07/11/2011

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

INTRODUÇÃO
Buscando os meios e opções disponíveis que possam satisfazer ao seu desejo,aos quais podemos chamar de produtos,o homen atribuiu a cada um deles um valor,na razão direta da possibilidade de suprir e atender com maior ou menor satisfação ao seu desejo.

"Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo".
Qualquer que seja o planejamento ou a estratégia mercadológica,implica antes estudarmos e conhecermos o produto.
Todas as considerações sobre preços,vias de distribuição,propaganda,etc decorrem do estudo do produto e da identificação e localização daqueles a quem pretendemos vender:o mercado.
O empresário,ao fazer o planejamento do que vai comercializar,levaem consideração aspectos qualitativos,para verificar as características que o consumidor quer no produto,bem como o uso a que este se destina.Deve ainda analisar considerações quantitativas,para saber quantas unidades do produto devem ser produzidas para atender à demanda do mercado.
O consumidor ,ao tomar sua decisão de compra,o faz levando em conta aspectos tangíveis e intangíveis.
Os aspectos tangíveis podem ser o tamanho,a cor,o modelo,o estilo,a embalagem,rotulagem,etc.
Os aspectos intangíveis podem ser a marca,as garantias,a imagem,o status que decorre do seu consumo,os serviços agregados,etc.
O consumidor encontra-se cada vez mais exigente e é necessário todos esses requisitos para atender as suas necessidades. 

CAPÍTULO I – CICLO DE VIDA DO PRODUTO
O estudo e o conhecimento de qualquer produto deve considerar três características básicas:qualidade;apresentação ou embalagem,e marca. 

1.1– A qualidade do produto
É imprescidível estudar,conhecer,para poder divulgar,os pontos qualitativos de cada item de venda dos nossos produtos,objetivando destacá-los positivamente em face a concorrência,muito acirrada hoje em dia em qualquer segmento de mercado.Devemos acrescentar aqui a importância das garantias,que são os meios pelos quais asseguramos ao consumidor proteção contra defeitos de fabricação do produto de funcionamento satisfatório,ou ainda de satisfação geral no uso ou consumo,além dos serviços agregados ao produto,e que vão influenciar na sua boa imagem,favorecendo a sua aceitaçào.Assim sendo,cabe-nos conhecer também os pontos falhos de qualidade e garantias dos produtos concorrentes,para tomar a iniciativa da comparação sempre que necessário.

1.2 – A apresentação do produto
A apresentação de um produto é o conduto diferenciador entre dois ou mais produtos concorrentes.
É fundamental estudar a apresentação dos seus produtos e destacar seus pontos positivos durante a abordagem de vendas dos mesmos.
Note a importância (por exemplo) das cores,que exercem influência na decisão de compra dos produtos ,não só por suas conotações estéticas,mas também devido a fatores emocionais.
Contam ainda o estilo e a moda,que são elementos importantes no estudo de mercado.É necessário observar atentamente as tendências da moda,duração e aceitação de certos estilos para poder bem planejar,desenvolver e comercializar seus produtos.
A embalagem pode ser entendida apenas como algo utilizado para proteger o produto ou diferenciá-lo dos demais.Todavia devemos considerar o seu aspecto funcional,no sentido de adaptá-la ao produto e ás condições de uso.
Precisa ser esteticamente agradável e ter apelo visual.Deve causar impacto,identificando o produto pelo nome e uso.
Contam ainda os seguintes pontos na embalagem:suas características físicas,seu desempenho no uso,sua adequação ás necessidades de armazenagem e transporte e o seu custo,dentre outros.
 
1.3– A marca do produto
Destaque sempre a importância e o peso da marca do seu produto.
É o primeiro e mais importante passo para estabelecer a relação de procura espontânea ,pois uma marca conhecida e bem aceita é uma garantia de influência positiva na tomada de decisão de compra do consumidor.
A marca é o nome,termo,símbolo,grupo de palavras e letras,desenho ou combinação dos elementos citados,usados para identificar bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores,distinguindo-se dos demais produtos ou serviços concorrentes.
Pode ser uma marca de fabricante(ex.Nestlé);de produto(ex.Coca-Cola);de linha de produto(ex.Mônica);de varejo(ex.Mappin);dentre outras modalidades.

CAPÍTULO II – NESTLÉ E SEUS PRODUTOS
A Nestlé surgiu em 1867,quando Henri Nestlé criou um produto nutritivo para as crianças cujas mães estavam impossibilitadas de amamentar.Para personificar o negócio,ele usou o brasão de sua família ,que tinha a figura de um ninho.Evocação de segurança,maternidade e afeição,natureza e nutrição,da família e da tradição,este símbolo continua sendo o elemento principal da identidade corporativa Nestlé.
Foi nesse período que a Nestlé,empresa de origem Suiça,desembarcou no país as primeiras latas e Farinha Láctea Nestlé e começou a fazer parte da mídia brasileira. Nosso primeiro registro foi um anúncio de Farinha Láctea Nestlé no jornal A Província de São Paulo,em 1876.
A inauguração da primeira fábrica Nestlé no Brasil em Araras (SP) foi em 1921 e com isso o início da fabricação do Leite Condensado Moça.Mais adiante tivemos mais e mais lançamentos tais como:1932-Nescau;1935-Creme de leite Nestlé;1953-Nescafé e assim até os dias de hoje com mais e mais lançamentos.
A Nestlé ampliou sua participação no mercado com a aquisição de novas fábricas e o lançamento de vários produtos.Nesse período,a Nestlé criou o SIC (Serviço de Informação Científica) e a ANPL (Assistência Nestlé aos Produtores de Leite) .
O mercado continuou crescendo para a Nestlé,que investiu em novas fábricas e na sede própria em São Paulo.A Empresa entrou forte nos segmentos de chocolates e biscoitos e iniciou as atividades do FoodServices,voltadas para refeições fora do lar.Sempre atenta às expectativas de seus consumidores,em 1960,numa iniciativa pioneira,a Nestlé inaugurou o Centro Nestlé de Economia Doméstica,atual Nestlé Serviço ao Consumidor. 

CAPÍTULO III – O PRODUTO NESCAU
Nescau começou como uma deliciosa e nutritiva bebida achocolatada preparada a partir do pó de cacau, misturado ao leite. Na década de 60 ganhou uma melhor solubilidade e adição de vitaminas importantes para o seu dia-a-dia. Nos anos 70, recebeu nova formulação e foi relançado como Super Nescau tornando-se, desde então, líder de mercado. Foi nessa época que nasceu o slogan "Energia que dá gosto". O sucesso de Nescau acabou gerando outros produtos, todos com o seu delicioso sabor. Clique sobre as fotos e descubra o que cada um deles tem de especial.
Primeiro produto da linha Nescau, lançado em 1932.
Enriquecido com 7 vitaminasNescau é fonte indispensável de energia para quem quer ultrapassar limites e vencer desafios com força e inteligência.
Cada 100g de NESCAU contém:
Energia
381kcal
Proteínas
5,0g
Gorduras
3,0g
Carboidratos
83,5g
Vitamina A
3300UI
Vitamina D3
440UI
Vitamina B1
1,1mg
Vitamina B2
2,0mg
Vitamina B6
1,5mg
Vitamina C
50,0mg
Vitamina PP
13,0mg

CAPÍTULO IV- GRANDES MARCAS DA NESTLÉ NO BRASIL
  • 1921 Leite Moça e Farinha Láctea
  • 1928 Lactogeno e Leite em Pó Integral Molico
  • 1932 Nescau
  • 1935 Creme de Leite Nestlé
  • 1944 Leite em Pó Integral Ninho
  • 1953 Nescafé
  • 1959 Chocolate ao Leite
  • 1962 Linha Nestlé FoodServices e Linha Maggi
  • 1967 Biscoitos São Luiz
  • 1968 Nestlé Baby
  • 1972 Yopa e Supergelados Nestlé
  • 1973 Refrigerados com marca Chambourcy
  • 1988 Biscoitos Ailiram
  • 1994 Tostines e Kid’s
  • 1995 Refrigerados Nestlé (substitui Chambourcy)
  • 1996 Nestlé Cereais Matinais
  • 1997 Friskies
  • 1998 Supergelados Maggi
  • 1999 Nutrição Clínica e água Nestlé Pure Life
  • 2000 Sorvetes Nestlé (substitui Yopa) 

RESUMO
Acompanhamos aqui procedimentos de como as empresas devem se comportar com relação aos produtos,devendo Ter com eles o maior cuidado em todos os sentidos,tanto com relação à sua aparência como com sua embalagem e outros cuidados.A higiene também é um fator importantíssimo a ser citado.
O importante é que o consumidor encontre nos produtos que procura qualidade,higiene e nos tamanhos e cores que deseja. 

CONCLUSÃO
A Nestlé desde à muito tempo tem se mostrado uma empresa de muita competência e muito preocupada com o consumidor,por isso,melhora e renova cada vez mais a qualidade de seus produtos.
Podemos dizer que a Nestlé é uma das empresas mais consagradas e bem sucedidas do mercado.
Enfatizamos aqui cuidados desde o começo até toques finais dos produtos,cuidados esses que preservam a boa imagem da empresa e fazem com que a mesma cresça cada vez mais.

BIBLIOGRAFIA
  • Ciclo de vida do produto – "www.uol.com.br"
  • Nestlé e seus produtos -"www.nestlé.com.br"

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