19/03/2011

O PODER ATRAVÉS DO RESPEITO


O PODER ATRAVÉS DO RESPEITO
Um administrador confere empowerment aos outros os tratando com respeito sendo que este motiva as pessoas na consecução do sucesso. Estudos apontam que uma das necessidades das pessoas que se candidatam a empregos é ser tratada com respeito. Administradores bem sucedidos pregam: "respeite o indivíduo", "faça das pessoas vencedoras", "deixe que as pessoas se sobressaiam", ou seja, as pessoas só o respeitarão e lhe oferecerão o melhor se passarmos a encará-las como pessoas mais valiosas do que tudo.
Esse tratamento fortalece a auto-estima e o ego das pessoas e isso refletir-se-á no seu trabalho. Para isso, não são as grandes coisas que dizemos ou fazemos a uma pessoa que transmitem o que achamos delas e sim a série de pequenas coisas que fazemos ou não diariamente que deve transmitir a mensagem: "Respeito os seus direitos como indivíduo e o valorizo como pessoa". Em outras palavras, nada substitui o respeito que é uma necessidade compartilhada por todos e quando não são satisfeitas, normalmente as necessidades da função também não são.
Todos os passos para que se alcance o empowerment relacionam-se ao respeito, pois, quando deixamos de aplicar qualquer princípio, deixamos de demonstrar respeito. Existem alguns procedimentos pelos quais demonstramos respeito às pessoas com que trabalhamos: Dar a orientação necessária; Oferecer os recursos adequados; Transmitir as informações na hora certa; Delegar autoridade igual à responsabilidade; Respeitar o tempo das pessoas; Não usurpar a autoridade das pessoas; Procurar formas de facilitar os serviços; Entre em sintonia com as necessidades das pessoas; Ouça; Dê o feedback adequado; Defenda as pessoas; Respeite a privacidade das pessoas; Dê às pessoas o direito de expressar seus sentimentos; Reconheça as dificuldades das pessoas e respeite as obrigações pessoais das pessoas.
Para detectarmos se uma pessoa está sentindo-se desrespeitada devemos atentarmo-nos a alguns sintomas: A produtividade cai; A qualidade do seu trabalho não está à altura dos padrões; A pessoa se mostra fria e arredia; A pessoa fica irritadiça; A pessoa demonstra falta de cooperação; A pessoa começa cometer erros propositadamente.

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