02/04/2013

Noções de Relações Internacionais


O SISTEMA BANCO MUNDIAL

Composto pelo BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) e SFI (Sociedade Financeira Internacional).

BIRD - BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇAO E DESENVOLVIMENTO
O BIRD, também conhecido como BANCO MUNDIAL, surgiu a partir da Conferência de Bretton Woods, juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A administração do BIRD assemelha-se a do FMI e os países membros do BIRD devem se inscrever antes como membros do FMI. O BIRD é um projeto essencialmente dos Estados Unidos.
· O BIRD não visa lucros. Os juros e comissões cobrados são destinados para as despesas da instituição e para constituir um fundo de reserva.
· Tem como principais objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento dos países associados;
- promover investimentos de capitais estrangeiros, mediante sua participação em empréstimos;
- promover o crescimento equilibrado do comércio internacional, incentivando os investimentos internacionais no desenvolvimentos dos países associados;
- coordenar os empréstimos feitos ou garantidos pelo BIRD;
- A política do BIRD é só dar empréstimos aos Estados que mantiverem em ordem o pagamento de suas dívidas públicas externas, bem como aqueles que pagam indenização em caso de nacionalização. NÃO CONCEDE FINANCIAMENTOS A EMPRESAS PÚBLICAS OU ESTATAIS.

CFI – Corporação Financeira Internacional :
- têm a função de propiciar os financiamentos a longo prazo para os empreendedores particulares, sob a forma de empréstimos ou de participação em ações da empresa, caso em que a CFI não interfere na administração da empresa, a não ser em situação de perigo para seus interesses.

AID - ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
A Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) SURGIU para atender ao desenvolvimento, pois o BIRD não atende, em muitas oportunidades, a esta finalidade, uma vez que ele só fornece empréstimos com juros altos e em moedas fortes. Ao contrário, a AID fornece empréstimos com juros baixos, a longo prazo, podendo ser pagos na moeda de quem contraiu o empréstimo, pois visa atender certas necessidades de desenvolvimento que não são rendosas o suficiente para se contrair empréstimos de curto prazo e juros de mercado.

SFI - SOCIEDADE FINANCEIRA INTERNACIONAL

A Sociedade Financeira Internacional (SFI) foi criada pelo BIRD em virtude de uma resolução da Assembléia Geral da ONU em 1954 e começou a funcionar em 1956.
Sua organização é a mesma do BIRD e sua finalidade é incrementar o desenvolvimento de empresas particulares nos estados subdesenvolvidos.
A SFI não só concede empréstimos, mas acima de tudo INVESTE, adotando uma política de rotação na sua carteira, fazendo a venda das inversões logo que os atrativos destas atraiam os investidores privados. A SFI geralmente não investe em empresas cujo capital seja inferior a 500 mil dólares.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog