09/11/2011

Recrutamento e Seleção

PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Cabe ao órgão de linha, órgão este que possui a vaga a ser preenchida, a solicitar através de uma ordem de serviço que pode ser uma requisição de empregado ou requisição de pessoal . Esse documento deve ser assinado pelo responsável pelo setor requeridor.
Os meios de recrutamento é utilizado e influenciado pela organização pois a procura da organização ocasiona diversificadas classes de candidatos se utilizando de técnicas de recrutamento, com a intenção de atrair seus recursos humanos.
Mercado de Recursos Humanos, está constituído de candidatos que estão empregados ou procurando emprego. Os que estão procurando ou querendo mudar de emprego, a empresa interessada pode utilizar-se dos meios de recrutamento externo ocasionado um aumentando de Recursos Humanos, e também utilizar-se do recurso humano existente na sua própria empresa ou recrutamento interno, provocando um remanejamento de funções e atribuições.

RECRUTAMENTO INTERNO
Remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (movimentação diagonal). Para que essa movimentação seja saudável para empresa é necessário que exista uma coordenação e integração do órgão de recrutamento com os outros órgãos da empresa.

Principais Vantagens do Recrutamento Interno
  • É mais econômico para empresa, pois esta não gasta com os trâmites necessários para admissão do novo empregado e também pode usufruir mais do treinamento que foi investido no empregado;
  • É mais rápido, evita o processo de um recrutamento externo, com isso a demora que este processo exige;
  • Apresenta maior índice de validade e de segurança, pois já foi avaliado neste empregado, os fatores: idoneidade, moral e sua integração com o grupo e empresa;
  • Desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal, logo, esse empregado procurará desenvolver-se cada vez mais para que tenha mais possibilidades e condições no cargo almejado também por outros empregados, estes motivados a desenvolver seu trabalho de modo que sobressaem perante seus superiores.
Desvantagens do Recrutamento Interno
  • Também será exigido da empresa que a apresente sempre a seus funcionários, oportunidades e motivações, investir em treinamento dando ao funcionário condições de competir internamente, senão poderá desenvolver o desinteresse dos mesmos, e estes procurarem melhores oportunidades em outras organizações;
  • Poderá criar uma competição negativa entre seus funcionários, provocando ambições, até mesmo em quem não tem condições de ocupar uma cargo acima ou então apatia nestes, que sabem que não terá oportunidade na competição;
  • Este processo de recrutar internamente os funcionários, se mal administrado, pode acarretar, segundo Laurence Peter, a promoção indevida do funcionário e com isso o não desenvolvimento necessário à função causando o desligamento deste à empresa; perdendo assim todo o investimento feito;
  • Provocar em seus funcionários uma falta de criatividade, tornando-os acomodados, sem interessar-se com os acontecimentos em outras organizações;
  • A substituição não poderá ser feita em níveis muito diferentes, para que o funcionário tenha condições de adaptar-se melhor de acordo com a necessidade do cargo.

RECRUTAMENTO EXTERNO
Efetuado em candidatos selecionados de fora da organização, atraídos pelas técnicas de recrutamento, podendo estes serem candidatos reais disponíveis, ou potenciais aplicados em outras empresas, e para isso podem envolver uma ou mais técnicas de recrutamento.
As técnicas de recrutamento, são métodos através dos quais as empresas divulgam a existência de oportunidades de trabalho junto às fontes de recursos humanos; são também chamadas de veículos de recrutamento, pois são fundamentalmente meios de comunicação.
As principais técnicas de recrutamento são as seguintes:
1- Consulta aos arquivos de candidatos
É um método de recrutamento de menor custo, pois são candidatos que se apresentam espontaneamente, apresentando seus curriculum, ou propostas de emprego, a qualquer tempo, mesmo sem que tenha cargos vagos. Esses são arquivados por ordem alfabética, considerando-se o sexo, idade, e outras qualificações.
2- Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa
Também é um sistema de baixo custo, alto rendimento e economia de tempo. Os funcionários são estimulados a apresentarem candidatos, que são normalmente amigos, conhecidos, e essa apresentação reforça a sua auto estima, pois o funcionário sente-se prestigiado, junto à empresa e ao apresentado, e caso seja admitido torna-se o responsável pelo recém - admitido, realçando a organização informal, e colaborando para melhores condições da organização formal.
3- Cartazes ou anúncios na portaria da empresa
Sistema de baixo custo. Por ser um veículo de recrutamento estático, depende da movimentação de pessoas para ir até a empresa, tomando a iniciativa. Depende também da localização da empresa, a visualização fácil dos anúncios, facilidade de acesso etc. Geralmente são oferecidos cargos de baixo nível.
4- Contatos com sindicatos e associações de classe
Não apresenta o mesmo rendimento dos sistemas anteriores, porém tem a vantagem de envolver outras organizações, sem elevar os custos.
5- Contatos com universidades e escolas, agremiações estaduais, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa escola
O sentido é de divulgação de oportunidades oferecidas pela empresa, mesmo que não tenha vagas no momento, pois o importante é a propaganda institucional para estimular a apresentação de candidatos.
6- Conferências e palestras em universidades e escolas
É uma divulgação através de recursos audiovisuais, filmes, slides, discriminando o que é a organização, seus objetivos, estrutura e as oportunidades de trabalho que oferece, no sentido de criar uma situação favorável à empresa.
7. Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado
Feito em cooperação mútua de interempresas, que chegam a formar cooperativas de recrutamento ou órgãos de recrutamento com um potencial bem maior do que se fosse efetuado individualmente.
8. Viagens de recrutamento em outras localidades
Notando-se bastante explorado o mercado de recursos humanos local, a empresa busca recrutamento de candidatos em outras cidades, através de promoções pelo rádio, pela empresa local, para admissão por um período de experiência, tendo o mesmo que se transferir para onde a empresa está sediada mediante uma série de benefícios e garantias.
9. Anúncios em jornais e revistas
É um método capaz de agrupar um ou mais número de candidatos, pois é aplicado para o público em geral. A qualidade dependerá do grau de seletividade que será aplicado.
10. Agências de recrutamento
Várias são as organizações que especializam-se em recrutamento de pessoal, no sentido de atender pequenas, médias ou empresas de grande porte, oferecendo pessoal de alto, médio e baixo níveis, e das mais variadas especializações, com isso oferecem um dos mais caros métodos de recrutamento, que é compensado pelos fatores tempo e rendimento.
OBS: Essas técnicas de recrutamento, na maioria das vezes, são usadas conjuntamente com os fatores custo e tempo, que são essenciais na escolha de qual será o método utilizado para o recrutamento externo. De modo geral, quanto maior a urgência para se admitir um candidato, maior será o custo da técnica a ser aplicada.

Vantagens do Recrutamento Externo
  • Importação de novas idéias, diferentes abordagens dos problemas internos, revisão na maneira pelo qual os assuntos são conduzidos na empresa.
  • Mantém-se atualizada com o ambiente externo e com o que ocorre em outras empresas.
  • Renova e enriquece os recursos humanos da organização, buscando pessoas com o mesmo gabarito, ou melhor do que já existe na empresa.
  • Aproveita os investimentos em preparação e desenvolvimento pessoal, efetuados por outras empresas, ou pelos próprios candidatos.
  • Significa dizer que a empresa usufrui de imediato, o retorno de investimentos já efetuados pelos outros, está evitando custos adicionais de treinamento, pagando salários melhores, mais elevados.
Desvantagens do Recrutamento Externo
  • Geralmente é mais demorado do que o recrutamento interno, pois envolve a escolha de uma técnica adequada à apresentação de candidatos, recepção triagem inicial, exames, documentações e quanto mais elevado o nível do cargo, maior será o período de recrutamento, obrigando a empresa a uma antecipação maior na requisição de empregados, afim de não pressionar o órgão de recrutamento devido aos fatores tempo e urgência.
  • É mais caro, exige despesas imediatas com todo o processo de recrutamento, como: anúncios, jornais, honorários da equipe de recrutamento etc.
  • Oferece certa insegurança, devido ao desconhecido, os candidatos provém de outras origens, e trajetórias profissionais que embora passem por uma triagem, a empresa não tem condições de confirmar com exatidão a sua capacidade profissional.
  • Quando monopolizada as vagas para o recrutamento externo, os funcionários passam a visualizar barreiras para o seu crescimento profissional e pode haver desestímulo do quadro.
  • Afeta a política de salários, influenciando as faixas salariais internas, principalmente quando a oferta e procura de Recursos Humanos estão em desequilíbrio.

RECRUTAMENTO MISTO
É uma solução formada a partir de diversos gêneros ou opiniões com a liberdade de escolher o que julgar melhor, abordando tanto as fontes internas e/ou externas dos Recursos Humanos para o recrutamento.
Pode ser adotada em três alternativas de sistema:
a) Recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso não tenha conseguido resultados desejáveis. Nesse caso a empresa está necessitando de pessoal já treinado, qualificado, então ela importa do mercado externo. Não encontrando candidatos à altura, busca em seu próprio pessoal, não considerando de imediato, as exigências quanto às qualificações necessárias.
b) Recrutamento interno, seguido de recrutamento externo. A empresa inicialmente dá oportunidades do pessoal interno, não havendo candidatos à altura, parte em busca do recrutamento externo.
c) Recrutamento externo e recrutamento interno simultaneamente, ou seja, a empresa preocupa-se em primeiro lugar no preenchimento da vaga existente, seja através de importação de pessoal ou do aproveitamento de recursos humanos já existentes, porém para uma boa política de pessoal, geralmente há preferência aos candidatos internos sobre os externos no caso de igualdade de condições. Com isto a empresa cria uma forma sadia de competição profissional, dando oportunidades a seu pessoal, e a chance de ingresso ao emprego a vários candidatos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog