25/02/2011

Os 4 Cs do Marketing


Por Daniel Portillo Serrano


Robert Lauterborn desenvolveu em 1990 uma nova nova visão para o Marketing Mix. Ao contrário de Mc Carthy que afirmava que a mistura de variáveis para uma atividade de Marketing deveria ser dosada com os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção, Lauterborn ofereceu 4 novos ingredientes.

Para o Autor, os 4 Ps poderiam perfeitamente ser substituídos por 4Cs:

Consumers Wants and needs
Cost To Satisfy
Convenience to buy
Communication.

No Brasil os 4Cs foram traduzidos como:

Necessidades e Desejos do Consumidor
Custo para satisfazer o Consumidor
Conveniência para comprar
Comunicação.

Cada um dos 4 Ps de Mc Carthy teria um substituto no novo Marketing Mix dos 4 Cs. Dessa forma a equivalência seria:



4 Cs4 Ps
Necessidades e Desejos do Consumidor
Produtos
Custo para satisfazer o Consumidor
Preço
Conveniência para comprar
Praça
Comunicação
Promoção

Nenhum comentário:

Arquivo do blog