A visão refere-se aos objetivos gerais e de mais longo prazo. A visão descreve as aspirações para o futuro sem especificar os meios para alcançá-las. Insistimos apenas que a visão seja inspiradora e motivadora.
A visão está focada no futuro da empresa, pode ser um sonho e pode ser um desafio estratégico que irá mobilizar talentos, competências e recursos. Mais do que da Visão, o sucesso irá depender da adesão da equipe que a Visão consegue gerar.
Então se a Visão é para inspirar e motivar, ela tem que ser comunicada a todos na empresa. A comunicação da visão dá-se através da missão.
Por que é importante ter uma Visão?
1. A Visão promove a inovação;
2. A Visão levanta uma bandeira;
3. A Visão motiva e inspira a equipe;
4. A Visão orienta para os programas de qualidade;
5. A Visão orienta os objetivos.
2. A Visão levanta uma bandeira;
3. A Visão motiva e inspira a equipe;
4. A Visão orienta para os programas de qualidade;
5. A Visão orienta os objetivos.
Exemplos de Visão:
“Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças” - Disney Company
“Tornar-se uma empresa de classe mundial” - Petrobrás
“O carro do Ano e do próximo século - Audi
A missão é a maneira pela qual a visão torna-se tangível. É a razão de existir da empresa. A sua definição deve conter as respostas às seguintes questões:
1. O que a empresa é?
2. O que a empresa deve fazer?
3. Como a empresa deve fazer?
4. Para que deve fazer?
5. Para quem ela deve fazer?
2. O que a empresa deve fazer?
3. Como a empresa deve fazer?
4. Para que deve fazer?
5. Para quem ela deve fazer?
A missão não deve necessariamente responder a todas as 5 questões, mas a algumas delas.
A missão deverá também:
Ser concisa e objetiva;
Assegurar um propósito único dentro da organização;
Ser bem divulgada;
Ser orientadora das decisões a serem tomadas.
Assegurar um propósito único dentro da organização;
Ser bem divulgada;
Ser orientadora das decisões a serem tomadas.
Exemplos de Missão:
“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável” - McDonalds””
“Produzir Conhecimento em todas as suas formas e torná-lo acessível à sociedade, contribuindo principalmente para o desenvolvimento integrado da região” - Universidade de Caxias do Sul
“Desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho, através de ações educacionais” - Senac
“Fazer com que você se sinta como se estivesse em sua casa” - Double Tree Hotels
Diferenças entre Missão e Visão:
Visão ______________________ Missão
O que queremos ser O que devemos fazer
É aonde vamos É o ponto de partida
Energiza a empresa Dá rumo à empresa
É inspiradora É orientadora
Foco no futuro Foco no presente
É aonde vamos É o ponto de partida
Energiza a empresa Dá rumo à empresa
É inspiradora É orientadora
Foco no futuro Foco no presente
Os valores são princípios básicos, o modo de pensar dos líderes da organização, que conduzirão a tomada de decisões dentro da empresa e vão estabelecer limites ao definir a missão.
Esses valores são expressos em forma de políticas a serem seguidas pelos membros da organização ao tomarem decisões de forma coerente com a missão e padronizada, ou seja, todos devem ter comportamento idêntico ao tomar uma decisão.
É preciso definir esses valores centrais, o credo corporativo, transmiti-los a todos os funcionários e lembrar-se deles antes de tomar qualquer decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário