12/03/2011

Demarketing e Unselling

O termo “demarketing” significa diminuir uma demanda intensa através da elevação de preços, corte de gastos em propaganda e promoção de vendas adequada à capacidade de produção da empresa. Já “unselling” refere-se à desconstrução da imagem de um produto ou marca que seja nocivo como o fumo, as drogas, os alimentos gordurosos, entre outros.
Os mesmos princípios que o marketing utiliza para conquistar clientes e incentivar a demanda, são utilizados nas ações de demarketing para finalidade oposta. O demarketing é utilizado para regularizar os níveis de produção edemanda por um produto ou serviço.
É um mecanismo para equilibrar a oferta e a procura, para que a qualidade, preço e condições de mercado não fiquem extrapoladas de forma que prejudique a empresa. Em muitos casos ocorrem de empresas não crescerem junto com a demanda devido a escassez.
Quando o Brasil viveu o período da crise aérea entre 2006 e 2007, o governo desestimulou as pessoas a viajarem de avião. Há também casos de produtos obsoletos, como o VHS, que por algum tempo possuía consumidores adeptos a continuar a consumi-lo, muitas empresas deste setor tiveram que realizar demarketing para o VHS e incentivar a compra do DVD.
Existe o demarketing ostensivo, quando uma marca esnoba os seus consumidores e este comportamento atrai mais desejo por parte dos consumidores. O unselling tem sido muito utilizado em campanhas institucionais de entidades públicas e não-governamentais contra o uso das drogas, bebidas e das consequências do fumo, desconstruindo a falsa imagem de que a bebida e o fuma jamais causará doenças e acidentes aos seus usuários.
Fontes:
http://www.administradores.com.br/artigos/demarketing/20057/
http://www.tgti.info/AutoIndex/index.php?

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