23/03/2011

Glossário de Administração de Empresas



Administração
 é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
Administrador é o responsável pelo desempenho de uma ou mais pessoas no trabalho.
Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para atingir objetivos organizacionais.
Administração participativa - A administração participativa consiste em envolver os trabalhadores nas decisões que afetam seu trabalho.
Administração por objetivos - Processo de administração em que os membros da organização se auto-controlam através de objetivos próprios, determinados num processo interativo, no qual gerentes e subordinados comunicam e ajustam seus objetivos entre si.
Adhocracia – é uma estrutura organizacional que enfatiza a tomada de decisão descentralizada, extrema especialização horizontal, poucos níveis administrativos, ausência virtual de controles formais e poucas regras, políticas e procedimentos escritos.
Atitude significa o comportamento frente às situações, o estilo pessoal e a determinação de fazer as coisas acontecerem.
Behaviorismo - doutrina psicológica que estuda apenas o comportamento exterior das pessoas e outros organismos, rejeitando o uso de métodos introspectivos ou holísticos.
Benchmarking - pesquisa de referências de excelência; copiar o que deu certo.
Brainstorming - técnica de criatividade utilizada com maior número de idéias possíveis no tempo mais rápido, criando soluções para determinados problemas.
Cargo – é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva.
Cadeia escalar – é o mesmo que cadeia de comando.
Cadeia de comando – é a linha de autoridade que interliga as posições da organização e específica quem se subordina a quem.
Certificação - Verificação, efetuada e atestada por uma entidade com credibilidade pública, de que uma organização ou produto atende a um conjunto bem definido de requisitos.
Centralização – significa a concentração do processo decisorial na cúpula da organização.
Competência - Requisitos pessoais necessários para a execução de um trabalho, incluindo conhecimentos, habilidades e predisposições emocionais.
Conhecimento significa o acervo de informações, teorias, conceitos, idéias, experiências e aprendizagem a respeito da área de atuação.
Controle é a função administrativa que monitora as atividades a fim de manter a organização no caminho para o alcance dos objetivos, permitindo as correções necessárias.
Ciclo motivacional – é o processo de surgimento e tentativa de satisfação de uma necessidade humana. O organismo permanece em estado de equilíbrio, que se rompe quando surge uma necessidade, que provoca um estado de tensão e desequilíbrio, que conduz a um comportamento ou ação no sentido de satisfazer a necessidade, a qual, se satisfeita, libera a tensão e retorna ao equilíbrio anterior. A satisfação pode ser impedida por alguma barreira, mantendo o estado de tensão ou pode ser compensada pela satisfação de outra necessidade.
Delegar – é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores da hierarquia.
Departamentalização – é o nome dado à especialização horizontal na organização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. É decorrente da divisão do trabalho e a homogeneização das atividades.
Descentralização – significa a dispersão do processo decisorial para a base da organização.
Desempenho é a capacidade de uma organização de atingir seus objetivos pelo uso eficiente e eficaz de seus recursos.
Direção é a função administrativa que utiliza a influência para ativar e motivar as pessoas no sentido de alcançar objetivos organizacionais.
Diretrizes - conjuntos de metas e meios a serem usados para alcançá-las.
Divisão do trabalho – significa distribuição de tarefas entre os indivíduos ou grupos sociais, de acordo com a posição que cada um deles ocupa na estrutura social e nas relações de propriedade. Cada pessoa ou grupo torna-se um especialista para realizar um tipo específico de atividade.
Downsizing - ‘‘encolhimento’’, redução das atividades de uma empresa ou operação; redução de escala operacional ou administrativa, geralmente associada à reengenharia e novas tecnologias.
Endomarketing - a filosofia do marketing aplicada dentro da organização, recursos humanos e marketing de mãos dadas, o marketing voltado para dentro
Empowerment – Energização/envolvimento - Processo de estimular empregados a tomarem iniciativas que beneficiem a organização. Inicialmente é preciso que as pessoas compreendam e estejam de acordo com os objetivos a serem buscados, para então serem encorajados a buscar a melhor maneira de concretizá-los.
Eficácia significa atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é aquele que resulta proveitoso e bem-sucedido.
Eficiência significa fazer as coisas bem e corretamente. O trabalho eficiente é um trabalho bem-executado.
Empreendedor é a pessoa que tem a coragem de assumir riscos para aproveitar oportunidades em situações onde outras pessoas veriam problemas ou ameaças.
Ênfase na estrutura é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que cuidam da configuração e estruturação das organizações, como no caso da Teoria Clássica e Teoria da Burocracia.
Ênfase nas pessoas é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações, como no caso da Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental.
Ênfase nas tarefas é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científica.
Ênfase na tecnologia é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional, como no caso da Teoria da Contingência.
Ênfase no ambiente é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo, como no caso da Teoria de Sistemas e Teoria da Contingência.
Estratégia – significa a mobilização de todos os recursos da organização em âmbito global, visando atingir objetivos globais a longo prazo. Uma estratégia define um conjunto de táticas.
Estrutura organizacional - numa organização formal, estrutura hierárquica da autoridade, geralmente expressa na forma de um organograma.
Executivo é o administrador situado no nível institucional da organização. Pode ser um diretor ou um gerente.
Equipes auto-gerenciadas - equipes auto-gerenciadas são grupos de trabalhadores aos quais é delegada autoridade para determinarem por si mesmos a melhor maneira de fazer suas atividades, estabelecendo objetivos, resolvendo problemas e tomando decisões em grupo. . As equipes auto-gerenciadas assumem as funções normalmente desempenhadas por chefes e supervisores, permitindo portanto reduzir o número de níveis hierárquicos e acelerar as respostas da organização às solicitações externas.
Equipes inter-funcionais - equipes inter-funcionais são compostas de pessoas de departamentos diferentes ou pessoas de um departamento com especializações e funções diferentes. São formadas para resolver problemas interdepartamentais ou interdisciplinares, geralmente relacionados a processos de negócios (reengenharia ou benchmarking), desenvolvimento de produtos ou necessidades dos clientes.
Fatores higiênicos – são as variáveis ambientais que envolvem o ambiente de trabalho e que influenciam o grau de satisfação das pessoas. São também chamados fatores insatisfacientes.
Fatores motivacionais – são as variáveis intrínsecas ao trabalho ou à tarefa e que influenciam o grau de satisfação das pessoas no trabalho. São também chamados fatores satisfacientes.
Feedback – ou realimentação – ou alimentação de retorno – é a função do sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido a fim de manter o funcionamento do sistema dentro daquele critério padrão (retorno).
Fluxograma - diagrama que descreve a seqüência de passos de um processo.
Gestão - atividade que visa estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca dos propósitos e metas da organização. (= Gerência, Administração).
Gestão do conhecimento – é o processo sistemático de buscar, selecionar, organizar e apresentar informação no intuito de melhorar a compreensão de um empregado em uma área específica de interesse.
Gestão da qualidade - parte das atividades de gestão que tem por objetivo atingir os objetivos de qualidade (política de qualidade) de uma organização.
Gestão da qualidade total - doutrina de administração segundo a qual o desempenho e saúde da organização dependem da qualidade dos produtos e serviços -aferida pela satisfação do cliente - que deve ser perseguida com a participação de todos os empregados, visando o sucesso a longo prazo e trazendo benefícios para todos os colaboradores da organização e para a sociedade como um todo.
Globalização significa a internacionalização dos negócios e do sistema produtivo e financeiro, fazendo com que o ambiente organizacional se torne imenso, complexo, mutável e incerto.
Grupos informais – são os grupos espontâneos de pessoas que formam a organização informal.
Grupos sociais – são conjuntos de pessoas que interagem entre si através de padrões de relacionamento.
Habilidade é a capacidade de transformar o conhecimento em ação, o que resulta em um desempenho desejado.
Habilidades conceituais envolvem o uso de idéias, conceitos, teorias e abstrações.
Habilidades humanas estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade no relacionamento interpessoal e grupal.
Habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas específicas relacionados com o trabalho.
Histograma - gráfico mostrando o número de ocorrências dentro de uma população ordenada segundo uma característica mensurável. Por exemplo, número de ataques cardíacos por idade.
Holismo - doutrina segundo a qual as coisas precisam ser entendidas em sua totalidade, rejeitando portanto os métodos analíticos.
ISO 9000 -  é o conjunto de padrões de qualidade estabelecido pela Comunidade Européia. O Brasil é representado na ISO pela ABNT.
Just-In-Time (JIT) - Sistema de gerenciamento de suprimentos que evita a formação de estoques, garantindo que o material certo chegue na hora certa e no lugar correto, na quantidade exata e com a QUALIDADE requerida.
Kaizen :. Programa de melhoria de processos, envolvendo melhoria da qualidade e participação dos trabalhadores, melhoria da qualidade. Baseia-se no fato de que nada está bom, apenas ficou melhor. Muitos estudiosos afirmam que nisto reside à razão do sucesso japonês.
Kanban: Técnica de programação de produção, de origem japonesa, onde os próprios operadores controlam as necessidades de produção e prioridades através de um quadro com cartões ou fichas.
Know How - acerto de conhecimentos, experiências acumuladas, conjunto de habilidades.
Legitimidade – é a capacidade de justificar legalmente ou explicar racionalmente o exercício do poder.
Linha – significa a autoridade de comando e de ação que decorre da posição hierárquica ocupada.
Meritocracia – ênfase dada ao mérito e competência técnica das pessoas. Daí, a exigência de títulos, de concursos e provas de avaliação para comprovação do mérito pessoal.
Metas - situações previstas no planejamento da organização como etapas na busca de objetivos mais amplos. Servem para orientar esforços e para aferir o progresso em relação aos objetivos finais.
Método – é a maneira de se fazer alguma coisa para obter um determinado resultado.
Missão - declaração sintética da ação a ser desempenhada por uma organização, elaborada para orientar as deliberações de seus colaboradores.
Motivação - causa suposta de um comportamento, não diretamente associado a um estímulo.
Nível institucional é o nível administrativo mais elevado e aberto da organização, pelo fato de interagir com o ambiente externo.
Nível intermediário é o nível administrativo que serve de ligação entre o nível institucional e o nível operacional. É geralmente ocupado por gerentes.
Nível operacional é o nível administrativo mais baixo da organização e que cuida da execução das tarefas e atividades cotidianas.
Objetivo - resultado a ser obtido por uma organização, caracterizado por eventos que devem ocorrer e índices numéricos a serem atingidos.
Organização - Instituição pública ou privada, empresa ou associação, ou parte das mesmas, que possui uma estrutura funcional e administrativa.
Organização formal – é o nome dado à organização oficialmente adotada pela empresa e retratada pelo organograma.
Organização informal – é o conjunto de grupos espontâneos que existe em toda organização e que condiciona fortemente o comportamento de seus membros.
Organizações não-governamentais (ONGs): são aquelas destinadas a um serviço social independentemente de recursos do governo.
Organizações não-lucrativas são organizações que não perseguem objetivos de lucro.
Outsoursing – o mesmo que terceirização.
Output – ou saída - ou resultado – é a conseqüência do funcionamento do sistema.
Padrão – é uma unidade de medida adotada e aceita comumente com critério.
Padronização – é a aplicação de padrões em uma organização para obter uniformidade e redução de custos.
PDCA - Ciclo de gerenciamento com quatro etapas: planejar (Plan), executar (Do), Verificar (Check), Atuar (Act). Concebido por Shewhart e Deming, popularizou-se com a gestão da qualidade total.
Planejamento - Processo de determinação dos objetivos, metas e diretrizes de uma organização.
Política organizacional - A política organizacional compreende as ações empreendidas numa organização, visando adquirir, desenvolver e aplicar poder e outros recursos, de modo a influir sobre escolhas ou favorecer interesses de pessoas ou grupos, em situações de conflito e incerteza.
Perspectiva significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação, de transformar a teoria em prática e de resolver problemas.
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los.
Princípio da unidade de comando – estabelece que cada pessoa tem um chefe e apenas um chefe.
Processo é uma seqüência ou sucessão de etapas de um trabalho.
Processo administrativo é o conjunto da seqüência das funções administrativas, como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Produtividade - relação entre os resultados de um processo organizacional e os recursos consumidos para produzi-los.
Programação linear – é um método científico para tomada de decisões, que visa encontrar soluções ou alcance de objetivos que otimizem os resultados alcançados e minimizem os custos decorrentes. Ex. ajudar a entender qual a melhor ordem de produção, programação de funcionários em turno, planejamento financeiro á curto prazo, problemas de estoque, etc..
Recursos organizacionais são os meios de que uma organização dispõe para poder funcionar e operar adequadamente.
Reengenharia - é a reformulação fundamental e a reestruturação radical de processos de negócios, para conseguir melhorias dramáticas nos indicadores atuais de desempenho, tais como custo, qualidade, serviço e rapidez.
Staff - Assessoria – significa a propriedade de prestar consulta, consultoria, recomendação, sugestão, conselhos ou prestar serviços especializados.
Sinergia – quando as partes integradas de um sistema produzem um resultado maior do que a soma de seus resultados particulares. É o efeito multiplicador em que 2+2 é maior do que 5.
Tarefa – é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização.
Tática – significa uma mobilização de recursos específicos da organização, em âmbito departamental, visando atingir objetivos de médio prazo. Uma tática define um conjunto de operações.
Tecnologia da Informação (TI) – são processos, práticas ou sistemas que facilitam o processamento e transporte de dados e informações.
Teoria da Burocracia é a corrente baseada nos trabalhos de Max Weber que descreve as características do modelo burocrático de organização.
Teoria do Caos – salienta que tudo na natureza muda e evolui continuamente; nada no universo é passivo ou estável. Não há equilíbrio, mas mudança. O caos é uma ordem mascarada de aleatoriedade.
Teoria Clássica é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.
Teoria Comportamental é a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Teoria da Complexidade – é o estágio da ciência atual que abandona o determinismo e aceita o indeterminismo e a incerteza; abandona a idéia da simplicidade dos fenômenos da natureza e abraça a complexidade; abandona o ideal de objetividade como forma de conhecimento, assumindo a subjetividade, como condição humana. A complexidade significa a impossibilidade de se chegar a qualquer conhecimento completo.
Teoria da Contingência é a corrente mais recente que parte do principio de que a Administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
Teoria das Decisões – baseia-se na idéia de que todas as pessoas agem somente em termos de como percebem a situação onde se encontram.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) – é a abordagem baseada nas ciências comportamentais em um esforço conjugado para melhorar a capacidade de uma organização confrontar-se com o ambiente externo e incrementar sua capacidade de resolver problemas. Utiliza técnicas e modelos de mudança organizacional planejada.
Teoria Estruturalista é a corrente baseada na sociologia organizacional que procura consolidar e expandir os horizontes da Administração.
Teoria do Equilíbrio Organizacional – é a teoria que sustenta que as organizações somente alcançam um estado de equilíbrio quando incentivos e alicientes às pessoas provocam um retorno igual ou maior de contribuições dos participantes.
Teoria das Filas – é a técnica que visa à otimização de arranjos em situações de aglomeração de espera, onde haja gargalos ou restrições que bloqueiem o processo produtivo.
Teoria Geral da Administração é o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e idéias a respeito da Administração como ciência, técnica ou arte.
Teoria dos Jogos – é a técnica utilizada para solução de conflitos, onde haja oposição de forças ou interesses oponentes, em que um jogador ganha e outro perde. É a aplicação da lógica matemática ao processo de tomada de decisões nos jogos e, por extensão, nas organizações, na economia, na política e na guerra, ou seja, nas situações caracterizadas por conflito de interesses, acaso e informações incompletas.
Teoria Neoclássica é a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.
Teoria Matemática – é a corrente administrativa que utiliza a matemática na análise dos princípios e problemas organizacionais. Os autores expressam matematicamente questões teóricas tradicionais da administração.
Teoria das Relações Humanas – é a corrente iniciada com a Experiência de Hawthorne e que combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.
Teoria da Restrições – é uma técnica derivada da Teoria da Filas e que visa diagnosticar e localizar pontos de espera e de estrangulamento que constituem os gargalos que devem ser eliminados.
Teoria de Sistemas é a corrente que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
Teorias Situacionais de Liderança – são as teorias que mostram que o padrão de liderança deve ajustar-se a cada situação específica.
Teoria X – representa o conjunto de pressuposições negativas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessário para elas.
Teoria Y – representa o conjunto de pressuposições positivas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessário para elas.
Terceirização – quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. Significa uma transformação de custos fixos em custo variáveis e uma simplificação da estrutura e do processo decisorial da organização.
Turnover - rotação de pessoal.

Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto., Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DRUCKER, P. F., O Melhor de Peter Drucker – A Administração. São Paulo: Nobel, 2001.
DRUCKER, P., Eccles, R., etc., Medindo o Desempenho Empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2000. (coletânea de artigos sobre desempenho relacionado a estratégia).

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