26/02/2011

Níveis de Planejamento

De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégicotático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
Níveis de Planejamento
Figura 1 – Níveis de Planejamento
Fonte: Kenneth Corrêa, 2007
No site, o foco será dado para o planejamento no nível estratégico, porém todas as ferramentas abordadas podem ser adaptadas aos outros níveis de uma organização.

Estratégico

nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)

Tático

O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Operacional

Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog