02/03/2011

Texto motivacional – A diferença entre competir e concorrer


Há uma grande diferença entre competir e concorrer. E,por contraditório que isso possa parecer, o desejo de ser um profissionalcompetitivo pode limitar a sua carreira.
Competir é lutar para ser melhor que o outro. É acreditar que só um pode vencer, apenas um ter sucesso – aquele que estiver mais bem preparado.
Assim, enquanto você se deixar conduzir pela necessidade de competir, sua tendência será fazer o que todo mundo faz para atingir determinado resultado. Se os seus competidores fizerem cursos, leituras, treinamentos, você se sentirá na obrigação de fazê-los também, afinal, não quer ficar em situação de desvantagem. O problema é que, nessa ânsia de fazer o que todos estão fazendo, pode acabar seguindo uma estratégia de carreira que nada tem haver com você. É a tal história: quando competimos, olhamos tanto para o outro que passamos a adotar um diferencial externo, quando, na realidade, é o interno que devemos ter: o dos nossos talentos e diferencias.
Já concorrer é correr com, correr junto. É ter a consciência de que cada profissional é único em suas habilidades, potenciais, pontos fortes e fracos. Assim como cada um é único, sua trajetória de desenvolvimento também o é, bem como seu momento, suas necessidades e sua carreira.
A idéia de competir só fará você se comparar aos outros constantemente e pode limitá-lo, já que a medida de crescimento que busca está sempre no outro. Se, em vez disso, concorrer -correr junto -, entenderá que cada um tem o seu caminho, suas oportunidades e seus resultados. Quando a gente “corre junto”, não precisa ficar se comparando com os outros o tempo todo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog