23/03/2011

Informação Básica Sobre Corretores de Imóveis


A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada no Brasil em 27 de agosto de 1962. Esta lei foi anulada e a situação só foi resolvida pela edição da Lei nº 6530 de 12 de maio de 1978.

A primeira obrigação do corretor é o da necessidade para registro oficial no CRECI, que obtenha o título de Técnico em Transações Imobiliárias.
Quem não possui registro no CRECI Conselho Regional de Corretores de Imóveis não pode trabalhar com intermediações imobiliárias.

O Corretor de Imóveis é o profissional que aproxima duas partes em torno de um objetivo comum, que é o imóvel.
Assim podemos definir o seu trabalho, do ponto de vista técnico, como sendo a Intermediação Imobiliária.

Pela lei 6530/78 é de competência legal e exclusiva do Corretor de Imóveis servir de intermediário na compra, venda, locação e permuta de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Com essa definição, fica claro perceber que o Corretor de Imóveis é o único profissional legalmente habilitado para intermediar as transações imobiliárias, nos seus mais variados tipos.

A remuneração do corretor ou seus honorários obedecem a uma tabela local editada pelo CRECI da região.
Não deixe de utilizar um corretor de imóveis para realizar o seu projeto imobiliário.


Atividades principais

A fim de bem desempenhar sua profissão, deve o corretor de imóveis adotar alguns procedimentos, dentre os quais: 
1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário; 
2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
4) combinar preço e condições da transação;
5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis.

LEGISLAÇÃO REFERENTE A PROFISSÃO DE CORRETORES DE IMÓVEIS.


LEI 4.116/1962 - REVOGADA PELA LEI 6.530 - DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS.
LEI 6.530/1978 - DÁ NOVA REGULAMENTACÃO A PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS, DISCIPLINA O FUNCIONAMENTO DE SEUS ORGÃOS DE FISCALIZACÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI 10.795/2003 - ALTERA OS ARTS. 11 E 16 DA LEI Nº 6.530, DE 12 DE MAIO DE 1978, PARA DISPOR SOBRE A ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS NOS CONSELHOS REGIONAIS DE CORRETORES DE IMÓVEIS E FIXAR VALORES MÁXIMOS PARA AS ANUIDADES DEVIDAS PELOS CORRETORES A ES
DEC 81.871/1978 - REGULAMENTA A LEI 6.530, DE 12 DE MAIO DE 1978, QUE DÁ NOVA REGULAMENTAÇÃO A PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS, DISCIPLINA O FUNCIONAMENTO DE SEUS ORGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
LEGISLAÇÃO RELACIONADA AO MERCADO IMOBILIÁRIO
LEI 8.245/1991 - DISPOE SOBRE AS LOCACOES DOS IMOVEIS URBANOS E OS PROCEDIMENTOS A ELAS PERTINENTES.
LEI 4.591/1964 - DISPÕE SOBRE O CONDOMÍNIO EM EDIFICAÇÕES E AS INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS.
LEI 6.766/1979 - DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI 8.078/1990 - DISPÕE SOBRE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Obs:Em razão das constantes atualizações das legislações sugerimos que seja feito o download das leis de seu interesse, diretamente do site oficial da Presidencia da república do Brasil, que possui uma ferramenta de pesquisa que dá acesso ao conteúdo mais atualizado possível das leis de todo o pais.
clique abaixo e acesse a ferramenta "BASE DA LEGISLAÇÃO FEDERAL" para pesquisa de leis e decretos Federais da Presidência da República do Brasil (obs: use o ponto para separar a centena do milhar nos números das leis, ex: lei, 8.245, 4.591 e etc.)

acesse: 

Perfil do corretor



Comprar, vender, alugar e permutar imóveis não são transações simples de serem realizadas. Apesar da pretensa facilidade de se colocar em contato, por exemplo, pessoas que querem vender e outras que têm intenção de adquirir imóveis residenciais, comerciais ou mesmo rurais, a responsabilidade do corretor vai bem além do fato de mostrar ao cliente a propriedade na qual este estiver interessado.
Segundo a Lei n° 6.530, que disciplina o exercício da profissão, “compete ao corretor exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.
Graças ao bom desempenho dos corretores de imóveis, muitas são as pessoas que já realizaram o sonho de aquisição da casa própria ou do seu estabelecimento comercial.


Profissão:Corretor de Imóveis.
corretor de imóveis, também conhecido como corretor imobiliário, é a pessoa que intermedeia, durante a transação de um imóvel (urbano ou rural), a relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Cabe, portanto, ao corretor apresentar ao(s) comprador(es) o imóvel que será negociado, disponibilizando as informações necessárias para que a venda seja efetuada.
Para seguir esta carreira legalmente é preciso que o corretor esteja credenciado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O corretor de imóveis pode ser bacharel em Ciências Imobiliárias, curso que tem duração de quatro anos. Pode também ter o curso de Gestão Imobiliária (com duração de dois anos) ou pode especializar-se como Técnico em Transações Imobiliárias, cuja duração é de apenas um ano. Outra opção para exercer esta profissão é fazer o Exame de Proficiência, fato que lhe permite não somente ser um corretor, como também possuir sua própria administradora de imóveis (imobiliária).
Dentre as características necessárias para ser um corretor podemos citar a aptidão e o gosto por vendas. O trabalho deste profissional fica muito mais fácil se ele possuir carisma, bom humor, raciocínio espacial aguçado, paciência e aptidão para relacionar-se com o público, dedicação, argumentação e capacidade de convencimento, boa aparência e manter-se bem informado.
As principais atividades de um corretor de imóveis são a organização da compra, locação, permuta, venda e incorporação de imóveis e a reunião dos documentos e papéis que serão usados na negociação; apresentação de imóveis para a visitação do público, bem como do projeto desenvolvido e dos arredores do imóvel; a intermediação da negociação e a verificação da correta construção do imóvel.
O corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registros de imóveis, leilões (empresas judiciárias), consórcios imobiliários, empresas de loteamento e planejamento imobiliário, etc.
Ao contrário de outras profissões, o salário do corretor de imóveis não é fixo, visto que é baseado em comissões. Isto equivale a dizer que o salário do corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido. Sobre as vendas judiciais o valor da comissão é de 5%, sobre um imóvel urbano, é de 6 a 8%, sobre um imóvel rural, é de 6 a 10%, e quando se trata de imóveis industriais, é de 6 a 8%.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog