Um administrador confere empowerment aos outros os tratando com respeito sendo que este motiva as pessoas na consecução do sucesso. Estudos apontam que uma das necessidades das pessoas que se candidatam a empregos é ser tratada com respeito. Administradores bem sucedidos pregam: "respeite o indivíduo", "faça das pessoas vencedoras", "deixe que as pessoas se sobressaiam", ou seja, as pessoas só o respeitarão e lhe oferecerão o melhor se passarmos a encará-las como pessoas mais valiosas do que tudo.
Esse tratamento fortalece a auto-estima e o ego das pessoas e isso refletir-se-á no seu trabalho. Para isso, não são as grandes coisas que dizemos ou fazemos a uma pessoa que transmitem o que achamos delas e sim a série de pequenas coisas que fazemos ou não diariamente que deve transmitir a mensagem: "Respeito os seus direitos como indivíduo e o valorizo como pessoa". Em outras palavras, nada substitui o respeito que é uma necessidade compartilhada por todos e quando não são satisfeitas, normalmente as necessidades da função também não são.
Todos os passos para que se alcance o empowerment relacionam-se ao respeito, pois, quando deixamos de aplicar qualquer princípio, deixamos de demonstrar respeito. Existem alguns procedimentos pelos quais demonstramos respeito às pessoas com que trabalhamos: Dar a orientação necessária; Oferecer os recursos adequados; Transmitir as informações na hora certa; Delegar autoridade igual à responsabilidade; Respeitar o tempo das pessoas; Não usurpar a autoridade das pessoas; Procurar formas de facilitar os serviços; Entre em sintonia com as necessidades das pessoas; Ouça; Dê o feedback adequado; Defenda as pessoas; Respeite a privacidade das pessoas; Dê às pessoas o direito de expressar seus sentimentos; Reconheça as dificuldades das pessoas e respeite as obrigações pessoais das pessoas.
Para detectarmos se uma pessoa está sentindo-se desrespeitada devemos atentarmo-nos a alguns sintomas: A produtividade cai; A qualidade do seu trabalho não está à altura dos padrões; A pessoa se mostra fria e arredia; A pessoa fica irritadiça; A pessoa demonstra falta de cooperação; A pessoa começa cometer erros propositadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário