23/03/2011

Cuidados na aquisição de um imóvel em construção.


...............Em primeiro lugar você deve verificar o contrato que será assinado com a construtora, veja detalhes que são delineados nas clausulas, leia e releia várias vezes, tire suas dúvidas, exija alterações se verificar clausulas “leoninas”( clausulas que incluem obrigações exageradas de sua parte), sempre que possível leve a um advogado amigo ou um profissional de confiança que entenda de leis de direito imobiliário, código Civil e de direitos do consumidor, tente também contato com o PROCON de sua cidade se achar necessário.

...............Com relação ao contrato fique bem atento quando o assunto for prestações, veja qual o sistema de correção das mesmas, desconfie se lhe disserem que não haverá correções, e se for prometido que as prestações serão decrescentes identifique no contrato esta informação.

...............Caso hajam reajustes converse com o profissional que esta lhe atendendo e obtenha o máximo de explicações sobre o método de reajuste, e não se esqueça nunca de verificar se isto fica bem claro no contrato que você fará com a construtora, leia tudo meticulosamente.

...............Nos casos em que o imóvel for financiado pelo sistema financeiro de habitação verifique a indicação do índice de correção no contrato, ligue para o banco responsável pelo crédito habitacional ou empréstimo e obtenha mais detalhes da operação.

..............Toda construção deve ter um memorial descritivo registrado em cartório de registro de imóveis, basta solicitá-lo ao construtor, peça o número e o cartório em que foi registrado e depois cheque isto junto do referido cartório.

...............Com relação a construtora é imprescindível que você cheque alguns detalhes a seguir:

-Veja se existe algum problema com o CGC da empresa, peça este número de CGC e pesquise em sites de tribunais se existe algum processo envolvendo a empresa. Faça uma pesquisa de mercado em órgãos públicos, repartições, prefeitura, internet e etc., tente obter a maior segurança possível para realizar a compra de seu imóvel.

- Veja como andam as finanças da construtora se ela lhe parece estável, se tem títulos protestados, suas instalações sua apresentação, isto pode ser um indicador de sua capacidade operacional.
-Sempre que possível, aproveite para conversar com outras pessoas que já adquiriram imóveis com esta construtora, veja os imóveis entregues por ela e confira o nível de satisfação de quem já possui unidades por ela vendidas, fale com os síndicos responsáveis por empreendimentos já concluídos desta construtora, veja o que eles tem a declarar sobre as condições de infra-estrutura do empreendimento.

.................Depois que decidir comprar, faça visitas regulares ao empreendimento e observe se o cronograma de construção esta indo conforme o planejado.

.................Exija também que tudo o que for prometido como promoção, adicionais , brindes, ofertas acabamentos especiais e promessas de mudanças na planta, fiquem registrados no contrato ou em aditivos, guarde também folders e panfletos para que sejam comparados com o que você terá que recebar na entrega das chaves.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog