A IMPORTÂNCIA DE PERMITIR QUE AS PESSOAS FALHEM
Em toda a história as pessoas que alcançaram o maior sucesso na vida foram aquelas que não tiveram medo de falhar, como por exemplo, Thomas Edison que tentos 2.500 vezes inventar a lâmpada elétrica até obter êxito.
Para que as pessoas percebam todo o seu potencial, precisam ter permissão para falhar. Quando essa permissão é concedida, o elemento medo é eliminado, e esse é o grande inimigo do poder. Quando é negada às pessoas a permissão para falhar, essas agem com cautela e nunca ultrapassam seus limites. Estabelecem metas mais baixas do que podem realizar. Com isso, a empresa perde grandes oportunidades de negócios, e perde em produtividade.
QUANDO PERMITIR QUE AS PESSOAS ERREM
A idéia desse tópico é livrar as pessoas do medo do fracasso para que possam dedicar todas as suas energias à consecução dos objetivos. Para isso é preciso encarar o fracasso como uma experiência positiva. São enumerados aqui alguns passos para administrar o fracasso de seus subordinados.
? Ajude-os a garantir o sucesso: aplicando os princípios ditos até aqui como: quais são suas funções, conferindo-lhes autoridade necessária ao desempenho da função, estabelecendo padrões de excelência treinando-os, fornecendo-lhes
conhecimento e informações, dando-lhes feedback, reconhecendo seus esforços, confiando neles e respeitando-os.
? Preveja as falhas: conhecendo bem o seu pessoal, você tem condições de quase predizer quando vão obter êxito e quando vão fracassar, e isso significa que você tem uma visão realista de sua capacidade. Quando você prever as falhas, o impacto é menor porque você tem condições de planejá-las.
? Avalie o custo potencial das falhas: Em alguns casos os custos serão demasiadamente altos. Se a empresa, a pessoa, ou você vierem a ser muito lesado com a falha, deverá ser feito tudo para evitá-la. Deve ser comparado o custo do benefício que a pessoa poderá receber com a lição.
CRIANDO UM AMBIENTE EM QUE AS PESSOAS NÃO TENHAM MEDO DE ERRAR
- Ofereçam diretrizes para o erro: se você der às pessoas diretrizes para falhar, elas se sentirão à vontade com a idéia de assumir riscos.
- Incentive e recompense os riscos: Deixe que as pessoas saibam que você quer que elas assumam riscos calculados. Quando assumirem riscos e obtiverem sucesso elogie-as para que se sintam motivadas e possam assumir riscos cada vez maiores.
- Penalize a inatividade e a indecisão: Neste caso é melhor ter uma folha de serviço de realizações significativas borrifadas de falhas, do que uma folha de serviços isenta de erros que ostenta poucas realizações.
- Deixe que as pessoas saibam que você erra: é importante que seus subordinados saibam que você erra, porque a maioria das pessoas tem grande dificuldade em tolerar a perfeição – talvez porque a perfeição revela a imperfeição. Através de duas próprias atitudes você pode servir de exemplo no que diz respeito à maneira como utilizar o fracasso como meio de chegar ao sucesso.
- Seja solidário com as pessoas quando errarem: deixe que as pessoas saibam que , quando caírem, você estará pronto para a lhes entender a mão, desde que elas tenham seguido as diretrizes que você estabeleceu.
- Reafirme o valor das pessoas: quando as pessoas errarem, deixe que elas saibam que o seu erro não diminui o seu valor como pessoa ou o valor que têm para o departamento.
PLANEJE A SUA RESPOSTA AO FRACASSO
O que acontece quando você quer "trucidar" uma pessoa por haver cometido um erro, mesmo que ela tenha agido de acordo com as diretrizes estabelecidas?
Agindo de acordo com esses sentimentos é muito provável que voc6e destrua qualquer sucesso que tenha obtido em convencer as pessoas de que não existe nada de mal em errar. Para alcançar seus objetivos, sem passar por cima dos seus princípios, é essencial que você nunca repreenda uma pessoa se você não estiver no total controle do seu raciocínio. Assim, você não dirá nem fará coisas que possam resultar em satisfação momentânea em curto prazo e arrependimento em longo prazo. Ao responder construtivamente às falhas de seus subordinados, voc6e estará fazendo a coisa mais importante para que eles saibam que não existe nada demais em errar.
NUNCA CONSTRANJA UMA PESSOA NA FRENTE DOS OUTROS
Quando uma pessoa cometer um erro, nunca a repreenda ou constranja na frente dos colegas. O medo de ser humilhado na frente dos outros é um dos motivos básicos pelos quais as pessoas não assumem riscos.
PERMITA QUE AS PESSOAS ERREM, ENFATIZANDO, AO MESMO TEMPO, OS PADRÕES
Parece contraditório falar em dar permissão às pessoas para que elas errem ao mesmo tempo em que se estabelecem padrões, mas ao contrário do que muita gente pensa essas idéias caminham juntas. Quanto mais elevados forem os padrões, mais importante é que se dê às pessoas permissão para errar, pois para que as pessoas descubram e utilizem todo o seu potencial é necessário que existam altos padrões como objetivo e permissão para errar. Por dar permissão às pessoas para que elas errem, voc6e tem o direito de esperar realizações até maiores, porque ela tem liberdade para assumir mais riscos.
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