07/11/2011

Cultura Brasileira

O Brasil possui uma riquíssima cultura, nascida da contribuição de três grupos raciais principais: o indígena, o negro africano e o português.
Mais importante do que essa mistura de raça foi a combinação de costumes, crenças e línguas que moldou a atual cultura brasileira.
a - Cultura indígena
A cultura indígena foi a que deixou traços menos visíveis, devido principalmente ao pouco desenvolvimento que alcançara ao entrar em contato com culturas mais fortes. Porém, a sociedade brasileira recebeu inúmeras heranças culturais dos índios, vejamos alguns exemplos:
Alimentação
Muitos dos alimentos que até hoje utilizamos, foram cultivados pelos índios. Podemos citar entre eles a mandioca, o milho, o feijão, o amendoim, o abacaxi, a batata-doce, a banana, a abóbora, o mamão .
Técnicas e arte
Devemos aos índios a técnica do preparo do solo para o plantio, chamada de coivara, que consiste em derrubar e queimar as árvores ou plantações para limpar o solo e depois realizar a plantação. Essa técnica é até hoje muito utilizada pelos agricultores.
Devemos aos índios o uso do tabaco, o cauim, bebida alcóolica feita com milho, o preparo da farinha de mandioca, a técnica de tecelagem de fibras de palmeiras, de algodão nativo e de palha onde até hoje fabricam cestos e esteiras. O trabalho com cerâmica, a fabricação de redes, muito usada para dormir na região Norte e Nordeste e usada para descansar no resto do país, a fabricação de jangadas ( igaras) e canoas (ubás), muito utilizadas na região Norte e Nordeste para a pesca e como meio de transporte.
Alguns instrumentos musicais como os tambores ( guararás), os chocalhos ( maracás) e as flautas de osso ( membis) utilizados nos dias atuais tiveram origem indígena.
Moradia
A construção de casas de pau-a-pique e a maneira de cobrir as casas com folhas de palmeiras, ainda muito utilizada na região Norte do país são técnicas indígenas. A casa de pau-a-pique são feitas com varas trançadas revestidas de barro e cobertas de sapé ou folhas de palmeira.
Língua
Uma das contribuições mais importantes dos índios está no nome de localidades, de plantas e de animais brasileiros como:
  • Localidades – Itajubá ( pedra amarela), Curitiba ( pinheiral), Jacareí ( rios dos jacarés), Iguaçu ( água grande), Jurimirim ( boca pequena ), Itaúna( pedra preta) , etc.,
  • Plantas – Ipê, guaraná, jabuticaba, caju, mandioca, taquara, carnaúba, jacarandá, gravatá, caatinga, abacaxi, e muito outros,
  • Animais – Tapir, arara, tamanduá, jabuti, jacaré, cupim, cutia, iça, jaguatirica, jibóia, paca, siri, sabiá, tatu, tucano entre outros.
Folclore
O folclore brasileiro conserva muitas crenças e histórias indígenas, podemos citar a lenda do Paiquerê é uma região imaginária onde tudo é paz, alegria e felicidade, o saci-pererê é um negrinho de uma perna só, que faz muitas travessuras e se diverte assustando as pessoas, o boitatá é uma cobra de fogo, que castiga quem põe fogo nas matas e o curupira é um moleque que tem os pés virados para trás, faz os caçadores perderem o caminho.
b)– Cultura Negra
Os negros foram trazidos para o Brasil como escravo, eram obrigados a abandonar suas crenças e seus costumes e adotar as crenças e costumes impostos pelos seus donos.
Apesar de tudo , os negros exerceram enorme influência na cultura brasileira, principalmente no estado da Bahia e Rio de Janeiro, influenciando a nossa língua, religião e costumes. Entre as principais influências deixadas por eles podemos destacar:
Alimentação
Inúmeros pratos da cozinha baiana como: vatapá, acarajé, bobó, abará, moqueca de peixe, caruru, xinxim, cuscuz, etc. E alguns doces como mungunzá, quindim, cocada, pé-de-moleque, etc.
Língua
O negro introduziu na nossa linguagem termos e palavras que ainda hoje usamos no nosso dia a dia como: batuque, caçamba, canga, cafuné, caçula, cachaça, cafajeste, cachimbo, dengo, mandinga, marimbondo, mucama, moleque, quitute, quitanda, neném, dodói, au-au, bengala, banana, xingar, fubá, samba, chuchu, berimbau, amendoim, etc.
Técnicas e arte
Cultivavam cereais, plantas alimentícias e outras plantas, de onde extraíam fibras para tecer algodão e materiais corantes como anil, conheciam uma espécie de milho e amendoim diferentes dos existentes no Brasil, a banana, algumas espécies de pimenta, quiabo, gergelim, erva-doce. Extraiam azeite conhecido como dendê de palmeira para usar para o preparo de alimentos e usavam bebidas fermentadas feita de frutos e de grãos de palmeira.
Conheciam o uso de vários metais como o ferro, o cobre e o bronze. Trabalhavam o couro e faziam esculturas e objetos artísticos em marfim, pedra, terracota (barro moldado e cozido em forno), madeira e bronze.
Setor musical
Certos ritmos de dança e de música que receberam forte influência negra, faz o corpo se mexer e dançar. Esta força rítmica, herdada da música negra, é um dos nossos maiores valores, principalmente o samba, quilombos, maracatus, lundus, congadas, maxixes, o frevo e a capoeira.
Os seus instrumentos musicais ainda hoje é muito utilizado como: atabaque, berimbau, tamborim, reco-reco, agogô, cuíca, afoxé, etc.
Religião
Embora os negros fossem obrigados a seguir a religião católica, eles não deixavam de lado, seus rituais, que eram muito movimentados e coloridos. Os negros para não deixar de lado a sua religião, misturavam as suas crenças religiosas ao catolicismo.
Muitas divindades negras, foram identificadas com os santos católicos como Oxalá, pai do orixás, foi identificado como Nosso Senhor do Bonfim, Xangô passou a ser identificado como Santo Antônio ou São João, Ogum é São Jorge, Iemanjá é Nossa Senhora da Conceição.
Nos dias de hoje essas divindades africanas continuam sendo homenageadas nos terreiros( local onde são praticadas as religiões de origem africana) como: o candomblé e umbanda ( no estado da Bahia), macumba (no estado do Rio de Janeiro), xangô (na região Nordeste).
Traje típico
A grande influência do vestuário negro foi o traje de baiana com o seu turbante na cabeça, saias rendadas e rodadas, braceletes e colares, muito comum no estado da Bahia.
Folclore
O nosso folclore é muito rico e teve grande influência do negro. Podemos citar o maracatu que é um desfile real, que exibe principalmente pelas ruas da cidade de Recife, ma época do carnaval, originou-se das antigas festas de coroação de reis negros, os Reis do Congo. O maracatu é acompanhando pelos batuqueiros com seus instrumentos musicais.
A congada, conhecida também como congo é um desfile onde os participantes tocam instrumentos como as marimbas e atabaques, cantam e dançam e o Rei de Congo e o grupo do embaixador e outros personagens representa a luta entre cristãos e mouros, da qual os cristãos saem vencedores.
O bumba-meu-boi é um dos mais divulgados e divertidos . Existe em diversas regiões brasileiras que brincando, dançando e cantando conta a história de um boi , do vaqueiro e donos de uma fazenda de gado, o boi é representado por uma armação com uma pessoa dentro.
c) – Cultura portuguesa
Os portugueses, como colonizadores e dominadores, acabaram tendo predominância na formação de nossa cultura.
Aos portugueses devemos as bases da nossa formação: a maneira de ser e de viver, a religião católica, as instituições(divisões administrativas, como município, comarca, câmaras), o idioma, a alimentação, a moradia e as tradições. Eles trouxeram consigo técnicas e artes, hábitos e costumes e adaptaram com extraordinária rapidez às condições do novo ambiente.
Língua
A língua oficial brasileira é o português, o idioma foi o principal elemento de união de todos os brasileiros.
Moradia
O tipo de construção de povoados, vilas ou cidades, a mesma disposição na colocação das casas residenciais, dos edifícios públicos, das ruas, das igrejas matriz, subindo ou descendo morros ou colinas, a habitação térrea com os balcões ou sacadas.
Muitas das velhas cidades brasileiras testemunham claramente a herança portuguesa, obedeceram pouco os traços geométricos, as ruas formaram-se de modo irregular, sem respeitar planos, os casarões com rótulas e amplos beirais, sobrados e claustros de conventos, ornamentados com azulejos coloridos e o uso de chafariz.
No Brasil os portugueses não dispensaram as chácaras, lembranças das quintas de Portugal, onde cultivavam legumes, verduras, frutas e flores. Nas casas da cidade introduziram os quintais com hortas e pomares.
Alimentação
 A presença da herança portuguesa na nossa alimentação é muito comum como:
  • Doces – marmelada, goiabada, bananada, olho-de-sogra, fio de ovos, bem casados, queijadinhas e tantos outros mais.
  • Temperos - louro, cheiro – verde, alho, cebola, azeite, etc.
  • Comidas de sal – sopas, frituras, a couve que acompanha a feijoada, o cozido que aqui foi enriquecido com alimentos nativos, como a mandioca, a batata-doce e o milho, pirão, canjica, pamonha, etc.
Religião
Através dos padres jesuítas, por exemplo, foram divulgados a educação portuguesas e a religião Católica.
A religião Católica foi a religião oficial no Brasil até 1889 e continua sendo a religião da maioria dos brasileiros.
O hábito de realizar batizados, crisma e o casamento religioso são doutrinas católicas.
Os portugueses introduziu o catolicismo no Brasil e ainda hoje e a religião da maioria dos brasileiros.
Folclore
As festas folclóricas brasileiras deve muito aos portugueses. Eles trouxeram a serenata e a modinha e também a tradição das festas religiosas católicas como o Natal, comemorado de maneira mais ou menos igual em todo o país, a Páscoa, onde costumam trocar ovos de chocolates, festa de Reis muito comum na região Norte e Nordeste do país.
As manifestações populares como o carnaval mais comum no Rio de Janeiro com escolas de samba e bandas, na Bahia com frevo, trio elétrico e blocos de afoxé e Pernambuco com o frevo e maracatu. No restante do país ora seguem a moda carioca dos desfiles de escolas de samba, ora assemelham-se ao carnaval baiano e pernambucano.
As festas juninas que homenageiam Santo Antônio em 13 de junho, São João em 24 de junho e São Pedro em 29 de junho, também faz parte das tradições portuguesas, comemorado sobretudo no Nordeste, com a realização de quadrilhas, fogueiras e a tradicional cozinha típica com base no milho ( pamonha, canjica, milho assado, milho cozido).
Herdamos também dos portugueses canções, jogos e brincadeiras infantis que fazem parte de nosso folclore como: brincadeira de roda( ciranda-cirandinha, a canoa virou, etc.), adivinhação( o que é o que é tem coroa não e rei, tem escama não é peixe ? Resp. abacaxi, etc.), palavreado ( amanhã e Domingo ....., etc.), amarelinha, pião, bola de gude, etc.
d)– A minha cultura
Eu, Henrique do Nascimento Silva nasci em São Paulo capital, meu pai e paulista descendente de mineiros e a minha mãe e sua família são de Natal – RN, porém ela veio pequena para São Paulo foi criada aqui.
Nossa cultura é muito mista, convivemos todos os dias com costumes portugueses, indígenas, negros, italianos, etc., e principalmente americano, pois hoje em dia nosso país está muito americanizado, usamos muitas palavras no dia a dia em inglês como mouse, disc man, Wolk-mam, video – game e muitas outras, muitos brinquedos usados por nós hoje em dia e trazido ou copiado de lá.
Minha religião é a Católica, gosto das festas da Páscoa, Natal e juninas e o idioma que falo é o português. Gosto de comer arroz, bife, batata frita, churrasco, hambúrguer, pizza, mandioca frita, milho cozido, cocada, etc.
Minha residência é um sobrado, no quintal da minha casa tem um pequeno jardim, existem vários sobrados na minha rua . As casas da minha rua e do meu bairro não seguem um padrão certo, cada um constroe suas casas como querem.
Adoro descansar na área deitado em um rede e também ficar ouvindo música de axé, rock e muitas outras.
Como pude demostrar, a minha cultura não é definida no meu dia a dia é formado por um conjunto de culturas.

3 – Bibliografia
Hollanda, Sérgio Buarque. Estudos Sociais – História do Brasil, volume
1 e 2, São Paulo, Companhia Editora Nacional, paginas: 40 a 43, 68 e 69, 120 e 121 e 146 a 151.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog