23/03/2011

Glossário de Marketing



Analise (PFDA)
 – Avaliação sistemática dos pontos fortes e fracos internos de uma empresa e de oportunidade e ameaças externas.
Dumping – Prática de estabelecer o preço para um produto abaixo de seus custos ou abaixo do nível vigente no mercado.
Just-in-Time (JIT) – Sistema em que se mantém pouco estoque e exige-se que os fornecedores supram a quantidade necessária de acordo com um cronograma preciso.
Markup – Acrescentar uma porcentagem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço ou venda.
Usenet – A rede de endereço da internet para correio eletrônico.
World Wibe Web – Um sistema permite que os usuários recebam textos, imagens gráficas, vídeos e som clicando em determinadas palavras ou imagens.
Benchmarking – identificação de organização que se destacam na execução de uma função e uso de suas práticas como referencia para melhorias.
Analise do Portofolio – Ferramentas por meio da qual a empresa identifica e avalia os seus vários negócios.
Baby Boom – O grande crescimento da taxa anual de natalidade que se seguia a segunda guerra mundial e durou até o inicio dos anos 60. O baby boomers, a gora na meia idade, é um dos principais alvos dos profissionais de marketing.
Demarketing – Tipo de marketing cujo objetivo é a redução temporária ou permanente de mando – o objetivo não é destruir a demanda, e sim reduzi-la ou desvia-la.
Joint Venture – entrada em mercado estrangeiro formando uma sociedade com empresas locais para produzir ou vender produtos ou serviços.
Affinity Marketing - Marketing por afinidade usa recursos como promoções por e-mail, banners e mídia offline para chegar aos consumidores de produtos relacionados com os que deseja vender. Por exemplo, oferecer monitores de vídeo especiais a quem comprou software de ilustração.
Back-end - Todas as atividades de uma operação de Marketing Direto após uma peça/campanha ser veiculada. O desempenho de back-end significa o comportamento de compra, medido pela conversão de respostas recebidas em vendas reais .
Viral Marketing - Qualquer propaganda que se espalha sozinha, como um vírus. Quando o usuário do Hotmail envia um e-mail, está enviando junto uma propaganda do serviço.
Targeted Marketing - Quando banners ou promoções são focadas em função da análise do público, procurando uma faixa específica do mercado. Refere-se a ações buscando públicos segmentados.
Gimmick - Um artifício, usado em mala direta, ou em promoção de produtos via Marketing Direto, para induzir o cliente a fazer o pedido. Pode ser a inclusão de um brinde já na mala direta, tal como uma caneta para facilitar a resposta, ou qualquer outro artifício gerador de impacto com o objetivo de aumentar o retorno.
Opt in/Opt out - É uma promoção de marketing baseada em e-mail que dá ao consumidor a oportunidade de "opt in" (agir para participar da promoção) ou "opt out" (agir para não participar da promoção).
Deadline - Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.
Heavy-user - Consumidor de alta freqüência/volume de um determinado produto.
Lead - Nomes e endereços de pessoas (prospects) que responderam a uma ação de resposta direta, indicando interesse em uma determinada oferta que pode conduzir à futura venda direta de um produto ou à visita de vendedor.
Lifetime Value - É o lucro estimado que um cliente pode gerar para a empresa ao longo da sua vida útil, trazido para o momento.
Knowledge Management (KM) (Gerenciamento do conhecimento). - Processo de obter, gerenciar e compartilhar a experiência e especialização dos funcionários.

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