Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (Humanos, Materiais e Tecnológicos) em unidades organizacionais.
A estrutura organizacional é representada graficamente no organograma.
"Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional."
Existem algumas formas de a empresa departamentalizar as suas atividades,
As básicas são:
- departamentalização funcional;
- departamentalização territorial (ou geográfica);
- departamentalização por produtos (ou serviços);
- departamentalização por clientes;
- departamentalização por projetos;
- departamentalização mista.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
As atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa.
Pode ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL / GEOGRÁFICA
Usada em empresas territorialmente dispersas, baseia-se no princípio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um administrador.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS/ SERVICOS
O agrupamento dos Recursos é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa.
A seguir apresenta-se uma parte do organograma representativo da departamentalização por produtos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES
As atividades são agrupadas de acordo com as necessidades variadas e especiais dos clientes ou fregueses da empresa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS
Na departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. O gerente de projeto é responsável pela realização de todo o projeto ou de uma parte dele. Terminada a tarefa, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ela é designado para outros departamentos ou outros projetos. A departamentalização por projetos baseia-se na definição de projeto:
"PROJETO É UM TRABALHO, COM DATAS DE INÍCIO E TÉRMINO, COM PRODUTO FINAL PREVIAMENTE ESTABELECIDO, EM QUE SÃO ALOCADOS E ADMINISTRADOS OS RECURSOS, TUDO ISTO SOB A RESPONSABILIDADE DE UM COORDENADOR."
DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA
É o tipo mais freqüente, pois cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte à sua realidade organizacional.
LINHA E ASSESSORIA
DE LINHA, são as unidades organizacionais que têm ação de comando, enquanto que as unidades organizacionais DE ASSESSORIA não têm ação de comando, cabendo-lhes o aconselhamento às unidades de linha no desempenho de suas atividades.
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