07/11/2011

Reengenharia de Acordo com as Normas da ABNT

1. INTRODUÇÃO
Chegou a hora de se aposentarem antigos princípios e de se adotar um novo conjunto.
A alternativa é as empresas fecharem as portas e encerrarem as atividades.
A escolha é assim simples e direta. Os empresários, executivos e gerentes criaram e conduziram empresas que, por mais de cem anos, atenderam a demanda crescente por produtos e serviços do mercado de massa. Os gerentes e as empresas por eles geridas fixaram o padrão de desempenho para o resto do mundo empresarial. Infelizmente, esse não é mais o caso.
Descreveremos então a reengenharia, um modelo empresarial conceitualmente novo e um conjunto de técnicas associadas, que os executivos e gerentes terão de usar para reinventar as suas empresas afim de concorrerem em um novo mundo.

2. CONCEITUAÇÃO
reengenharia, propriamente, é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custo, qualidade, atendimento e velocidade. A reengenharia é uma abordagem tipicamente top down, ou seja processo de cima para baixo, começando do alto, por quem tem poder suficiente para tomar decisões necessárias, pois pode deve descer, do nível da aplicação dos executivos da organização até chegar ao chão da fábrica e aí é hora das pessoas entrarem em ação. Essa definição encerra quatro palavras-chave: Fundamental, radical, drástica e processo.

PALAVRA-CHAVE: FUNDAMENTAL
Ao praticarem a reengenharia, os homens de negócio precisam formular as questões mais básicas a respeito de suas empresas e do seu funcionamento: Por que fazemos o que fazemos? E por que o fazemos dessa forma? Essas perguntas fundamentais forçam as pessoas a examinar as regras e suposições tácitas subjacentes à forma como conduzem suas atividades.

PALAVRA-CHAVE: RADICAL
Significa desconsiderar todas as estruturas e os procedimentos existentes e inventar formas completamente novas de realizar o trabalho.

PALAVRA-CHAVE: DRÁSTICA
reengenharia só deve ser aplicada quando houver a necessidade de destruir o que existe. Melhorias marginais exigem o ajuste fino; melhorias drásticas requerem a destruição do antigo e a sua substituição por algo novo.

PALAVRA-CHAVE: PROCESSO
Ainda que seja a palavra mais importante da definição, também é a que trás mais dificuldades para os gerentes das empresas. Grande parte dos homens de negócio não está "orientada para os processos"; eles estão voltados para as tarefas, serviços, pessoas ou estruturas, mas não para processos.
Define-se um processo empresarial como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente.

3. HISTÓRIA
As raízes da reengenharia remontam no século XIX quando Taylor, um americano, resolveu contestar tudo o que via a sua volta. Foi ele quem primeiro estudou a eficiência das operações industriais, seu livro mais conhecido "Princípios da Administração Científica" editado pela primeira vez no início do século até hoje é lido mundialmente.
O criativo Taylor que era engenheiro, trabalhava em uma siderúrgica e ao observar o trabalho dos operários percebeu que eles usavam as mesma pás para manusear o minério de ferro e para carregar vagões de carvão. Como o carvão é dez vezes mais leve, a produtividade era baixíssima, Taylor então concebeu um pá dez vezes maior e com isso aumentou drasticamente a produtividade das operações.
O impacto da produtividade que essa história das pás nos provocou a cem anos atrás é semelhante ao que Michael Hammer, um dos criadores da reengenhariaconseguiu na atualidade aplicando o que a análise e lógica ao melhoramento dos processos.
reengenharia proposta por Hammer, em parceria com James Champy, tinha como ponto central o agrupamento de tarefas especializadas em processos, reunindo um conjunto de atividades capaz de criar valor para o cliente.
A utilização de sistemas informatizados permitiu às empresas descentralizarem as decisões, ganhando agilidade nas vendas, flexibilidade no desenvolvimento de novos produtos e menor quantidade de erros na emissão de faturas.

4.
 REENGENHARIA ENQUANTO UMA PROPOSTA DE MUDANÇA RADICAL
A proposta da reengenharia é vista como radical, devido a implantação de um novo sistema abandonando todos os métodos de trabalho já existentes. Essa mudança radical é movida por uma forte necessidade para conseguir a sobrevivência no mercado.
As empresas constataram que melhorias contínuas apenas não eram suficientes para resolver seus problemas e torná-las competitivas. Tornava-se necessária uma mudança radical, drástica e fundamental nos negócios e nos processos. As empresas tiveram que mudar drasticamente seu modo de funcionar e operar e ao mesmo tempo em que voltaram sua atenção para os clientes. Com acompanhamento dessas mudanças, foi visto que a grandeza das transformações organizacionais e comportamentais tornava-se completamente diferente do que tinha sido até então. Tudo foi inovado, reinventado, partindo do zero. O passado foi simplesmente jogado fora.
A mudança provoca a turbulência e a descontinuidade entre o que era e o que vira ser. A concorrência sempre está modificando e recriando as suas estratégias empresariais e inovando produtos e serviços.
A mudança – apesar de existir a muitos anos – nunca foi bem aceita devido as pessoas tentarem manter e conservar suas posições e status que conseguiram conquistar e reagem a qualquer mudança, isso já havia sido constatado por Maquiavel, não existia nada tão duvidoso e tão perigoso como tentar levar adiante uma nova ordem das coisas. Uma das maiores preocupações é com a capacidade das organizações em responder às mudanças ambientais. Chegou-se à conclusão que uma aceleração no ritmo de mudança resultará em maior necessidade de reorganização. Isso normalmente significa um incômodo, uma ameaça nos direitos adquiridos pelas pessoas dentro da empresa.
O mundo mudou e será mais diferente ainda. O aumento exagerado da competição e os clientes cada vez mais exigentes comparando preço, qualidade e valor constituem os três grandes fatores que estão levando as empresas a optarem por esta mudança radical que as levarão rumo ao sucesso ou ao fracasso. As empresas bem sucedidas são aquelas que estão abertas à mudança, são competitivas e voltadas para o cliente. Mudança, concorrência e atenção voltada ao cliente são oportunidades que podem fazer a grande diferença.

CONCLUSÃO
Reengenharia não é uma opção para as organizações, é um imperativo imposto pela nova base tecnológica. Todas as organizações irão passar por esse processo, de uma forma ou de outro, e podemos prever que muitas ficarão pelo caminho, enquanto outras que trabalharem duro para guiarem a si mesmas serão recompensadas num curto espaço de tempo.
Claro que as grandes mudanças que estão ocorrendo em outras variáveis ambientais influenciam as organizações, como a globalização e o acirramento da competição, o amadurecimento do consumidor, a busca de qualidade e etc. Por outro lado, vale a pena perguntar: até que ponto a transição para a nova base tecnológica é responsável ou não por essas mudanças? Feito isso, é possível ver onde a tecnologia da informação pode ajudar a organização a lidar com essas variáveis ambientais.
O mais importante, porém, é a necessidade de uma nova forma de relacionamento com os empregados e com todos os grupos ligados à organização. São esses grupos que levarão a cabo qualquer projeto de reengenharia (principalmente os empregados) e que devem ser a força criativa que determinará o futuro da organização.
Reengenharia é algo novo da teoria organizacional mas, diferentemente de outras proposições que apareceram, tem por trás de si um conceito sólido que a justifica. Independentemente do nome dado, a Reengenharia requer uma teoria séria que a valorize.

6. ESQUEMA
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REENGENHARIA
Infra-estrutura
  • Normalmente requer um novo design.
  • Vai contra alguns símbolos e valores da cultura existente.
  • Implica criar um comprometimento com a mudança, porém as possibilidades para uma nova cultura deve ser mantidas abertas.
Difusão/Orientação
  • Top-down
Forma de Melhoramento
  • Horizontal (processo) elimina as fronteiras entre funções e entre a empresa e os clientes e fornecedores.
Compromisso e Determinação dos Executivos
Senhores
  • Total e efetiva (pelo menos 50% do tempo).
Impacto Organizacional
  • Muito alto.
Tecnologia
  • Normalmente requer novas tecnologias (principalmente TI – Tecnologia de Informação)
Necessidade de Recursos
  • Elevada, tanto em capital (tecnologia), como em treinamento.
Coordenação
  • Muito alta.
  • Totalmente integrada.
Implementação
  • Elevada dificuldade, requer ações intensa e abrangentes.
  • Coordenação estratégica é crítica.
Resultados
  • Produz resultados radicais, pode levar ao surgimento de novos negócios.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: Revolucionando a Empresa. 22. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. p.22-24.
CHIAVENATO, Idalberto. Manual de Reengenharia. São Paulo: Makron Books,1995. p.14-17.
ABREU, Fábio de Souza. Reengenharia: Em busca de uma teoria. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 56 e 61, set/out. 1994.

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