Por Caroline Faria |
A análise PEST é um método que permite o estudo qualitativo de um determinado cenário com base em fatorespolíticos (P), econômicos (E), sociais (S) e tecnológicos (T). A análise destas dimensões, dificilmente quantificáveis, aliada a outros métodos de análise ambiental (fatores externos e internos) de uma organização, possibilitam a compreensão de ambientes complexos e em permanente mudança.
O processo de globalização da economia exige que as empresas (principalmente aquelas de atuação internacional, que tem de lidar com cenários mais complexos), estejam preparadas para rapidamente tomar decisões baseadas em informações que se alteram constantemente e sofrem a influência de diversas variáveis. Desta forma, o uso de métodos que facilitem a análise destes cenários em pouco tempo é imprescindível, pois, do contrário, a análise pode se tornar obsoleta antes mesmo de ser concluída.
Assim, a análise PEST deve se basear na consideração de apenas cinco dimensões de maior impacto na atuação da organização a fim de se evitar a dispersão e garantir a eficácia da análise.
Para cada dimensão mencionada da análise PEST (política, econômica, social e tecnológica), são considerados fatores que podem impactar direta ou indiretamente na organização. Na análise da dimensão política, que inclui leis e regulamentações aplicáveis (normas), deve-se considerar, por exemplo, até que ponto uma mudança abrupta no cenário político nacional (mudança de governo, de partidos ou alterações na legislação) pode afetar a organização. Cenários mais estáveis geralmente são mais favoráveis.
O ambiente econômico também merece uma análise cuidadosa. A análise da capacidade da empresa em lidar com diferentes estágios do ciclo econômico e suas influências nesta, permitem determinar, por exemplo, se é mais vantajoso para a organização o endividamento a longo ou a curto prazo. Também devem ser considerados fatores como a política fiscal, cambial ou monetária.
Por sua vez, a análise do ambiente social, que engloba fatores culturais e religiosos, permite, principalmente, prever variações de tendências do mercado consumidor, o que pode ser fundamental para a sobrevivência da empresa a longo prazo. As considerações sobre esta dimensão na análise PEST também permitem identificar se o seu produto (ou qual produto) se adapta às necessidades e características daquela região, sendo um fator determinante para o sucesso da empresa. Segundo CLEMENTE, 20041: “Quanto mais segmentos da sociedade forem abrangidos por seu negócio, menores serão os riscos do empreendimento.”.
Tão importante quanto a dimensão social para o sucesso e a manutenção do negócio é o ambiente tecnológico. Além de determinar o ciclo de vida do produto no mercado, as inovações tecnológicas terão considerável impacto nos custos do produto e na contratação de mão de obra.
Veja a seguir, uma tabela com os principais fatores a serem considerados na análise PEST:
.
.
.
Tabelas adaptadas de:
http://www.em.ufop.br/depro/attachments/article/64/Monografia%20Tiago%20Lopes%20Guimar%C3%A3es.pdf
Fontes:
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/planejamento_estrategico_em_condicoes.pdf
1http://www.em.ufop.br/depro/attachments/article/64/Monografia%20Tiago%20Lopes%20Guimar%C3%A3es.pdf
http://www.sobreadministracao.com/analise-pest-como-ferramenta-no-processo-de-internacionalizacao-das-empresas/
O processo de globalização da economia exige que as empresas (principalmente aquelas de atuação internacional, que tem de lidar com cenários mais complexos), estejam preparadas para rapidamente tomar decisões baseadas em informações que se alteram constantemente e sofrem a influência de diversas variáveis. Desta forma, o uso de métodos que facilitem a análise destes cenários em pouco tempo é imprescindível, pois, do contrário, a análise pode se tornar obsoleta antes mesmo de ser concluída.
Assim, a análise PEST deve se basear na consideração de apenas cinco dimensões de maior impacto na atuação da organização a fim de se evitar a dispersão e garantir a eficácia da análise.
Para cada dimensão mencionada da análise PEST (política, econômica, social e tecnológica), são considerados fatores que podem impactar direta ou indiretamente na organização. Na análise da dimensão política, que inclui leis e regulamentações aplicáveis (normas), deve-se considerar, por exemplo, até que ponto uma mudança abrupta no cenário político nacional (mudança de governo, de partidos ou alterações na legislação) pode afetar a organização. Cenários mais estáveis geralmente são mais favoráveis.
O ambiente econômico também merece uma análise cuidadosa. A análise da capacidade da empresa em lidar com diferentes estágios do ciclo econômico e suas influências nesta, permitem determinar, por exemplo, se é mais vantajoso para a organização o endividamento a longo ou a curto prazo. Também devem ser considerados fatores como a política fiscal, cambial ou monetária.
Por sua vez, a análise do ambiente social, que engloba fatores culturais e religiosos, permite, principalmente, prever variações de tendências do mercado consumidor, o que pode ser fundamental para a sobrevivência da empresa a longo prazo. As considerações sobre esta dimensão na análise PEST também permitem identificar se o seu produto (ou qual produto) se adapta às necessidades e características daquela região, sendo um fator determinante para o sucesso da empresa. Segundo CLEMENTE, 20041: “Quanto mais segmentos da sociedade forem abrangidos por seu negócio, menores serão os riscos do empreendimento.”.
Tão importante quanto a dimensão social para o sucesso e a manutenção do negócio é o ambiente tecnológico. Além de determinar o ciclo de vida do produto no mercado, as inovações tecnológicas terão considerável impacto nos custos do produto e na contratação de mão de obra.
Veja a seguir, uma tabela com os principais fatores a serem considerados na análise PEST:
Fatores Políticos |
Política internacional do governo:
|
Regulamentação comercial:
|
Regulamentação técnica
|
Quadro 1 – Fatores políticos-legais Fonte: Serra et al (2003, p.60)1 (Adaptado). |
Fatores Econômicos |
Taxa de juro:
|
Fontes de financiamento:
|
Política cambial:
|
Inflação:
|
Sistemas de tributação da atividade da empresa:
|
Sistemas de tributação do rendimento dos clientes:
|
Política de rendimentos e aspectos sociais:
|
Incentivos à atividade empresarial:
|
Política de emprego e formação profissional:
|
Ambiente econômico genérico:
|
Quadro 2 – Fatores econômicos Fonte: Serra et al (2003, p.58)1 (Adaptado) |
Fatores sócio-culturais |
Fenômenos de opinião/moda:
|
Fatores demográficos:
|
Fatores sociais:
|
Fatores culturais:
|
Hábitos de consumo:
|
Hábitos de compra:
|
Quadro 3 – Fatores sócio-culturais Fonte: Serra et al (2003, p.60)1 (Adaptado) |
Fatores tecnológicos |
Influência da tecnologia na produção:
|
Influência da tecnologia no mercado:
|
Influência da tecnologia na comercialização:
|
Quadro 1 – Fatores tecnológicos Fonte: Serra et al (2003, p.59)1 (Adaptado) |
http://www.em.ufop.br/depro/attachments/article/64/Monografia%20Tiago%20Lopes%20Guimar%C3%A3es.pdf
Fontes:
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/planejamento_estrategico_em_condicoes.pdf
1http://www.em.ufop.br/depro/attachments/article/64/Monografia%20Tiago%20Lopes%20Guimar%C3%A3es.pdf
http://www.sobreadministracao.com/analise-pest-como-ferramenta-no-processo-de-internacionalizacao-das-empresas/
Um comentário:
gostaria de fazer uma análise pest sobre o sector energetico portugues, mas nunca fiz nenhuma análise destas...como o faço?
Postar um comentário