12/03/2011

Tipos de Patrocínio

Num evento de grande porte há o planejamento  de “vender” o mesmo para vários níveis de patrocinadores, exceto quando há um patrocinador exclusivo que invista pesado na organização e nas atrações. Os níveis de patrocínio são medidos pelos valores dos pacotes e das propriedades de estilo de empresa participante.
Cada pacote, além do valor, é determinado pelo título, volume e propriedade de característica do patrocínio a ser trabalhado e divulgado. Somente os grandes eventos de nível internacional possuem uma lista completa de níveis de patrocínio.
Tipos principais :
* Title sponsor: O nome do evento é impresso com o nome do patrocinador, ex : “Fórmula Chevrolet”;
* Patrocinador exclusivo : Quando todo o evento é ligado a imagem do patrocinador exclusivo, ex : “Chevrolet Classic de Golfe”;
* Prenting Sponsor: Quando o evento é apresentado por um dos patrocinadores, ex: “Tennis Máster Series, apresentado pela Mercedes Benz”, ou “Coca-Cola apresenta o Rock in Rio”;
  * Apoiadores : Quando empresas patrocinadoras cedem equipamentos para o evento, ex : computadores IBM nas Olimpíadas;
  * Official Suppliers : São empresas que fornecem produtos e serviços com exclusividade a um evento, ex: ambulâncias e assistência médica Golden Cross na Campeonato Carioca.
Os grandes patrocinadores ainda podem ser subdivididos em Diamond, Gold e Silver, lógico que o patrocinador na categoria Diamond tem muito mais espaço de exposição de sua marca e em contrapartida paga mais caro pelo pacote de patrocínio, e assim por diante. É necessário que em todo evento seja organizada uma tabela de preços para cada tipo de patrocinador em diferentes pacotes específicos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog