23/03/2011

Quais ferramentas você deve ter para ser um bom corretor?



-A primeira delas é a AGENDA ( com todos os dias do ano dividida em meses e com espaço para anotações em cada um deles), use-a de maneira sistemática, anote absolutamente tudo que ocorre no dia a dia do corretor, ligações recebidas, ligações efetuadas com pedidos feitos, histórico de atendimento, o que o cliente quer , o que o cliente deseja, detalhes, dicas, informações técnicas e etc.

-Cartão de visita, com seu nome ou de sua empresa , numero do CRECI, telefone e endereço entre outras informações que julgue ùteis.

-Tenha sempre em mãos uma calculadora.

-Hoje em dia é essencial ter o seu próprio celular.

-Tente conseguir um computador ou um Lap top( computador portátil), se puder iniciar a profissão com um deles seria muito bom, caso contrário , tente se programar para quando as coisas começarem a dar retorno você comprar um. Ele serve para organizar e arquivar tudo que desejar, serve como conexão a internet, fonte de estudo. Em um computador você pode mostrar fotos de seus produtos, pode ver material de divulgação de seus parceiros e de sua empresa, você também fará muito bom uso desta ferramenta se utilizá-la para elaboração de contratos , minutas, esboços e documentos em geral relacionados aos seus negócios do dia a dia.

-Ter acesso a internet e saber usá-la, se for autônomo tentar habilitar uma internet em seu ambiente de trabalho, caso esteja em uma empresa procurar estar sempre conectado a ela e absorvendo as informações dos produtos , e da concorrência.

-Capacidade de deslocamento ágil, você deve conseguir atender o cliente com a maior brevidade possível, portanto o seu meio de transporte pode ser peça fundamental, tente ter um veiculo próprio, isto lhe facilitará no dia a dia, mas não desanime se não tiver, pois muitos corretores começaram sem veículos e depois com as primeiras vendas adiquirirem um.

-Pasta de trabalho, crie uma pasta que possa abrigar o essencial do seu dia a dia, mesmo que não sejam utilizadas sempre. Nela poderão ser incluídos, contratos modelos, folders de lançamentos, descrições de sua empresa, canetas, máquinas fotográficas, cartões, calculadoras, agenda,carregadores de celular contatos e etc.
Outras ferramentas são mais específicas para a realização das vendas, quais sejam: 
Faixas de “VENDO” para afixar em imóveis.
Material para fixá-las, martelo, alicate, arame ou cordas.
Máquina fotográfica digital.

- Aconselha-se que sempre esteja com você alguns modelos de documentos de trabalho, tenha sempre em mãos pelo menos os seguintes documentos;“Relatório de visitas”, “Contrato de exclusividade de vendas”. 
-Aprenda a usar os documentos de trabalho de um corretor.
No exercício da profissão você deverá aprender a usar os documentos típicos da profissão de corretor de imóveis, quase tudo que acontece em nossa profissão existe um documento correspondente para lhe dar sustentação e garantir que seus ganhos não sejam perdidos. Para isto você deve se munir de documentos.

-Os documentos sugeridos como imprescindíveis tem o seguinte significado:

Contrato autorização de venda com exclusividade ( ou sem exclusividade) - estabelece que o imóvel tem autorização para ser vendido por você com exclusividade( ou sem exclusividade) e descreve o preço, endereço do imóvel, dados do proprietário e comissão, isto lhe servirá para assegurar seu vínculo com o cliente e lhe garantir o recebimento de comissão.

Relatório de visitas- é um documento bem simples , e serve para anotar o nome do cliente que você levou para ver o imóvel, assegurando o seu direito a comissão se este se interessar em adquirir o imóvel.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog