10/08/2011

O que é Mentoring? O que é um mentor?


A palavra mentoring vem mentor. O mentor geralmente é uma pessoa mais velha, um amigo, um conselheiro, um mestre, um instrutor, alguem mais experiente que pega seus discípulos ou pupilos para passar todas as experiências adquiridas ao longo de toda uma vida.
Qual o conceito ou definição de Mentoring:
Partindo pelo principio de se ter um mentor, surge o termo mentoring, que atualmente no mundo empresarial é quando um funcionário mais velho, geralmente um gerente, um diretor, ou encarregado, começa a treinar pessoas mais jovens e aproveita suas experiências adquiridas na prática e assim prepara um profissional mais qualificado e apto a enfrentar as mais diversas situações que possam ocorrer ao longo de sua carreira.
Significados e Sinônimos para a palavra Mentoring
Confira alguns sinônimos para o termo mentoring: Mentor, tutor, conselheiro, guia, mestre, gestor, instrutor, mas acima de tudo, um amigo disposto a passar tudo o que sabe para seu discípulo.
Como o mentoring pode auxiliar, ajudar minha empresa?
A técnica de mentoring vem crescendo e se difundindo muito rapidamente no meio empresarial e a pratica correta pode auxliar o crescimento e desenvolvimento da empresa ou instituição pois juntará a experiencia do Mentor com a força de vontade e desejo de aprender do Discípulo.
A melhor maneira de colocar em prática o mentoring em sua empresa é fazendo uma triagem e selecionando os melhores profissionais, gerentes, diretores, líderes em geral, seja aquele que trabalha na linha de produção ou até o presidente que fundou a empresa.
Identificados os mentores é necessário um pequeno treinamento onde esses serão orientados a passar seus conhecimentos, práticas e experiências adquiridas a pessoas mais jovens para que novos líderes e mentores ou mentoring sejam formados. Essa é uma parte delicada e a empresa deve deixar claro que não é uma troca de cargos, ou seja, ao ensinar tudo o que sabe o mentor não será dispensado ou menosprezado, pelo contrário, ele deve ser gratificado ou promovido e da mesma forma, possa voltar ao estágio de discípulo ou aprendiz para uma nova etapa dentro organização.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog