28/04/2013

3 R’s .


A melhoria da qualidade de vida e a geração de renda passa pelo aprendizado dos 3 R’s .


Reduzir: Comprar e usar somente o que for necessário, evitando assim o desperdício financeiro, o desperdício de alimentos e o acúmulo de lixo na natureza, a isso se dá o nome de consumo consciente.

Reutilizar: Procurar ações que façam a latinha, o vidro, a garrafa pet, a calça jeans e a camiseta, demorarem um tempo maior para chegar ao lixo. Como isso pode acontecer?
O pote de vidro, a garrafa pet e a latinha, com criatividade, podem virar jarra, carrinho, bichinho, potinho para condimentos, enfeites de festa e objeto de decoração. Existe uma infinidade de possibilidades para a reutilização.
O jeans e a camiseta, após a customização, retornam mais bonitos. A água usada na máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar área de serviço, o quintal e calçada.
Nós temos acúmulo de pneus, que podem ser reaproveitados como pufes. Ficam lindos, é muito fácil de ser feito! Algumas pessoas usam sisal, que fica mais sofisticado, e outras usam o tecido para revestir os pufes. As duas formas são válidas e com certeza garantem uma boa renda.
Existem instituições que necessitam de tudo, faça doações do que você não usa, evitando assim o lixo.
Reciclar: Material que após o desmonte retorna para a cadeia produtiva de outra forma, podendo competir em igualdade de condições, em nível de beleza, luxo e originalidade com qualquer peça do mesmo seguimento.
Caixa tetra pak, filtro de café, caixa de sabão em pó, jornais e revistas, podem ser transformados em bolsas, carteiras, sacolas, colares, brincos, peças para decoração e o que a sua criatividade permitir.
A garrafa pet, após processo de desmonte, pode ser transformada em tecido, bolsa, colar e brinco. O pneu (nesse caso é reciclagem) em sandálias e chinelos. O grande negócio é trabalhar a criatividade!
O mais importante na “Reciclagem” é geração de emprego e renda para a manutenção das famílias, pois há muitas pessoas que vivem desses resíduos.

Entendeu um pouco sobre os 3 R’s? Pois então agora vem a parte mais importante: colocar em prática! Veja que você pode fazer muitas coisas com as suas próprias mãos, sem esperar que outros façam. Pense bem na sua importância para a sociedade, seja útil!

Sobre a Autora: 
Ione Estrella

Nenhum comentário:

Arquivo do blog