12/03/2011

Benchmarking

Dentro do planejamento e da pesquisa de marketing, o benchmarking  é uma ferramenta permanente que visa assimilar as melhores experiências e invenções presentes no mercado concorrencial e que possam ser inseridas em uma empresa. É uma análise contínua que compara produtos, serviços, práticas empresariais, etc.
Visa identificar o melhor do melhor e construir uma vantagem competitiva perante as demais empresas. Busca um desempenho superior, no mercado atual entende-se que qualidade não é apenas um diferencial, mas uma obrigação de um bom produto.
Neste processo uma empresa avalia como a outra trabalha e o nível de conhecimento de seus funcionários. Além de identificar os melhores processos produtivos, identifica as ideias mais inovadoras e as operações mais eficazes.
O seu processo não é aleatório, a sua análise deve ser específica para cada tipo de produto e serviço, e estuda sistematicamente cada etapa de produção,  deve ser um estudo permanente de aprendizagem. Em muitas situações, as empresas concorrentes aguardam a grande inovação da líder de mercado para lançar algo parecido ou melhor.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking
http://www.guiarh.com.br/z59.htm

Nenhum comentário:

Arquivo do blog