05/04/2013

teste de HIV e sífilis.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/04/testes-de-hiv-e-sifilis-serao-realizados-em-unidade-de-saude-em-belem.html
A Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), localizada na avenida Alcindo Cacela, no bairro de São Brás, em Belém, terá a partir desta sexta-feira (5) serviços de teste de HIV e sífilis. Será instalado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para aumentar o acesso aos exames de pré-natal e garantir mais saúde às gestantes e bebês.
Pelo serviço, usuários da Uremia terão à disposição ações de diagnóstico, prevenção e tratamento de HIV e sífilis. O espaço conta com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e técnicos, psicólogos e servidores administrativos.
"Antes, os pacientes já atendidos por nós tinham acesso aos exames somente fora daqui. A iniciativa vai contribuir para um pré-natal eficaz, em que a grávida diagnosticada como portadora de algumas dessas doenças terá todas as orientações e tratamentos disponíveis, com o mais absoluto sigilo, em um só lugar”, afirma a diretora da Unidade, Tatiane Santos.
De acordo com os protocolos já previstos pelo Ministério da Saúde, ao realizar o teste de HIV/Aids e de Sífilis no CTA, a pessoa conta com o apoio de profissionais que realizam o aconselhamento e orientações sobre a doença, independente de qual for o resultado dos exames.
Nos casos de sífilis, um dos maiores benefícios dos testes é que, detectado cedo e tratado continuamente, é possível evitar que a doença evolua para a sífilis congênita, ou seja, quando a mãe pode transmitir a doença ao bebê.
Em relação ao HIV/Aids, o tratamento precoce no início da gravidez, seguido de acompanhamento da gestação, do parto e da aplicação de antirretroviral no recém nascido, garante 98% de chances da criança não ser contaminada com o vírus HIV e não desenvolver a Aids.
Atendimento
Atualmente, a Uremia presta assistência a mulheres, crianças e adolescentes, com um modelo diferenciado de atuação, que foge ao formato tradicional das demais unidades de saúde. Para a Sespa, a gravidez na adolescência continua sendo um problema social, que requer políticas públicas mais adequadas, melhor tratamento por parte dos meios de comunicação e, principalmente, orientação sexual aos jovens.
A Uremia oferece àqueles usuários, em nível de referência, 12 programas multidisciplinares, como o de Follow-up de Recém-nascidos de Risco; Estimulação Precoce; Orientação, Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo (Proame); Atendimento Integral à Criança Desnutrida; Triagem Neonatal; Pneumologia Infantil; Atendimento Integral às Crianças Portadoras de HIV/Aids; Polo de Odontologia Materno Infantil; Programa do Adolescente, incluindo o da Gravidez de Risco; Programa de Planejamento Familiar; Mastologia; Assistência ao Climatério; Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, além de apoio diagnóstico em ultrassonografias pélvica, obstétrica, transvaginal, tireóide, histeroscopia, radiologia, mamografia e audiometria.
Serviço
A Uremia está localizada na avenida Alcindo Cacela, 1421, esquina da avenida Governador José Malcher, no bairro de São Brás, em Belém.
Av Alcindo Cacela, 1421
Bairro: São Bras
Belém - PA - CEP 66040020
Tel.: (91) 3246-6267

Nenhum comentário:

Arquivo do blog