13/08/2007

OS 10 MANDAMENTOS DO MARKETING PESSOAL


Por Sady Bordin
O marketing pessoal é uma poderosa ferramenta de realizações pessoais e profissionais. Qualquer pessoa, independente da idade, sexo, raça, religião, classe social ou formação pode se valer de seus preceitos para atingir seus objetivos de vida, sejam eles de ordem pessoal ou profissional. Muito mais do que uma questão financeira ou de currículo, o marketing pessoal está alicerçado no que de fato diferencia os homens em qualquer canto do planeta: atitude. Você é valorizado não pelo que tem na conta bancária, na garagem de sua casa ou pelas griffes das roupas que veste e dos adornos que ostenta, mas simplesmente pela maneira de agir em relação às outras pessoas e diferentes situações da vida.
Se você tem alguma dúvida, faça um teste. Siga os 10 mandamentos abaixo e veja por si mesmo os resultados.
01) Seja uma pessoa bem humorada. O bom humor contagia, abre portas e corações. Todos gostamos de nos relacionar com pessoas de bem com a vida, alegres e de alto-astral. Você não só aumentará o número de pessoas em seu relacionamento como o número de convites para festas, eventos e trabalhos.
02) Seja muito educado. Cumprimentar as pessoas com um sonoro e simpático “Bom-dia”, “Boa-tarde”, dizer “Muito prazer”, “Por favor”, “Por gentileza” e “Muito obrigado”, não tira pedaço e faz muito bem para o relacionamento humano. Além de tornar a vida mais fácil, torna nossa caminhada rumo ao sucesso mais prazerosa.
03) Cuida da tua aparência. Roupas adequadas aos locais que freqüenta, barba feita, cabelo bem cortado e penteado, unhas aparadas, maquiagem discreta. Procure não chamar a atenção vestindo roupas humildes demais ou extravagantes. Impressione pelos gestos educados e finos e não pelas roupas e adornos.
04) Seja um profissional ético. Paute sua vida à luz de condutas ilibadas e corretas, nunca aceitando o ganho ilícito ou imoral. A única relação verdadeira, base para qualquer relacionamento duradouro, é a relação ganha-ganha, onde todas as partes envolvidas dividem igualmente entre si os resultados do trabalho.
05) Seja humilde. Não importa o quanto habilidoso és ou quantos títulos carregue. Trate a todos, superiores ou subalternos, de igual modo. Quem arrogância planta, frutos amargos colherá.
06) Seja honesto. Mais do que em qualquer outra época da história, agir de forma honesta é demonstrar riqueza de caráter. Sempre que lidar com valores alheios, preste contas, mesmo sem qualquer solicitação. Não basta ser honesto. É fundamental transparecer honestidade em seus atos.
07) Seja pontual. Quebre o paradigma brasileiro do atraso. Impressione pela exceção à regra. Horários são feitos para serem cumpridos. Chegue sempre exatamente no horário marcado. Demonstre profissionalismo e educação.
08) Cumpre tuas promessas. Nunca dê sua palavra em vão. Pense bem antes de se comprometer com alguma coisa, pois sua palavra é uma promessa que leva sua marca. E promessas não devem ser quebradas.
09) Gosta do que fazes. Nem sempre é possível fazer o que se gosta. Mas é possível gostar do que se faz. Além de fazer bem feito, farás com prazer.
10) Tenha sempre um cartão de visita em mãos. Nos locais mais inusitados podemos conhecer pessoas que eventualmente poderão precisar de nossas habilidades. Carregue sempre contigo teus cartões de visita. Você poderá precisar deles durante uma caminhada no parque, um passeio de barco ou numa festa à noite.
Não importa quais sejam seus sonhos. O que importa é sua decisão de realizá-los. Siga estes mandamentos. Eles farão bem para você a para as pessoas de seu convívio. Você verá que pode fazer a diferença, mesmo quando nos querem provar o contrário.
Sady Bordin, 41 anos, é especialista em marketing e professor de Marketing Pessoal das Faculdades Curitiba.sady@bordin.net


RABISCADO POR MI, GABI GABRIELA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog