07/08/2011

O que é um evento?


1. Qualquer acontecimento relativamente importante.
2. Eventualidade.
3. Reunião Social.
Classificação de eventos
Os eventos podem ser classificados em:
Institucionais: Os eventos institucionais são organizados para divulgar a instituição
com a finalidade de agregar valor a sua imagem ou simplesmente comunicar a
existência da organização.
De modo geral, tais eventos são classificados da seguinte forma:
- Folclóricos;
- Religiosos;
- Culturais;
- Científicos;
- Políticos;
- Sociais;
- Técnicos;
- Beneficentes.
Promocionais: Eventos organizados para vender produtos, ingressos ou serviços.
Assim como os eventos institucionais, os promocionais também estão diretamente
ligados à ferramenta comunicação, porém com a finalidade de promover algo.
Sempre que este tipo de evento é realizado, os participantes ficam conhecendo a
organização que o promoveu.De um modo geral, quando este tipo de evento é realizado, as pessoas ficam conhecendo a organização que o promoveu.

Alguns ingredientes indispensáveis ao evento:
1- Música;
2- Comida;
3- Emoção;
4- Novidade;
5- Virar notícia.
Tipos de eventos
Como dissemos em tópico anterior, os eventos podem se apresentar em várias
modalidades, variando de acordo com a forma e os temas a serem abordados. Sendo o
principal objetivo de todos expor e colher informações.
Os eventos são muito importantes uma vez que reúnem uma série de pessoas
com os mesmos objetivos promovendo movimento social e econômico.
De forma ampla, são classificados em eventos comerciais, políticos, sociais,
esportivos, gastronômicos, culturais, técnicos, turísticos, entre outros. Neste sentido,
cada um desses segmentos apresenta, em geral, eventos específicos, tais como:
Eventos Comerciais: Compostos por convenção, workshop, leilão, feira,
exposição, desfile, encontro, reunião, entre outros;
Eventos Culturais: Compostos por congresso, seminário, simpósio,
conferência, curso, palestra, mesa-redonda, painel, fórum, entre outros;
Eventos Sociais: Compostos por recepção, baile, casamento, formatura,
aniversário, passeio, entre outros;
Eventos Artístico/culturais: Compostos por desfile, festival, concerto, show,
amostra, exposição, entre outros;
Eventos Gastronômicos: Compostos por banquete, coquetel, festival, entre
outros;
Eventos Esportivos: Compostos por competição, remate, excursão, premiação;
Eventos Políticos: Compostos por debate, reunião, palestra, homenagem,
convenção;
Eventos Históricos: Compostos por aniversário, inauguração, comemoração,
desfile, entre outros;
Eventos Religiosos: Compostos por encontros, festa, concílio, cerimonial;
Eventos Científicos ou técnicos: Compostos por congresso, seminário, palestra,
entre outros.

Eventos especiais
Dentre os eventos especiais incluem-se os:
_ Feriados comemorativos e festivais nacionais;
_ Importantes ocasiões cívicas;
_ Performances culturais exclusivas;
_ Competições esportivas importantes;
_ Funções corporativas;
_ Promoções comerciais;
_ Lançamentos de produtos.

Os eventos especiais são classificados de acordo com seu porte e escala. As
categorias mais comuns são:
- Megaeventos ou eventos de grande porte;
- Eventos de marca.
Megaeventos ou eventos de grande porte
São aqueles que afetam a economia e repercute na mídia global. Entre eles
podemos citar as Olimpíadas e as Feiras mundiais como o Salão do Automóvel.
Eventos de marca
O termo “eventos de marca” se refere àqueles eventos que se tornaram
identificados com um povoado, cidade ou região. Sendo sinônimos do nome do local, e
obtendo amplo reconhecimento e percepção. Como exemplo, podemos destacar o
carnaval do Rio de Janeiro ou a Festa do Peão de Barretos.

Apresentamos a seguir, algumas habilidades específicas para a atuação eficaz de
um produtor de eventos:
- Responsabilidade;
- Boa comunicação;
- Boa disposição física;
- Autocontrole;
- Atenção a detalhes;
- Flexibilidade;
- Agilidade;
- Concentração;
- Disciplina;
- Método;
- Perfeccionismo;
- Saber gerenciar seu tempo;
- Habilidade para tomar decisões;
- Habilidade para lidar com as pessoas;
- Habilidade para gerenciar orçamentos;
- Habilidade de relações públicas;
- Habilidade de negociação.

Normalmente os contatos são com:
- Fornecedores de refeição;
- Fornecedores de equipamentos e transporte para eventos;
- Hotel, funcionários de companhias aéreas;
- Agentes de artistas, músicos e conferencistas;
- Representantes de empresas, comunidades e organizações de eventos;
- Advogados e contadores;
- Voluntários e assistentes;
- As pessoas presentes nos eventos;
- Imprensa;
- Patrocinadores.

O produtor (a) de eventos deve dispor de plenos conhecimentos:
- De locais, fornecedores usados pela área de eventos;
- Dos requisitos de saúde e segurança mais importantes;
- Do segmento de entretenimento e hotelaria.

Assim, o tema deverá identificar-se com o perfil das pessoas e dos grupos que
constituem o evento planejado.
Para ficar mais claro, destacamos abaixo alguns itens que poderão te auxiliar a
identificar o perfil dessas pessoas e grupos:
- Origem;
- Nível cultural e social;
- Poder aquisitivo;
- Faixa etária;
- Sexo;
- Estado civil;
- Nacionalidade;
- Entre outros.

A divulgação de um evento pode ser feita por meio dos seguintes instrumentos:
_ Convites impressos personalizados;
_ Folders ou prospecto;
_ Folhetos específicos que indicam a disponibilidade e
capacidade das salas e ambientes, assim com as alternativas de
montagem das instalações e móveis;
_ Mala direta para os clientes atuais;
_ Visitas e contatos pessoais por meio de promotores e
vendedores;
_ Telemarketing dirigido;
_ Releases e divulgação pelos meios de comunicação;
_ Outdoors informativos;
_ Painéis publicitários nas ruas e vias de acesso a feiras;
_ Material informativo específico para hotéis, agências de turismo e viagens,
entidades de classe, entre outros;
_ Entrevistas ou contatos programados;
_ Trabalhos em grupos institucionais, utilizando o potencial da empresa promotora
do evento, participantes e colaboradores;
_ Fam-tur que reúne jornalistas, agentes de viagem e turismo, operadores,
patrocinadores e convidados especiais.


A atividade de eventos é regulada pela Lei nº 11.771 de 17 de setembro de 2008
que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo
Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico e disciplina a
prestação de serviços turísticos, o cadastro, a classificação e a fiscalização dos
prestadores de serviços turísticos.
Com base na LGT – Lei Geral do Turismo somente poderão exercer a atividade
no setor de eventos as denominadas Organizadoras de Eventos.

Entidades representantes do setor de organização de eventos
ABEOC
A Associação Brasileira de Empresas de Evento - ABEOC
é uma entidade sem fins lucrativos e sem caráter político
partidário. Fundada em 15 de janeiro de 1977 com jurisdição em
todo o território nacional, a ABEOC tem como missão congregar as empresas
organizadoras e prestadoras de serviços para eventos, cadastrada no Ministério do
Turismo.
Sua estrutura está organizada em um conselho de representantes, uma diretoria
nacional e diretorias regionais, presentes em 18 estados da unidade federativa, com
cerca de 500 empresas associadas.
Segundo o site da ABEOC, a entidade tem como principais objetivos:
- Defender os interesses das associadas, tornando a atividade de organização e prestação
de serviços em eventos conhecidas, valorizadas e respeitadas perante o mercado e as
entidades institucionais e órgãos públicos;
- Promover e incentivar as relações entre suas associadas no sentido de possibilitar
intercâmbio técnico e comercial por meio da promoção, realização e apoio de encontros,
reuniões, eventos, cursos, projetos e similares;
- Realizar um congresso e exposição anual independente ou em parceria com outras
entidades;
- Orientação de interessados em como proceder para atuar na área de eventos de acordo
com a legislação;
- Estímulo a pratica das atividades com um elevado sentido ético nas relações entre as
associadas e, entre essas e o mercado.
ABRACCEF
A Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACCEF é
uma sociedade civil, sem fins lucrativos e sem caráter religioso ou
político partidário. Foi fundada em 30 de setembro de 1985,
reunindo e associando centros de convenções e de exposições de
todo o país.
A ABRACCEF tem por finalidade promover a integração e a troca de
informações relativas às áreas de:
- Operações;
- Finanças;
- Tecnologia;
- Gerenciamento;
- Marketing;
- Comercial;
- Relações com clientes e desenvolvimento de negócios.
Além disso, a associação presta assessoria técnica em estudos e projetos de
viabilidade, implantação, construção e reforma de centros de convenções e divulga,
anualmente, um calendário de eventos que serão realizados nos centros de convenções e
feiras de seus associados.
UBRAFE
A União Brasileira de Promotores de Feiras
foi fundada em 12 de março de 1986 e reúne os
principais promotores de feiras do país. Atualmente conta com 50 associados. Sua sede
é em São Paulo.
A UBRAFE tem como objetivo manter em destaque o importante segmento do
mercado de turismo de negócios, preservando seus direitos e ampliando sua base de
atuação.
Além disso, colabora também com a divulgação das feiras no Brasil e no exterior.
COCAL
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A confederação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina
surgiu em 1985 com a missão de unir os esforços dos países da região a fim de melhorar
o desempenho dos congressos do setor da América Latina.
Entre seus principais objetivos, destacam-se:
- Promover a capacitação de técnicos e profissionais;
- Acordar os princípios e normas da ética empresarial e profissional;
-Ajudar a promover os países da América Latina e estabelecer relações de cooperação
entre eles;
- Representar a região a nível internacional.
ICCA
A International Congress and Convention Association é uma
associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1963.
A ICCA representa diversas categorias como agências de
viagens, companhias de transportes, hotéis, centros de
convenções e exposições, entre outras.
Tem como objetivo proporcionar orientação e serviços relacionados com a
preparação e organização de eventos.

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