos
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No porta-pastas suspensas de madeira, arquive documentos e contas. À venda na Leroy Merlin por 42,90 reais**.
Combine com todos da casa que as contas a pagar enviadas pelo correio devem ser encaminhadas sempre para o mesmo lugar - de preferência uma caixa que fique em local visível para que o responsável pelos pagamentos não se esqueça delas. Para os recibos de contas pagas, o ideal é acumulá-los em outro compartimento (uma gaveta, por exemplo). Uma vez por mês, separe-os e guarde em algum tipo de arquivo - pode ser um módulo com rodízios, uma gaveta com pastas suspensas ou uma pasta sanfonada. "Além de organizar, esses acessórios contribuem com a decoração do ambiente", diz Claudia Tarpani, da Bibliodesign, que presta serviços de organização de bibliotecas e documentos. "Lembre-se de etiquetar cada pasta com o nome da conta e de colocar sempre a mais recente na frente", ensina Beth Leal. Outra alternativa é ter uma pasta com envelopes plásticos, cada um para um tipo de conta. Se você, a cada ano, sofre para encontrar o que precisa na hora de fazer o imposto de renda, a solução é simples: crie uma pasta ou arquivo, devidamente identificados, exclusivamente para guardar os documentos necessários para a declaração. Ao longo do ano, coloque nesse compartimento os recibos de mensalidades escolares, médicos e dentistas, o informe de rendimentos, os extratos do plano de saúde e da previdência privada. Só depois de preencher e enviar a declaração é que esses papéis irão para seus respectivos arquivos. "Documentos de cada pessoa, de cada carro e de cada imóvel da família, além de exames médicos que precisam ser guardados para futuras comparações, merecem uma pasta específica", afirma Claudia Tarpani.

Por quanto tempo guardar os documentos
Você pode se desfazer de documentos que já não precisam ser guardados conforme esta lista, feita por Claudia Tarpani:
• Um mês: conta do FGTS (o último extrato comprova os anteriores).
• Três meses ou até o fim da garantia: notas fiscais.
• Cinco anos: imposto de renda pessoa física (incluindo os documentos referentes à declaração), IPVA, IPTU, extratos bancários, recibos de água, luz, telefone, condomínio, plano de saúde, TV a cabo, provedor de internet e de outras contas.
• Até a renovação da apólice: contratos de seguro.
• Até a quitação: financiamento de imóveis e veículos.
• Até a aposentadoria: contra-cheques (holerites), guia de recolhimento do INSS, rescisão de contratos de trabalho.
• Para sempre: certidões de nascimento, casamento, óbito, documento do PIS, carteiras de trabalho, carteira de vacinação, contratos de compra e venda e escrituras.
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Feitas de fibra sintética lavável, a cesta (55 reais) e as bandejas (45 reais) do Recanto do Artesanato são produzidas sob encomenda.
Compras de supermercado
Ir ao supermercado dá trabalho e demanda tempo. O mais prático é comprar perecíveis, alimentos refrigerados e produtos de limpeza uma vez por mês e fazer aquisições semanais de hortaliças e frutas, de preferência na terça ou quartafeira, quando costumam estar mais frescas. Para facilitar a elaboração da lista de compras, deixe um caderno na cozinha e anote, com a colaboração da família e da empregada, os itens que vão acabando. Mesmo com esse recurso, sempre é bom dar uma última conferida na despensa antes de partir para o supermercado. "Uma alternativa é manter um arquivo com a lista no computador. Imprima, faça a revisão das prateleiras e marque a quantidade do que precisa ser reabastecido", diz Kelley Lara. Às quintas- feiras, programe a aquisição de extras para o fim de semana, quando a família recebe amigos e parentes e elabora cardápios diferentes.

Aprenda mais nestes livros

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O Livro Definitivo de Dicas e Sugestões de Organização, de Cassandra Kent (ed. Marco Zero, 105 reais). A obra ensina a simplificar a vida doméstica.
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Rotina com Purpurina, de Maria Eugenia Sahagoff (ed. Marco Zero, 29 reais). Como cuidar bem da casa, contratar e treinar empregados.
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Acabe com a Bagunça, de Cynthia Townley Ewer (ed. Publifolha, 50 reais). Um guia ilustrado com tabelas de tarefas, passo-a-passo de limpeza e arrumação de ambientes.
Jeito prático de guardar
Ainda no mercado, coloque os produtos no carrinho por grupos (produtos de limpeza de um lado, frutas do outro, por exemplo) e faça o mesmo na hora de empacotar. Quando for guardálos, a arrumação será mais fácil. Em casa, puxe os alimentos com o prazo de validade mais próximo para a frente das prateleiras da despensa ou do armário e coloque os mais novos atrás. "Caso fique mais fácil arrumar os produtos em pilhas, deixe sempre os mais antigos por cima", diz Laura Bortolai. Se preferir armazenar grãos, farinhas, macarrão e biscoitos em vidros e potes, escolha os transparentes, que permitem a visualização do conteúdo. Anote em uma etiqueta a data de validade dos alimentos retirados dos pacotes. Organizar todos os itens em cestos e bandejas (como na foto à esquerda, acima) agiliza a limpeza das prateleiras. Em vez de retirar embalagem por embalagem, basta remover os acessórios e passar um pano sobre a superfície. Guarde produtos de limpeza na lavanderia. Entretanto, se tiver uma despensa para armazenar todas as compras, mantenha-os afastados dos alimentos.

Faça uma arrumação geral em sua residência para garantir a praticidade no dia-a-dia e passar o ano inteiro com ótimas energias

Antes de dar adeus para o ano velho e desejar feliz ano novo, que tal colocar sua casa em ordem? Separar as roupas que você não usa mais, organizar os documentos, doar móveis e os brinquedos antigos das crianças. No começo, essa idéia vai dar um pouco de dor de cabeça. Principalmente se você é daquelas que tem a mania de acumular objetos e outras baguncinhas o ano todo. Apesar disso, a tarefa pode ser interessante. "Com uma casa bem organizada você ganha tempo, pois encontra os objetos com mais facilidade, consegue espaço para coisas novas e deixa o ambiente com um um aspecto melhor", afirma a paulista Laura Bortolai, da Help Home, empresa especializada em organização doméstica.
Essa faxina geral ainda vai ajudar a renovar a energia da sua casa. De acordo com o Feng Shui - arte milenar chinesa de harmonização de ambientes - organização significa equilíbrio. Nesse caso, equilíbrio das energias. "Ao organizar o lar, você deixa a energia vital fluir de forma tranqüila e harmoniosa", explica Franco Guizzetti, consultor em Feng Shui, de São Paulo. E nada melhor que ter uma casa limpa, organizada e cheia de energias positivas para receber um novo ano. Então, mãos à obra.

Quarto
Para organizar os lençóis no armário, você pode guardá-los dobrados por cama de casal ou de solteiro. Faça o mesmo tipo de muda com as toalhas dos banheiros, deixando-as em rolos que economizam mais espaço.
De acordo com a americana Donna Smallin, autora do livro Casa Limpa e Arrumada (Editora Gente), os móveis devem ser limpos com um pano de microfibra pré-umedecido ou uma fralda de pano. Limpe na direção dos veios da madeira. A umidade faz a poeira grudar no pano e impede que as partículas de sujeira arranhem a madeira. Não use espanador de penas, que só levanta e espalha a poeira.
Retire roupas, acessórios e sapatos que você não usa mais. Separe as roupas que precisam de conserto.
Nos armários, separe as peças por tipos (vestidos, camisas, saias, camisetas). Depois disso, separe cada um deles pelas cores indo da mais escura para a mais clara e, por detalhes, como mangas, bordados, decotes e assim por diante.
Deixe os sapatos em caixas ou em saquinhos com visores, para facilitar a escolha. Se isso não for possível, coloque nas caixas etiquetas que identifiquem o que tem dentro.
Use um cabide para cada peça de roupa. Para deixar o armário mais harmonioso, os cabides devem ter o mesmo modelo e a mesma cor.
Na parte superior do armário, coloque as roupas que estão fora da estação. Faça o mesmo com os calçados.
Camisetas, regatas e moletons podem ficar na gaveta da cômoda. Guarde-os enrolados ou dobrados. Mas é importante que todos estejam dobrados da mesma forma.
Para a gaveta de roupas íntimas e meias, compre divisórias de plástico ou acrílico próprias para esse fim, que você encontra facilmente em lojas de utensílios para o lar. Faça o mesmo para as blusinhas pequenas e biquínis.
Separe uma gaveta para miudezas, como as bijuterias e os relógios.

Escritório
Verifique cada documento e papel. Guarde apenas aqueles que você tem certeza que serão úteis. Arquive o que sobrou por assunto em caixas com visor.
Separe as revistas que você deseja guardar. Deixe-as na horizontal, uma em cima da outra. "As mensais podem ser guardadas por um ano, já as semanais só ficam em casa por, no máximo, um mês", orienta Ana de Castro, proprietária da Casa Organizada, de São Paulo.
Os livros podem ficar na posição vertical e separados por ordem alfabética ou pelo nome do autor.
As fotografias podem ser organizadas por data ou tema e guardadas em álbuns identificados por etiquetas.
Cozinha
Coloque os talheres divididos por material (inox, madeira e silicone) em potes separados em cima da pia ou da bancada.
Para que a cebola, o alho e a batata durem mais, coloque-os em cestas ventiladas.
As bebidas -- refrigerantes, sucos e águas -- podem ficar na prateleira mais baixa do armário. Acima coloque materiais de uso diário e que sejam leves, como toalha de papel, guardanapo, papel alumínio, filme plástico e assim por diante.
Nas prateleiras acima, acomode as latas e as sacarias -- feijão, arroz, macarrão e farinhas. "Uma boa dica é separar por doces e salgados. Também deixe o rótulo sempre virado para frente", recomenda Ana de Castro.
Observe a data de validade. Os alimentos que estiverem mais perto do vencimento podem ficar à frente para que sejam utilizados primeiro. Os com validade vencida vão para o lixo.
Os utensílios de cozinha podem ser separados por utilidade. A localização deve ser a mais próxima de onde serão usados. As panelas, por exemplo, perto do fogão. E os pratos, da mesa.
Os potes para armazenagem devem ser guardados com tampas.
Para limpar a parte interna dos armários e gavetas, Donna Smallin sugere uma escova de dentes velha para tirar a sujeira dos cantos internos. Depois passe o aspirador para remover farelos, pó e sujeira e borrife um produto de limpeza multiuso. Passe um pano úmido e espere que seque totalmente para recolocar os objetos.
Área de serviço
Para organizar objetos usados para limpeza da casa -- escada, espanador, escovas e pás -- instale em alguma parede um compensado de madeira furado, com ganchos para pendurar os objetos.
Antes de pendurar as vassouras, você deve limpá-las. Faça o mesmo com a pá de recolher o lixo.
Guarde o menor estoque possível de produtos de limpeza e deixe-os em lugares altos, principalmente se você tem crianças ou animais em casa.
Coloque na frente os usados com mais freqüência, como o sabão em pó. Deixe na parte de trás aqueles produtos que você usa eventualmente.
Baldes e bacias podem ficar encaixados um no outro e acomodados num armário baixo ou num canto da área de serviço que não atrapalhe a circulação.
Passe adiante o que você não usa mais.
Há uma série de entidades que aceitam doações de bens. Esses objetos - que não tem valor nenhum em sua casa - são vendidos em bazares beneficentes e o dinheiro arrecadado é revertido em obras assistenciais.
Agente Cidadão - R. Vieira de Moraes, 1779, São Paulo,http://www.agentecidadao.com.br/, tel. (11) 5536-9257/5096-1615. Recebe doações de móveis, roupas, sapatos, brinquedos e alimentos. Retiram no local com agendamento prévio. O material é encaminhado para instituições de diversos ramos cadastradas pela entidade.
Ajuda Brasil - http://www.ajudabrasil.org/. Recebe todo tipo de doação e encaminha para instituições de diversos ramos do país. No site você informa o que tem para doar e escolhe quem irá receber. Dependendo da entidade, você terá que levar os bens até lá. Algumas possuem transporte próprio.
Bazar Hope - R. Joaquim Távora, 1426, São Paulo,http://www.casahope.com.br/, tel. (11) 5084-7111. A entidade dá assistência e acolhe crianças portadoras de câncer e seus familiares. Recebe doação de móveis, roupas, sapatos, brinquedos e livros. Grandes volumes podem ser retirados pela entidade.
Fundação Dorina Nowill - R. Doutor Diogo de Faria, 558, São Paulo,http://www.fundacaodorina.org.br/, tel. (11) 5087-0997. Oferece apoio e serviços -- como ensinar o alfabeto em braile -- aos deficientes visuais. Recebe qualquer tipo de doação. Para a retirada é preciso agendar com antecedência.
Casas André Luiz - http://www.andreluiz.org.br/, tel. 0800-7734066. A entidade acolhe e dá assistência aos portadores de doenças mentais. Recebe móveis, eletrodomésticos, antiguidades, livros, roupas, sapatos e outros bens. Possui lojas na capital paulista e nas cidades de Guarulhos, Osasco e Sorocaba. A retirada pode ser agendada.
Associação Batista Beneficente e Missionária (ABBEM) - R. Entrada da Lua, 170, Fortaleza, http://www.abbem.org.br/, tel. (85) 3290-2441/3290-3586. Dá assistência a idosos, crianças e adolescentes que vivem em situações de risco e desenvolve projeto de socialização de ex-detentos. Recebe móveis, livros, revistas, brinquedos, roupas e sapatos. A retirada pode ser combinada.
Exército de Salvação - http://www.exercitodesalvacao.org.br/, possui central de doações em São Paulo -- tel. (11)5562-2285 -- e no Rio de Janeiro -- tel. (21) 2595-5694. Desenvolve uma série de projetos que visam a melhoria das condições de via de crianças, adolescentes e adultos. Recebe todo tipo de bem, desde livros e revistas até eletrônicos. Em São Paulo, é só ligar para agendar a data da retirada. No Rio, é preciso combinar como será feita a retirada.
Lar da Criança Nossa Senhora de Fátima - R. Frei Oreste Girard, 539, Pedralva (MG), tel. (35) 3663-1055. Atende crianças em situações de risco. Recebe todo tipo de doações. É preciso levar os bens até a entidade.
Lar Recanto do Carinho - R. Rui Barbosa, 810, Florianópolis (SC), tel. (48) 3228-0024. Abriga crianças em situação de risco e órfãs de portadoras de Aids. Recebe todo tipo de doação. É preciso levar os bens até a entidade

Revista Casa Cláudia

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