13/08/2007

DEZ MANDAMENTOS PARA OS PROFISSIONAIS DE VENDAS.


Por Milton R. Almeida

I - Cultive seus clientes

Os clientes são a maior riqueza de uma empresa. Devem ser constantemente cultivados e cuidados com bom atendimento e oferecimento de produtos e serviços de qualidade.

II - Venda benefíciosOs clientes não compram produtos ou serviços, mas sim a promessa de satisfação de suas necessidades. Compram uma vida melhor, mais fácil, mais segura. Portanto, não venda “coisas”, venda benefícios. Transforma cada característica de seu produto em benefícios para os clientes.

III - Faça um atendimento personalizadoReconheça o fato de que nem todos os clientes são iguais. Cada um possui características e necessidades próprias que precisam ser identificadas para que você possa oferecer o produto adequado à sua satisfação.

IV - Incentive o cliente a comprarVocê é um profissional que oferece resultados práticos para as necessidades dos clientes e é o único responsável por desenvolver um sentido de urgência na solução dessas necessidades. Mostre ao cliente a necessidade de adquirir seu produto AGORA. Destaque os efeitos positivos, se o cliente comprar HOJE, e os efeitos negativos se ele adiar a compra. Incentive o cliente a comprar HOJE!

V - Cultive sua imagemSua imagem profissional tem grande influencia no resultado de vendas. Cultive-a: melhore seus modos de vestir e de agir: seja educado, cumprimente as pessoas, seja discreto, fale em tom adequado, vista-se adequadamente, verifique sua higiene pessoal, não atrapalhe o trabalho de outras pessoas, não fume, obedeça as regras da empresa do cliente.

VI - Desenvolva suas competênciasSomente com o desenvolvimento de suas competências profissionais você fortalecerá sua confiança. Leia livros, faça cursos, estude sua indústria, sua empresa e seus produtos. Sua segurança ou insegurança é transmitida ao cliente por seus comportamentos, por seu modo de falar e pensar. Se você não confia em sua empresa, produtos e, acima de tudo, em você mesmo, não espere que o cliente o faça.

VII - Planeje seu trabalhoPlaneje e organize seu trabalho. Não acredite que o sorriso seja mais importante que o processo de planejamento. O tempo investido na organização de arquivos, relatórios, planejamento de visitas e estudo dos clientes paga contínuos dividendos.

VIII - Seja honestoNão prometa mais do que pode cumprir. Seja honesto no momento da venda, prometendo apenas aquilo que sua empresa pode cumprir ou seu produto realizar. Mentiras são rapidamente descobertas pelos clientes e, geralmente, com grandes prejuízos. Não exagere na eficácia do produto, nos prazos de entrega, nas garantias, para não perder credibilidade junto aos clientes.

IX - Solucione reclamações imediatamenteSolucione reclamações prontamente, não deixe o cliente esperando. Atenda-o imediatamente, antes que ele comece a descarregar sua insatisfação no mercado, junto a outros clientes de sua empresa.

X - Seja diferente e melhorProcure ser sempre diferente e melhor que seus concorrentes. Adicione qualidade em tudo o que fizer; faça certo da primeira vez. Seus clientes são a empresa para a qual você trabalha e as empresas que você visita: encante-os com um bom trabalho!
Extraídos do curso “Desenvolvimento e Motivação de Vendedores”,de Milton Roberto de Almeida.
RABISCADO POR MIM, GABI GABRIELA.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog