09/11/2011

Recrutamento e Seleção(PESQUISA INTERNA e EXTERNA)

PESQUISA INTERNA
É uma sondagem das necessidades da organização em relação às suas carências de RH , a curto, médio e longo prazo. Continuamente a empresa deve realizar esse levantamento interno, buscando retratar suas necessidades de pessoal , inclusive o perfil e as características dos novos participantes, a fim de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais futuros. Esse planejamento é elaborado por pessoas qualificadas da área de RH mediante critérios de racionalidade estritamente técnicas e de abordagem meramente quantitativas.
São várias os modelos de planejamento de pessoal , alguns são genéricos e abrangem toda a organização enquanto outros são específicos para determinados setores.
1) Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço
Este modelo utiliza previsões de dados históricos e está voltado basicamente para atividade operacional da organização , ou seja , a necessidade de pessoal é uma variável dependente da procura estimada do produto e / ou serviço.
2) Modelo baseado em segmentos de cargos
Este modelo também focaliza o nível operacional da organização, normalmente usada por empresas de grande porte consiste em:
a) Para cada situação como exemplo nível de venda , volume de produção e plano de expansão deve-se enviar uma estratégia para cada área observando as variações que poderão ofertar proporcionalmente a necessidade de aumento de pessoal.
b) Estabelecer a capacidade de produção de uma empresa hoje e futuramente.
c) Determinar a capacidade de mão-de-obra para cada área funcional de acordo com a projeção dos níveis históricos e futuros estratégicos correspondentes.
3) Modelo de substituição de postos chaves
Modelo denominado mapa de substituição ou organograma de encarreiramento. Baseia-se na representação visual de quem poderá substituir quem em uma eventualidade ou em uma possível vaga futura dentro da organização.
4) Modelo baseado no fluxo de pessoal
Baseia-se em um modelo capaz de verificar o fluxo de pessoal através de entradas e saídas, promoções e transferências internas e quem permitem que se tenha uma prévia a curto prazo da necessidade de pessoal da organização.
5) Modelo de planejamento integrado
É um modelo mais abrangente e amplo que engloba os outros 4 fatores a saber:
a) Qualidade de produção planejada
b) Mudanças na tecnologia que alterem na produtividade do pessoal
c) Demanda e procura
d) Plano de cargos e carreiras

PESQUISA EXTERNA
Dois importantes aspectos resultam da pesquisa externa:
  • A segmentação do mercado de R.H., e a localização das fontes de recrutamento.
    Com as constantes mudanças de necessidades do mercado, criam-se vários segmentos ou classes de candidatos.
  • A segmentação de mercado é feita de acordo com os interesses da empresa, pois esta, avalia seu real interesse pelos candidatos existente no mercado .
  • Segmento de mercado se utiliza de vários meios de comunicação, procurando recrutar os variados níveis de força de trabalho. Essa fontes de recrutamento representa o que o mercado pode atrair, diagnosticar e localizar os candidatos necessários para que uma organização incida suas técnicas, com a intenção de obter candidatos capazes de atender as suas exigências.

Um comentário:

Anônimo disse...
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