02/04/2013

BID - BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO




Criado em 1959, com objetivo de contribuir para o crescimento econômico dos países-membros. Formado por 19 países latino-americanos e os Estados Unidos, admite a participação de outros países, inclusive de outros continentes, classificados de membros não-regionais, que apesar de participarem de todas as decisões, não podem obter financiamentos do BID.
Objetivos do BID: promover financiamentos para o desenvolvimento dos países-membros; estimular os investimentos em projetos e atividades de produção e prestar assistência técnica, em cooperação com os setores públicos e privados.

Obtenção dos Recursos: O BID procura obter recursos nos mercados financeiros internacionais, mediante a colocação de títulos, assim como os oriundos dos rendimentos e das amortizações dos empréstimos concedidos.
Atividades Financiadas pelo BID: são principalmente para o desenvolvimento rural e agrícola, infra-estrutura física, atividades industriais, desenvolvimento urbano e educação.
Empréstimos: Podem ser concedidos aos governos dos países-membros do continente americano, entidades públicas e privadas localizadas em seus territórios.

BAl - BANCO PARA AJUSTES INTERNACIONAIS
Criado em 1930, pelos representantes dos Bancos Centrais da Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra e Japão e de um grupo de bancos norte-americanos, é um banco regional, com objetivos principais de promover a cooperação entre os Bancos Centrais, facilitar a realização de operações financeiras internacionais e administrar ajustes financeiros internacionais.
Principais Características: os quotistas são representados por Bancos Centrais e não pelos governos nacionais e as quotas podem ser transferidas a outros participantes.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog