09/11/2011

5S Qualidade e Produtividade

1 - OBJETIVO:
Este projeto estratégico tem por objetivo oferecer as orientações a serem observadas pelas Gerências da fábrica de tamancos TOMANKO no desenvolvimento de seus programas de 5 S, como forma de alcançarmos:
  • Mais colaboração entre as pessoas;
  • Ambientes mais organizados e limpos;
  • Local mais fácil de trabalhar;
  • Mais disciplina;
  • Facilidade de localizar objetos;
  • Menos chances de acidentes;
  • Maior rendimento no e do serviço;
  • Mais espaço para as coisas;
  • Retirada de materiais velhos;
  • Conscientização das pessoas em relação ao Meio Ambiente.
2 - CAMPO DE APLICAÇÃO:
Este Projeto aplica-se a todo Organização "Fabrica de tamancos Tomanko".
3 - DOCUMENTOS COMPLEMENTARES:
Não aplicável.
4 - DEFINIÇÕES:
4.1 – 5 S: Programa desenvolvido no Japão na década de 50, destinado a combater a sujeira e a desorganização nas entidades japonesas nos anos que se seguiram ao fim da segunda grande guerra; posteriormente, sua prática se estendeu às empresas com a percepção da possibilidade de mudança e conscientização das pessoas em relação aos seguintes aspectos do trabalho: ambiente, significado e suas relações com ele. Dessa forma o programa 5S tornou-se uma base para iniciação dos processos de gestão da qualidade.
4.2 – "Seiri"(senso de utilização): Numa visão micro refere-se à identificação, classificação e remanejamento dos recursos que não são úteis ao fim desejado. Numa visão macro, refere-se à eliminação da tarefas desnecessárias, excesso de burocracia e desperdício de recursos em geral. Inclui, também, a correta utilização dos equipamentos, ferramentas, informações e dados. Desenvolvendo este senso implica em decretar guerra contra todos os tipos de desperdício.
4.2.1-Benefícios:
  • Liberação de espaços para diversos fins;
  • Reaproveitamento de recursos;
  • Alocação correta de força de trabalho e recursos;
  • Diminuição da burocracia;
  • Redução de custos;
  • Informação correta na hora certa
4.2.2 – Pontos a serem atacados:
  • Equipamentos, ferramentas, materiais e dados desnecessários;
  • Adequação das informações;
  • Burocracia;
  • Disponibilidade operacional dos equipamentos;
  • Utilização do tempo;
  • Desperdício no dia a dia;
  • Inexistência de padrões operacionais;
  • Dados, informações e ambientes desorganizados.
4.2.3 – Fluxograma de ação:
4.3 – "Seiton"(senso de ordenação): Consiste em organizar os objetos, ferramentas e dados de forma racional, permitindo facilidade de fluxo de pessoas e utilização dos mesmos com rapidez e segurança, a qualquer momento.
4.3.1 – Benefícios:
  • Economia de tempo;
  • Diminuição do cansaço físico;
  • Evacuação rápida em caso de perigo;
  • Facilidade na obtenção de informações;
  • Facilidade na operação de máquinas e equipamentos.
4.3.2 - Pontos para refletir:
  • Layout das instalações;
  • Layout dos equipamentos;
  • Sistema de guarda dos materiais e ferramentas;
  • Arquivos físicos e eletrônicos;
  • Comunicação visual;
  • Desobstrução de corredores e passagens;
  • Existência de coisas fora do lugar.
4.3.3 – Pontos a serem atacados:
  • Os itens devem ser guardados de acordo com a freqüência de uso.
  • A nomenclatura deve ser padronizada;
  • Guardar os objetos de forma que "Entra primeiro, sai primeiro";
  • Usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos;
  • Guardar objetos diferentes em locais diferentes;
  • Expor visualmente todos os pontos críticos;
  • Cuidar para que a comunicação visual seja fácil e rápida;
  • Armazenar adequadamente materiais, documentos e dados.
4.4 – "Seisou"(senso de limpeza): Consiste no propósito da criação e manutenção de um estado pessoal de limpeza e boa aparência; de um ambiente físico agradável eliminando todo e qualquer traço de sujeira, desenvolvendo a consciência de não mais sujar.
4.4.1 – Benefícios:
  • Bem - estar pessoal;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Prevenção de acidentes;
  • Causa boa impressão;
  • Recuperação e preservação do meio ambiente.
4.4.2 - Pontos para refletir:
  • Banheiros e refeitórios;
  • Locais de trabalho;
  • Áreas comuns;
  • Equipamentos;
  • Pisos;
  • Armários;
  • Gavetas;
  • Emissão de pó;
  • Comportamento (não sujar).
4.4.3 - Plano de ação:
  • Definir responsáveis por área;
  • Estabelecer horário definido para que todos façam suas limpezas durante 5 ou 10 minutos diários;
  • Educar para não sujar;
  • Treinar todos os operários para que sejam capazes de conhecer completamente o equipamento que usam, de dentro para fora;
  • Elaborar listas de verificação de todos os pontos do equipamento que mereçam atenção durante a limpeza;
  • Adoção de equipamentos.
4.5 – "Seiketsu"(senso de saúde): Consiste na preocupação com a manutenção de um ambiente de trabalho salutar e da saúde nos níveis físico, mental e emocional, elevando a auto-estima e, com isso, obtendo melhoria da qualidade de vida.
4.5.1 – Benefícios:
  • Local de trabalho agradável;
  • Ausência de acidentes;
  • Prevenção as doenças;
  • Empregados saudáveis e bem dispostos.
  • Recuperação e preservação do meio ambiente.
4.5.2 - Pontos para refletir:
  • Manutenção dos 3S’s iniciais;
  • Iluminação;
  • Ruído, vibração;
  • Temperatura;
  • Cuidados com materiais tóxicos, voláteis e/ou explosivos;
  • Outras fontes de perigo;
  • Preocupação do empregado com a própria saúde;
  • Promoção de atividades práticas e educacionais preventivas em relação à saúde;
  • Incentivo à prática de esportes;
  • Realização dos exames periódicos.
4.5.3 - Plano de ação:
  • Ter os 3S’s implantados;
  • Eliminar as fontes de perigo;
  • Promover o embelezamento do local de trabalho;
  • Manter excelentes condições de higiene nos banheiros, copas, etc...
  • Promover, durante o período de trabalho, atividades rápidas para restauração do equilíbrio físico, mental e emocional.
4.6 – "Shitsuke"(senso de auto-disciplina ou de melhoria contínua): Esse senso é atingido quando, sem a necessidade de estrito controle externo, a pessoa segue os padrões técnicos, éticos e morais da organização onde trabalha e da sua comunidade. A pessoa audisciplinada discute até o último momento mas, assim que a decisão é tomada, executa o que foi combinado. Espera-se que uma pessoa autodisciplinada tome sempre a iniciativa de autodesenvolvimento, do desenvolvimento do grupo, da organização e da comunidade a quais pertence, exercendo plenamente o seu potencial como ser humano. É óbvio que a autodisciplina representa o coroamento dos esforços persistentes de educação e treinamento que levam em consideração a complexidade do ser humano.
4.6.1 – Benefícios:
  • Previsibilidade dos resultados;
  • Auto - inspeção e auto controle;
  • Memória contínua a nível pessoal e organizacional;
  • Pessoas mais motivadas e integradas ao meio social.
  • Recuperação e preservação do meio ambiente.
4.6.2 - Pontos para refletir:
  • Cumprimento dos padrões técnicos, éticos e morais;
  • Relações humanas em geral;
  • Entusiasmo dos empregados com o trabalho;
  • Interesse pelo melhoramento contínuo;
  • Percepção que o empregado tem da empresa.
4.6.3 - Plano de ação:
  • Compartilhar visão e valores;
  • Dar recompensa material e moral;
  • Educar para criatividade;
  • Ter padrões simples;
  • Melhorar as comunicações em geral;
  • Treinar com paciência e persistência.
4.7– Parte interessada: Indivíduo ou grupo de interessados ou afetados pelo desempenho de uma organização.
4.8 – PDCA – Sigla de "Plan, Do, Check and Action" que se refere ao ciclo Planejar, Executar, Controlar e Agir Corretivamente.
4.9 – 5W2H – Ferramenta utilizada na definição e sistematização de Planos de Ação. Sua denominação provem das iniciais das palavras: Why (por que), When (quando), Who (quem), Where (onde), What (o que) , How (como) e How Much (quanto).
5 - DESCRIÇÃO:
5.1 – INTRODUÇÃO
As palavras japonesas que formam o 5 S ("Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke") foram traduzidas para o português como "senso", não só para manter o nome original do programa, mas porque refletem melhor a idéia de profunda mudança comportamental; adotou-se senso de Utilização, para SEIRI; Senso de Ordenação, para SEITON; Senso de Limpeza, para SEISOU; Senso de Saúde, para SEIKETSU e Senso de Autodisciplina para SHITSUKE. Podemos dizer que os cinco sensos citados constituem um sistema e, como tal, não faz sentido discuti-los isoladamente. É preciso "sentir" a necessidade de fazer. Pode nos parecer que é coisa só aplicável à cultura oriental, no entanto, cultura e educação não tem pátria, não tem origem. Através da execução do programa 5S pretendemos humanizar mais os funcionários, permitindo a eles sentirem-se bem em seu ambiente de trabalho, consigo próprio e com aqueles que interagem.
Esses sensos são fundamentais para lubrificar as interfaces entre os sub-sistemas Máquina/ Procedimento /Homem e constituem a base do trabalho da rotina diária. Bem conduzido, o 5S pode representar a preparação do ambiente para a implantação maciça do trabalho em equipe. Estão implícitos nos sensos referidos os seguintes atributos humanos: HUMILDADE, CONFIANÇA, RESPEITO, ESPÍRITO DE EQUIPE E HUMOR.
5.2 – JUSTIFICATIVA
O novo cenário econômico mundial, com implicações a cada dia mais complexas, como o surgimento de códigos de defesa do consumidor, leis ambientais e outras regulamentações, e o crescente nível de exigências da sociedade, tem motivado as empresas a reavaliarem suas posturas em relação às partes interessadas.
Por isso mesmo, o programa 5 S abrange todos os setores e visa, basicamente, a adoção de uma nova postura diante do ambiente e das rotinas de trabalho.
O programa 5 S constitui-se num dos instrumentos gerenciais utilizados para alcançar e manter programas mais avançados de qualidade nas empresas, pois é uma proposta de gerenciamento de forma participativa, onde cada colaborador tem a oportunidade de desempenhar sua função, através do estímulo máximo da criatividade e da delegação de autonomia com responsabilidade sobre esta função.
A possibilidade de influência de cada colaborador no seu local de trabalho torna-o valorizado e motivado para buscar a sua satisfação e a satisfação dos seus clientes, e consequentemente buscar resultados para a empresa. Resultados acontecem através dos colaboradores que se orgulham do que fazem.
5.3 – SISTEMATIZAÇÃO
5.3.1- As gerências do Tomanko, baseadas neste projeto estratégico, devem criar um plano de ação para a aplicação e desenvolvimento do programa 5S em suas áreas de atuação, utilizando-se da sistemática do 5W2H.
5.3.2- Cada gerência, além de suas ações próprias, deve desenvolver as seguintes:
A Coleta seletiva de lixo, sob coordenação do Grupo Permanente de Gerenciamento de Resíduos;
B - Metodologia de controle de arquivamento, acesso e disposição de documentos(incluindo documentos eletrônicos);
C - Monitoramento de resíduos ambientais sob coordenação do Grupo Permanente de Gerenciamento de Resíduos;
D - Adoção de equipamentos;
E - Padronização, utilização e disponibilidade de uniformes;
F - Padronização de placas e sinais.
5.3.3- Para checar a eficiência e eficácia do programa, um check-list deve ser aplicado periodicamente, porém com prazo nunca superior a 60dias. Como padrão de check-list sugerimos o modelo do anexo 01 com o seguinte critério de pontuação: Nota 0- item sem nenhum atendimento; Nota 1- item com atendimento intermitente e parcial; Nota 2 – item com atendimento intermitente e total, Nota 3 – item com atendimento contínuo e parcial; Nota 4 – item com atendimento contínuo e total . O somatório das pontuações deve servir de guia aos Gerentes sobre qual área necessita de uma atuação mais forte. Junto ao check-list pode ser disponibilizado aos funcionários o questionário do anexo 02, como forma de levá-los a uma reflexão.
O check-list deverá ser analisado nas reuniões de coordenação gerenciais gerando "input" para revisão dos planos de ações, devendo constar em ata esta análise. Os check-listes devem ficar arquivados por um período mínimo de 01 ano.
5.3.4- Os Coordenadores gerenciais devem ministrar palestras de treinamento e conscientização como forma de demonstrar comprometimento e dar maior credibilidade ao programa, incentivando assim a participação dos colaboradores. Nesta palestra deve ser apresentado o plano de ação.
5.3.5- Anualmente, no dia 05/05, deverá ser realizado um encontro de gerências para troca e nivelamento de conhecimentos, demonstração de resultados, divulgação e incentivo ao programa. A organização e coordenação do evento é de responsabilidade da Gerência de Planejamento.
5.3.6- O Gerente Geral ou seu representante designado, realizará, semestralmente, auditoria sob coordenação da Gerência de Planejamento, que deve desenvolver um procedimento para tal finalidade, verificando o cumprimento deste projeto, bem como dos planos de ações gerenciais.
6 – DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS:
Para a elaboração dos planos de ação orienta-se a formação de um grupo de trabalho com a participação indispensável dos Gerentes, mostrando aos colaboradores seu comprometimento com o programa.
7 – ANEXOS:
Questionário 5S
Check-list 5S
Insumos para Plano de Ação
Componentes do Time.
Os itens referem-se a escritórios e salas de reunião.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Nota
1
Os quadros de avisos encontram-se com informações e dados atualizados?
2
Existem objetos desnecessários dentro ou sobre os armários, mesas, estantes e arquivos?
3
Somente objetos de uso imediato estão sobre as mesas e em quantidade adequada para utilização?
4
Existem objetos debaixo das mesas ( caixa de papelão, sapatos, etc. )?
5
Equipamentos, objetos, materiais, documentos, pastas e arquivos são necessários?
SENSO DE ORDENAÇÃO
6
Os locais de armazenamento de pastas, documentos e equipamentos estão definidos?
7
As instalações, pastas, arquivos e bandejas estão identificados e padronizados?
8
A alocação de material, mobiliário e equipamentos se justifica, em função da freqüência de uso?
9
Há controle de emissão de documentos e solicitação de serviços?
10
O lay-out do local de trabalho reflete ordem e sistematização, colaborando para o aumento de produtividade?
SENSO DE LIMPEZA
11
Os móveis, aparelhos de telefone, microcomputadores, assoalho, paredes, janelas e teto estão limpos?
12
A pintura não está descolando, suja ou mofada?
13
Os EPI's estão disponíveis, limpos e bem conservados?
14
As instalações, mobiliário, materiais, e equipamentos estão conservados?
SENSO DE SAÚDE
15
A ventilação nas salas são adequadas?
16
O mobiliário é ergonomicamente adequado?
17
Os empregados preocupam-se com a própria saúde ( física, mental, emocional )?
18
Os uniformes e roupas usados pelos empregados estão limpos e adequados?
19
Os filtros dos bebedouros estão com período de limpeza em dia?
20
Há riscos ambientais?
21
Existe pó e sujeira nas salas ( verificar atrás das mesas e armários )?
SENSO DE AUTODISCIPLINA
22
Os empregados estão motivados com o programa 5"S"?
23
Todos os empregados usam uniforme?
24
Os objetivos do programa 5S são conhecidos pelos empregados?
25
O quadro de avisos tem área reservada para a qualidade?
26
A missão, política e visão da Gerência está afixada em local de destaque?
27
O relógio da parede indica a hora certa?
28
Há avisos com datas vencidas?
29
Ao atender o telefone, o nome da seção e o nome da pessoa estão sendo mencionados?
30
Ao se ausentar do local de trabalho, é comunicado ou anotado o destino?
31
Existem copos plásticos e/ou lixo sobre móveis?
32
Portas de armários e gavetas são mantidas fechadas?
TOTAL DE PONTOS ALCANÇADO
Os itens referem-se a Oficinas.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Nota
1
Há objetos desnecessários no local de trabalho ( sobre bancadas ), etc...?
2
Há objetos sobre os armários e debaixo das bancadas?
3
Existem locais apropriados para guardar objetos ( se o n.º de bancadas e armários é adequado, etc.)
4
As ferramentas da caixa de ferramentas foram selecionadas conforme a freqüência de utilização?
5
Os itens são guardados e armazenados na oficina de acordo com a freqüência de utilização?
SENSO DE ORDENAÇÃO
6
O local de trabalho e o de estocagem de ferramentas e materiais estão devidamente identificados?
7
Existe método de identificação dos objetos e materiais e se estes estão devidamente identificados?
8
Existe método para estocagem e/ou guarda de de materiais e ferramentas?
9
Os itens usados são acessados com rapidez e segurança?
10
Há objetos nas áreas de fluxo de pessoal?
11
As caixas de ferramentas são organizadas?
12
Há identificação de corredores, passagens, áreas, tomadas elétricas e equipamentos de segurança?
13
Os materiais, equipamentos, e ferramentas armazenados estão protegidos quanto a deterioração?
14
A apresentação das áreas é boa?
SENSO DE LIMPEZA
15
O piso está limpo ( isento de sujeira, óleo, poças d'água, lixo ) assim como as paredes, janelas e teto?
16
Há peças com defeito espalhadas?
17
Máquinas, equipamentos, armários, bancadas e móveis em geral estão limpos e com bom aspecto?
18
Existe coleta seletiva de lixo?
19
Existe infra-estrutura para limpeza ( vassoura, pano, trapo )?
SENSO DE SAÚDE
20
Uniformes e E P I`s utilizados estão limpos?
21
A apresentação pessoal é boa?
22
A iluminação é adequada?
23
A ventilação é adequada?
24
Existência e respeito aos locais onde é permitido fumar?
25
O aspecto geral da oficina é agradável, não poluído?
26
A temperatura ambiente é adequada?
27
O filtro dos bebedouros está com o período de limpeza em dia?
SENSO DE AUTODISCIPLINA
28
Todos os empregados usam uniforme?
29
Os empregados usam EPI'S adequadamente?
30
As máquinas possuem etiquetas de lubrificação e se a lubrificação está em dia?
31
A coleta seletiva de lixo está sendo praticada de forma correta?
32
Ao atender o telefone, o nome da seção e o da pessoa estão sendo mencionados?
33
Ao ausentar-se do local de trabalho, foi comunicado ou anotado o seu destino?
34
Ao retornar ao local de trabalho, é apagado o local de destino anotado antes de sair?
35
Há avisos com data vencida no quadro de avisos?
36
Deixam de recolher os lixos caídos?
37
O local de trabalho é limpo e arrumado após conclusão de tarefa ou da jornada de trabalho?
38
Os próprios empregados zelam pela limpeza do local de trabalho?
39
Existe material de limpeza disponível?
TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS
Os itens referem-se a vestiários e banheiros.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Nota
1
Se não há objetos sobre ou debaixo dos armários?
2
Se não há objetos pendurados na porta dos armários?
3
Existem materiais de consumo ( Papel higiênico, toalha de papel, sabão nas pias ), somente o necessário ao uso?
SENSO DE ORDENAÇÃO
4
Os armários estão em ordem ( internamente )?
5
O Lay-out reflete ordem com disposição adequada dos móveis?
6
Se não há objetos que impedem a passagem?
7
Existem dispositivos para secagem de roupas e/ou toalhas em local adequado?
8
As torneiras, chuveiros, vasos e pias estão em boas condições de uso?
SENSO DE LIMPEZA
9
O estado de conservação dos móveis, louças, espelhos, vasos sanitários, pias está bom?
10
O estado geral é bom?
11
As portas, esquadrias e basculantes estão em bom estado de conservação?
12
O piso está limpo e seco?
SENSO DE SAÚDE
13
Existem grades de piso ( chuveiros e corredores )?
14
A ventilação do local é adequada?
15
A iluminação é adequada?
16
Os filtros dos bebedouros estão com o período de limpeza em dia?
17
Os vasos sanitários estão limpos?
18
Se não há vasilhame, materiais sujos disponíveis para utilização?
SENSO DE AUTODISCIPLINA
19
Se não são deixados portas de armários abertas?
20
Os empregados conhecem o programa 5"S"?
21
Os empregados estão motivados com o programa5"S"?
22
Se são recolhidos os lixos caídos, papéis, etc
23
Os vasos sanitários e mictórios são limpos após terem sido usados?
24
Se não há vazamentos de água ou esgoto?
25
As torneiras não são deixadas semi-abertas?
26
Existe material de limpeza disponível?
TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS
Os itens referem-se a armazéns e ferramentarias.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Nota
1
Existem objetos desnecessários?
2
Existe local adequado para cada objeto?
3
Os locais de trânsito estão desimpedidos?
4
O acesso aos extintores está desimpedido?
5
Há prateleiras com sobrecarga?
SENSO DE ORDENAÇÃO
6
Os corredores, passagens e equipamentos estão identificados?
7
Os locais de armazenamento de materiais estão identificados?
8
As áreas que estão delimitadas têm sinalização visual?
9
As tomadas estão identificadas?
10
Os materiais estão devidamente estocados e protegidos quanto a deterioração?
11
Os materiais estão sobrepostos de forma segura?
12
Os tambores estão devidamente identificados?
13
Existe método definido para guarda de materiais?
SENSO DE LIMPEZA
14
Como está o estado de conservação dos equipamentos, prateleiras e esquadrias?
15
Como está o estado geral de conservação e limpeza dos pisos, paredes e tetos?
SENSO DE SAÚDE
18
Os EPI'S existentes nas caixas de rotina estão em bom estado de conservação e em número suficiente?
20
O local é adequadamente ventilado?
21
O local é adequadamente iluminado?
22
O local é limpo e agradável?
23
Os filtros dos bebedouros estão com o período de limpeza em dia?
24
Os uniformes estão limpos?
SENSO DE AUTODISCIPLINA
25
Cada objeto está no local adequado?
26
Os objetos são devidamente guardados após o uso?
27
Ao atender o telefone, o nome do setor e o nome da pessoa estão sendo mencionados?
28
As iluminações desnecessárias estão sendo apagadas?
29
Ao ausentar-se do local de trabalho, foi comunicado ou anotado o seu destino?
30
Ao retornar, o aviso de destino é apagado?
31
É bom o estado de conservação dos equipamentos, móveis e prateleiras?
32
Os quadros negros ou brancos estão limpos e sem resíduo de giz ou pincel atômico?
33
Todos os empregados usam uniforme?
34
Existe material de limpeza disponível?
35
Após o trabalho não se deixa sobras de material no local de trabalho?
36
Os recipientes de lixo seletivo estão utilizados de forma correta?
37
Os avisos de não fumar são obedecidos?
38
Se não são deixados copos plásticos ou lixo sobre as mesas?
39
Se não há avisos com datas vencidas?
TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS
Os itens referem-se a área operacional.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Nota
1
Se não há instalações e equipamentos sem previsão de uso e objetos desnecessários?
2
Se não há fiações expostas?
3
As chaves de válvula estão bem localizadas?
SENSO DE ORDENAÇÃO
4
Os equipamentos em manutenção estão devidamente etiquetados?
5
O piso e as áreas estão devidamente sinalizados ( etiquetados )?
6
Os prédios, equipamentos, E P I’S, tubulações, instalações elétricas e área estão identificadas e devidamente sinalizadas?
7
As chaves de válvulas, mangueiras, etc, estão colocadas em locais adequados?
8
A instrumentação está em local de fácil acesso?
SENSO DE LIMPEZA
9
O piso está isento de óleo, lama, poças d'água, lixo, resíduos de fabricação?
10
Há tambores para coleta de resíduos?
11
As escadas e passarelas estão limpas e sem corrosão?
12
Os equipamentos e tubulações estão limpos e conservados, inclusive com isolamento térmico?
13
As luminárias estão limpas?
14
As luminárias estão com proteção contra queda de lâmpada?
SENSO DE SAÚDE
15
O pessoal está com uniforme em bom estado e limpo?
16
A iluminação está adequada ao ambiente?
17
São respeitados os locais onde é permitido fumar?
18
Os filtros dos bebedouros estão com período de limpeza em dia?
SENSO DE AUTODISCIPLINA
19
O lixo seletivo é utilizado corretamente?
20
Existe um rigoroso cumprimento dos padrões e normas de segurança?
21
Existem papéis, copos de plástico, etc, em locais inadequados?
22
Os instrumentos e visores são mantidos limpos?
23
Os próprios empregados zelam pela limpeza do local de trabalho?
24
Existe material de limpeza disponível?
TOTAL DE PONTOS ALCANÇADOS
Liderança Pessoal
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1 - Eu trato outras pessoas com respeito e justiça
2 - Eu escuto os outros sem interrompê-los para dar meu ponto de vista.
3 - Eu me responsabilizo por minhas ações e não deixo que outros planejem meu futuro.
4 - Eu me coloco à disposição para ajudar quem estiver precisando.
5 - Eu sou positivo e otimista.
6 - Eu entendo meus valores e aplico-os na minha vida diária.
7 – Tenho objetivos de longo e curto prazo e tomo ações para alcançá-los.
8 - Minhas atividades diárias estão em harmonia com meus valores.
9 - Eu gosto das pessoas e das coisa que me cercam.
10 - Eu presto bons serviços para todas as pessoas que contato.
Planejamento
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1 - Todos os dias eu faço planejamento da minhas atividades diárias.
2 - Os meus objetivos de longo e curto prazo estão alinhados aos meus valores
3 - No meu planejamento diário, as atividades rotineiras também são priorizadas?
4 - Todo dia eu planejo realizar somente aquelas atividades em que aloquei tempo suficiente para realizá-las.
5 - Luto por aprendizado contínuo e tenho planos de aprofundar minha educação em áreas que me interessam.
6 - Eu me esforço em obter os mesmos padrões colocado pelas pessoas líderes em área que me interessam.
7 - Eu procuro exceder as expectativas de todos os clientes com que me relaciono.
8 – No planejamento estou ciente do ambiente em que atuo e de mudanças que possam ter ocorrido.
9 - Tenho bom senso de como meus valores pessoais, forças e fraquezas se alinham com que estou fazendo.
10 - Planejei objetivos realísticos com alvos atingíveis para a maioria de minhas atividades.
Aperfeiçoamento
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1 – Faço pequenas reflexões diárias sobre o meu desempenho e comportamento?
2 - Constantemente luto para melhorar meus conhecimentos e habilidades do meu trabalho.
3 - Estou lutando p/ eliminar as atividades que não agregam valor na minha vida?
4 - Estou constantemente medindo e controlando se estou atingindo meus objetivos pessoais.
5 - Admito meus erros, procuro saber as razões para não repetir os mesmos erros.
6 - Comemoro meus sucessos e melhorias.
7 - Meço meu sucesso alcançando meus objetivos no tempo certo.
8 - Estou procurando melhorar em áreas que são importantes para mim?
9 - Reconheço que devo buscar o melhoramento contínuo em tudo que faço.
10 - Estou aberto a mudanças em minha vida que irão me habilitar e aprender novas coisas.
PONTUAÇÃO:
Somente os números que você marcou escreva o total no quadrado.
COMO INTERPRETAR SUA PONTUAÇÃO
60 - 89 Grau F - Você deve adaptar algumas destas estratégias de qualidade para melhorar seu desempenho.
90 - 128 Grau D - Você pode querer analisar seu padrões de vida diária e objetivos na vida. Você não demonstra teruma filosofia de qualidade total.
129 - 158 Grau C - Você demonstra alguns padrões de uma pessoa de qualidade total, mas necessita ser mais consciente na vida diária.
159 - 229 Grau B - Você tem uma boa base para os princípios de qualidade total e pode servir como um exemplo para os outros.
230 - 300 Grau A - Você é um grande exemplo de pessoa com qualidade total com sólidos princípios de liderança, planejamentos e contínuo aperfeiçoamento.
1 - DECISÃO DE IMPLANTAÇÃO
2 – PREPARAÇÃO
2.1 – Autorização da Alta Administração
2.2 – Identificação do Time
2.2.1 – Líder
2.2.2 – Demais componentes do Time
2.3 – Treinamento/Capacitação
2.4 – Preparação do Plano de Ação da Implantação/Implementação do 5S
3 – MOBILIZAÇÃO
3.1 – Aprovação pela Alta Administração do Plano de Ação
3.2 – Informação/Sensibilização/Comprometimento das Gerências e Chefias
3.2.1 – Educação
3.2.2 – Treinamento
4 – DIVULGAÇÃO
4.1 – Lançamento do Programa 5S
4.2 – Informação/Sensibilização/Comprometimento
4.2.1 – Palestras
4.2.2 – Divulgação de Materiais
4.3 – Treinamento/Educação
4.3.1 – Time e Multiplicadores
4.3.2 – Facilitadores
4.3.3 – Executores
4.3.4 – Avaliadores da Implementação
4.4 – Implementação dos 5 Sensos nos Setores/Seções
4.5 – Auditoria dos 5 Sensos Setores/Seções
4.6 – Avaliação da Implementação
4.7 – Divulgação dos Resultados
4.8 – Reconhecimento/Recompensa (Pessoas/Equipes/Áreas)
4.9 – Plano de Melhoria do Programa 5S
4.10 – Manutenção do Programa 5S (bimestral)
4.10.1 – Novo Ciclo 5S (Auditoria/Reconhecimento/Recompensas

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