06/02/2011

10 Dicas para evitar um deslize na carreira



Postado em 12 de outubro de 2010 – Sucesso, Carreira e Vida

Apesar da dedicação, há sempre o risco do profissional cometer deslizes que podem causar prejuízos na carreira. É fundamental estar atento a eles. Aqui vão algumas dicas:
1- Deixar tudo pra última hora, ficar adiando decisões ou subestimar a necessidade de saber gerir o tempo, pode criar prejuízos no sentido de um resultado abaixo das expectativas ou até mesmo de nenhum resultado. Aprenda a delegar, a pedir ajuda e a reconhecer a sobrecarga de trabalho, quando esta existir.
2- Sentir-se o único ou imaginar-se indispensável é um grande equívoco que o profissional pode cometer. Além de levá-lo a desmotivação em relação ao investimento na carreira isso o mantém afastado da equipe, gerando antipatia.
3- A falta de atenção ao que fala pode levar a mal entendidos e conflitos. É fundamental que pense antes de emitir uma opinião ou até mesmo fazer uma crítica. Avalie a sinceridade e o objetivo do que vai falar e cuidado com as piadinhas fora de hora e de propósito.
4- As mudanças são constantes e contínuas, ter medo do novo é muito prejudicial porque gera expectativas antecipadas que tendem a bloquear o desempenho profissional. Busque ver a mudança como um desafio e uma oportunidade que traz consigo novas possibilidades. Aproveite o momento de mudança para investir em novas idéias, talvez você possa fazer um curso direcionado a alguma habilidade específica.
5- Cuidado com as desculpas, além de uma má impressão a postura esperada do bom profissional é que ele apresente soluções e não problemas. Se algo acontecer de errado, aprenda com isso e planeje em função de corrigir o acontecido.
6- Tenha atenção nas ações que pratica. Agir por impulsividade dificilmente traz retorno positivo. Se você parar para pensar antes de determinadas atitudes, vai evitar ter que consertar situações indesejáveis.
7- Mantenha o foco nos seus pontos fortes. É muito importante a consciência de pontos a serem trabalhados e desenvolvidos, entretanto, é um grande erro concentrar-se neles. Investir nas suas melhores habilidades e competências vai lhe trazer segurança, exercendo influência direta numa postura mais ativa.
8- O “espírito” de submissão é algo extremamente desagradável. Muitas vezes na intenção de ser agradável o profissional perde a noção e se entrega a situações constrangedoras. Ninguém pode agradar a todos e a pessoa que sabe autoafirmar-se acaba por conquistar respeito e admiração dos colegas, subordinados e superiores.
9- Se você não gosta do que faz ou está insatisfeito com a empresa em que está inserido, não insista em permanecer onde está. Além de muito desmotivador, este é um motivo que cria estagnação na carreira e insucesso em vários segmentos da vida. Aqui cabe certa ousadia que deve inclusive, ser vista como oportunidade de crescimento. Descubra quais são seus objetivos e vá em busca da realização.
10- Não se subestime. Todo ser humano é dotado de talento. Um erro fatal do profissional é sentir-se abaixo de sua capacidade e acomodar-se, usando este sentimento como desculpa. Se não estiver preparado para investir em algo novo, comece reavaliando as habilidades que já sabe que tem.

Ficar atento para não cometer os erros acima e praticar as dicas é algo que com certeza vai ajudar, mas não despreze a importância de manter-se atualizado. O profissional antenado tem menos ricos de cometer erros e quando os comete tem maior facilidade em resolver a questão.
E então, para finalizar, deixo aqui uma dica:
Com o excesso de tarefas, uma das opções de atualização tem sido e-learning. Conforme matéria publicada pela revista INFO: “Quem quer ganhar um lugar de destaque no mercado de trabalho não pode se limitar a dominar os macetes da profissão. Precisa aprender a se comunicar corretamente no ambiente corporativo, a administrar bem o tempo e, se quer ter um posto executivo, tem de saber também como gerenciar pessoas, liderar equipes, gerenciar projetos e falar bem em público. Não é pouca coisa, não é mesmo? Mas o e-learning pode ser um bom aliado nessa etapa do investimento da carreira sem que seja necessário deixar o dia-a-dia de lado. Quem faz a escolha apropriada e traduz o aprendizado em ação pode ganhar pontos no atual emprego ou levar vantagem em futuros processos de seleção.”
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog