10/08/2011

Definições e diferenças entre Coaching, Mentoring ou Counselling

Alguns dizem que é modismo, outros dizem que é a evolução do treinamento pessoal e profissional, o certo é que existem dúvidas sobre as novas tendencias em treinamentos e cursos na área empresarial. Conceitos e definições de Mentoring.
O que é coaching?
O Coach, coaching ou treinador é o profissional que atua diretamente com seu coachee (pessoa treinada pelo coach) e seu principal objetivo é buscar resultados a curto, médio e longo prazo, então um profissional na área de coaching é um treinador altamente capacitado para orientar, organizar e colocar um foco e metas na vida de seus alunos.

O que é Counselling?

O counselling é um conselheiro, geralmente um profissional tem vários a sua disposição. O counselling é aquela pessoa que é altamente qualificada em uma determinada área e presta seus serviços para pessoas que precisão de soluções rápidas e não tem tempo para estudar a fundo um determinado aspecto administrativo. Essa é uma profissão em alta pois a cada dia os grandes empresários entendem que é mais importante conhecer várias pessoas que sabem muito bem sobre determinados assuntos do que investir em apenas uma que conheça um pouco de cada coisa.

O que é Mentoring?

O mentoring  é uma técnica baseada em mentores, pessoas mais experientes que tem por objetivo passar adiante suas experiências e vivências em uma determinada área de atuação. O mentor é um mestre, um guia, um instrutor disposto a ensinar tudo que sabe e preparar novos profissionais em sua área.

Então, coaching, counselling ou mentoring, qual consultar ou contratar?

A resposta é bem simples, use e abuse de todos eles pois cada um se desenvolve numa determinada área e quando todas são envolvidas o resultado é o sucesso profissional, empresarial ou pessoal. Somente as organizações ou empresas bem preparadas e orientadas vencerão nesse mundo em constante transformação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog