19/03/2011

O PODER ATRAVÉS DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO


Dispondo dos fatos e informações necessárias as pessoas tem condições de: Tomar melhores decisões; Tomar decisões mais rápidas; Tomar maior números de decisões.
Ou seja, as pessoas se tornam mais motivadas e confiantes para tomar decisões porque tem uma base para isso, o que lhe da maior probabilidade de estar tomando a decisão certa.
Assim o gestor tem condições de dar poder de decisão aos níveis hierárquicos mais baixos dessa forma tem condições de se dedicar a decisões mais importantes.
ARMADILHAS DE FORNECIMENTO DE CONHECIMENTO E DE INFORMAÇÃO
Fazer com que as informações cheguem as pessoas certas na hora certa é um grande problema para a maioria das empresas algumas das razões tem haver com o administrador individual.
Eis algumas razões para ele deixar de fornecer informações aos seus subordinados: Medo de parte do poder ao compartilhar tal informação; Às vezes esquece que seu papel necessita de informações ou julga de maneira errada que eles já dispõem dela; É possível que o administrador não tenha capacidade de ver que determinadas informações são úteis para o que uma outra pessoa esta procurando realizar; É possível que forneça muitas informações o que dificulta a compreensão e utilização destas pelas pessoas que necessitam delas.
Outros motivos que influem na precariedade da comunicação esta relacionada ao próprio sistema de comunicação da empresa que: Às vezes não dispõem de um sistema eficaz; As bases organizacionais definidoras de linha não sejam claras assim o fluxo de informação é bloqueado; É possível que os gerentes de departamentos não tenham a função de transmitir informações.
DETERMINANDO A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE INFORMAÇÃO
Para determinar a quantidade necessária de informação precisamos saber se esta é: Relevante para a função da empresa; Se ajudarão as pessoas a melhor despenhar sua função; Se a pessoa é capaz de assimilar e utilizar esta informação.
CONHECIMENTOS QUE CONFEREM EMPOWERMENT
METAS E OBJETIVOS
Pode ser o que mantém a equipe unida, pois sem compreensão clara das metas e objetivos não pode haver trabalho em equipe.
PLANOS DA EMPRESA E DO DEPARTAMENTO
As metas são o destino e o plano é caminho pelo qual a equipe chega ao destino. As pessoas não têm como elaborar um plano para si sem conhecer as metas e objetivos da empresa.
INFORMAÇÕES DE OUTRO SETOR
Se uma empresa quer alcançar seus objetivos não pode agir como bando de entidades independentes trabalhando de forma diferente umas das outras.
ATUALIZAÇÃO DA EVOLUÇÃO
A atualização da evolução é boa maneira de manter a atenção das pessoas voltadas para as metas e objetivos.
INFORMAÇÕES SOBRE O RAMO DE ATIVIDADE
Quando as pessoas compreendem o que esta acontecendo no ramo, compreendem melhorar as decisões da administração.
INFORMAÇÕES SOBRE AS RESPECTIVAS DISCIPLINAS
As pessoas devem ser mantidas a par das mudanças e das informações a sua disciplina especifica.
MUDANÇAS IMINENTES
Comunicar as mudanças que ocorram é importante por duas razões: Primeiro as pessoas tem tempo de se ajustar mentalmente e se tornar receptivas as mudanças; Segundo elas já tem tempo para incorpora a mudança ao plano já existente.
MÉTODOS DE COMUNICAÇÃO
Reuniões de equipe: Um dos melhores métodos permite que você motive a medida que informa, incentiva a equipe a compartilhar mutuamente das informações e obter feedback.
Memorandos e Relatórios: Meio mais comum de transmissão tem a vantagem de permitir a transmissão de uma serie de informações detalhadas de uma só vez e por transmitir a mensagem em curto espaço de tempo.
Porem tem a desvantagem de freqüentemente não serem lidos devidos a uma serie de razões: Não ter objetivo ou finalidade clara; Ser extenso em demasia; Redação difícil de compreender; Contém dados irrelevantes.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog