19/03/2011

O PODER ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO

O PODER ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO
Princípio de poder: O poder de uma pessoa alcançar o sucesso depende da confiança em si mesma e de sua vontade de realizar sempre um trabalho excelente. Um administrador tem mais poder para alcançar os seus próprios objetivos quando as pessoas que trabalham para ele estão confiantes e motivadas a dar o melhor de si.
A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO

Desde a hora em que nascemos até a hora em que morremos procuramos reconhecimento. O administrador esclarecido sabe que as suas próprias necessidades e as necessidades da empresa só poderão ser satisfeitas se forem satisfeitas as necessidades daqueles que trabalham para ele. Ele também sabe como atender essas necessidades de forma a beneficiar mutuamente todos os interessados. Uma das funções básicas do administrador é fazer com que as pessoas se sintam vencedoras.
O RECONHECIMENTO COMO MEMBRO DO GRUPO
Todos nós temos necessidades de ser reconhecido como indivíduos. Temos também necessidade de ser reconhecido como integrantes de um grupo. A identificação com o grupo permite que satisfaçamos algumas das nossas necessidades sociais.
O reconhecimento do grupo é importante porque dá ênfase ao trabalho em equipe.
Nem todo mundo tem a capacidade de se destacar individualmente como vencedor. Mas todo mundo pode se destacar contribuindo e fazendo parte de uma equipe vencedora.
O RECONHECIMENTO COMO INDIVÍDUO
Quando reconhecemos as pessoas como indivíduos, satisfazemos algumas das suas necessidades psicológicas.
MANEIRA DE RECONHECER AS PESSOAS
Algumas das perguntas que você deve se fazer ao decidir como reconhecer uma pessoa por um trabalho bem feito:
  • A forma de reconhecimento é adequada à realização?
  • O reconhecimento transmite uma admiração sincera?
  • O reconhecimento recompensa tanto a pessoa como a realização? Reforça o sentido de auto-estima da pessoa?
  • De que maneira o reconhecimento será visto pelos colegas da pessoa? Será igual ao reconhecimento dado aos outros por realizações semelhantes?
Algumas maneiras de reconhecer aqueles que trabalham para você:
ELOGIO
A maioria das pessoas se realiza com o elogio e estão sempre querendo mais
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Permite que a pessoa saiba como você se sente em relação a ela e oferece uma prova permanente do reconhecimento.
PROMOÇÕES
Às vezes, palavras não são suficientes. Quando crescem e progridem as pessoas esperam ser reconhecidas através da promoção a um cargo mais elevado. Uma promoção deve sempre ser concedida em sinal de reconhecimento de um bom trabalho e deve sempre vir acompanhada de um aumento de salário.
MAIOR AUTORIDADE
Uma das melhores maneiras de se reconhecer às pessoas é aumentar a sua autoridade quando apresentam um bom desempenho e utilizam de modo inteligente a autoridade de que desfrutavam anteriormente.
RECONHECIMENTO FINANCEIRO
Os aumentos de salário e as bonificações são duas das formas mais expressivas de se reconhecer as pessoas, embora muitos administradores não as utilizem muito como oportunidades de gerar moral.
SURPRESAS E REGALIAS
Quando reconhece as pessoas surpreendendo-as com atos de consideração, você transmite uma admiração sincera. Uma outra maneira de recompensar as pessoas é conceder-lhes privilégios especiais quando assim o merecem.
TRABALHAR LADO A LADO COM AS PESSOAS
Quando você tira um tempo para ajudar as pessoas que trabalham com você, você lhes dá uma das maiores demonstrações de reconhecimento possíveis. Arregace as mangas e trabalhe junto.
MOLDE O RECONHECIMENTO À PESSOA
O reconhecimento deve sempre ser moldado para a pessoa. O reconhecimento deve sempre estar baseado no que a pessoa tiver feito para merecer. Cuidado para não demonstrar favoritismo.
A IMPORTÂNCIA DO MOMENTO ADEQUADO
As pessoas devem ser reconhecidas com a maior proximidade possível do acontecimento ou da realização. O reconhecimento tardio transmite: "O seu esforço não foi suficientemente importante para merecer a minha atenção imediata."

O PODER ATRAVÉS DA CONFIANÇA
Para conferir empowerment integral às pessoas que trabalham para ele, um administrador precisa criar um ambiente onde exista confiança.
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA
Quando você confia em uma pessoa, permite que ela se sinta segura e aceita. Quando sentem que têm a confiança de seus colegas e superiores, as pessoas têm liberdade de concentrar todos os seus esforços no trabalho, em vez de se preocuparem em justificar seus atos. Os administradores que são basicamente desconfiados, normalmente fazem julgamentos precipitados baseando-se nas aparências, e as pessoas que trabalham para eles desperdiçam muito tempo e energia manipulando aparências. Eles, constantemente, procuram despistar os problemas, que muitas vezes, não passam de percepções equivocadas do administrador.
As maiorias das pessoas possuem capacidade e boa visão, porém em virtude de acontecimentos anteriores, vivem a mercê de dúvidas e ansiedade.
Um administrador que dia: "Está bem. Acredito que você é capaz. Confio em você" Dá à pessoa a coragem e a confiança de que ela necessita para assumir riscos.
TIPOS DE CONFIANÇA EXISTEM BASICAMENTE DOIS TIPOS DE CONFIANÇA
  • Confiança no caráter e na integridade da pessoa
  • Confiança na capacidade da pessoa
Muitas vezes, a pessoa pode desfrutar de uma alta integridade, mas a sua capacidade não estar à altura de sua personalidade, ou ao contrário, uma pessoa que possui plena capacidade de desempenhar a função, mas seus motivos e desejos, que podem não ser muito saudáveis, evitarão que utilize o seu talento com inteligência.
Normalmente, o primeiro caso é mais fácil de se lidar, já que é mais viável dar à pessoa uma nova aptidão, do que modificar sua personalidade.
CONFIANÇA CEGA VERSUS CONFIANÇA CONQUISTADA
Confiança é algo que precisa ser conquistado pelas pessoas que trabalham para você e elas precisam entender isso. A confiança cresce à medida que as pessoas têm a oportunidade de se conhecer melhor. Para que a confiança cresça, entretanto, precisa haver um alicerce. E esse alicerce é a convicção de que a maioria das pessoas é basicamente boa, de que realmente deseja fazer um bom trabalho.
FORMAS DE DEMONSTRAR CONFIANÇA
  • Delegue tarefas importantes: o tamanho e a importância que você delega às pessoas será a medida do grau de confiança que você tem nelas. O crescimento se dá melhor em um ambiente de confiança.
  • Delegue autoridade: à medida que delegar tarefas cada vez mais difíceis às pessoas, você deverá aumentar os seus níveis de autoridade, o que será mais uma demonstração de confiança.
  • Dê liberdade às pessoas: designe tarefas, estabeleça os padrões, solicite atualizações periódicas sobre a sua evolução, mas deixe-as em paz.
  • Dê as pessoas o benefício da dúvida: Ao fazer o melhor julgamento das pessoas e das situações, ficará surpreso com as vezes em que a realidade corresponderá às suas expectativas.
  • Permitam que as pessoas interajam com superiores hierárquicos: Ao permitir que as pessoas interajam com a "cúpula", você estará lhes dando um dos maiores votos de confiança, já que a pessoa segura assume riscos, sabendo que o bom desempenho da sua equipe ofuscará qualquer errinho cometido por alguns de seus colaboradores.
O QUE FAZER QUANDO A CONFIANÇA É VIOLADA
A primeira coisa a fazer é identificar se foi um erro inocente, ou um erro cometido por motivos escusos.
No primeiro caso, tente explicar à pessoa que ela cometeu um erro, perguntando por que ela procedeu daquela maneira, explicando as consequências do seu erro e verificando se ela poderia ter agido de forma diferente; além disso, deixe-a saber que você sabe que ela agiu com boas intenções, e fale o que você acha do erro.
No segundo caso, a solução é um pouco mais complexa, visto que à integridade de pessoas está em jogo, neste caso, você deve perguntar à pessoa se ela percebe o erro que cometeu, perguntando-lhe por que ela agiu daquela maneira e se ela compreende as consequências do seu erro; deixe-a saber sua opinião sobre o erro e
diga que espera que ela aja de outra maneira no futuro, deixa-a saber que você confia nela, porém se o erro estiver se repetindo, diga-lhe que outras providências podem ser tomadas.

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