O planejamento do produto é um processo utilizado para identificar e desenvolver novos produtos. O objetivo dele é fazer escolhas sobre as ideias de produtos, nas quais uma empresa deve investir. As empresas podem se aproximar do planejamento ideal de um produto a partir de diferentes perspectivas, observadas em contato com o consumidor. Ter um sistema de produção em pleno vigor antes do início do planejamento do produto é importante, pois ajuda a evitar o desperdício de tempo e material, criando um quadro para a tomada de decisão.
Consultores especializados em marketing podem e devem estar envolvidos no desenvolvimento de um sistema de planejamento de um produto para uma empresa, pois eles serão fator importante na redução de custos de desenvolvimento e produção do produto.
Num princípio geral, uma empresa deve ter inúmeras ideias para novos produtos e serviços. Contudo, de onde surgem as ideias? Elas vêm de clientes, distribuidores, colaboradores e pesquisas realizadas pela empresa, as quais podem incluir inquéritos, pesquisa sobre os concorrentes e estudos de mercado para identificar as necessidades emergentes.
As pessoas responsáveis pelo planejamento de produtos podem vir de diversos departamentos de uma empresa, para assegurar que diferentes perspectivas sejam incorporadas desde o início. Um grupo pode descrever um produto proposto, explicar por que seria valioso começar a vendê-lo e demonstrar que tipos de custos estariam associados com o seu desenvolvimento e produção.
Os relatórios dos grupos de planejamento individuais de um produto podem avaliar os aspectos positivos e negativos destes, bem como as necessárias mudanças de rumo acerca de sua produção.
Um produto pode ser visto sob três aspectos essenciais:
a) um conceito, constituído dos benefícios que o consumidor espera;
b) o conjunto de bens e serviços que proporcionam os benefícios esperados;
c) o processo, que é a descrição da maneira de produzi-lo.
b) o conjunto de bens e serviços que proporcionam os benefícios esperados;
c) o processo, que é a descrição da maneira de produzi-lo.
Os novos produtos e serviços são a alma de todas as empresas. Investir em seu desenvolvimento não é um extra opcional; é, sim, crucial para o crescimento dos negócios e lucratividade. No entanto, embarcar no processo de desenvolvimento é arriscado. É necessário planejamento e organização considerável.
Há cinco principais fases do ciclo de vida de qualquer produto ou serviço:
Desenvolvimento: neste momento, o produto ou serviço é apenas uma ideia. Você está investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento.
Introdução: nesse momento, você gasta pesadamente em marketing, para descobrir o que é desejado.
Crescimento: o produto ou serviço está estabelecido. Você tem poucos concorrentes, as vendas estão crescendo e as margens de lucro são boas. Agora é hora de trabalhar para reduzir os custos de entrega do novo produto.
Maturidade: o crescimento das vendas está a abrandar ou até mesmo parado. Você conseguiu reduzir os custos de produção e de marketing, mas o aumento da concorrência fez baixar os preços. Agora pode ser o melhor momento para investir em um novo produto.
Declínio: novos e melhores produtos ou serviços estão no mercado e a concorrência é alta. As vendas caem e as margens de lucro declinam. O aumento da comercialização terá pouco impacto sobre as vendas e não será eficaz em termos de custos, a menos que novos mercados sejam identificados.
Introdução: nesse momento, você gasta pesadamente em marketing, para descobrir o que é desejado.
Crescimento: o produto ou serviço está estabelecido. Você tem poucos concorrentes, as vendas estão crescendo e as margens de lucro são boas. Agora é hora de trabalhar para reduzir os custos de entrega do novo produto.
Maturidade: o crescimento das vendas está a abrandar ou até mesmo parado. Você conseguiu reduzir os custos de produção e de marketing, mas o aumento da concorrência fez baixar os preços. Agora pode ser o melhor momento para investir em um novo produto.
Declínio: novos e melhores produtos ou serviços estão no mercado e a concorrência é alta. As vendas caem e as margens de lucro declinam. O aumento da comercialização terá pouco impacto sobre as vendas e não será eficaz em termos de custos, a menos que novos mercados sejam identificados.
Muitas coisas estão em jogo quando se desenvolve um novo produto ou serviço. Para minimizar os riscos e alocar investimentos e recursos com sabedoria, você deve considerar uma série de fatores:
- Será que o seu novo produto ou serviço atende às especificações dos clientes? Por exemplo, considere a sua concepção, a facilidade de utilização e os benefícios de desempenho.
- Quão tecnologicamente viável é o produto ou serviço?
- Você conhece o design, os recursos e requisitos de fabricação?
- Está claro o que você espera alcançar com o novo produto ou serviço?
- O produto atenderá a estratégia delineada no seu plano de negócios?
Quanto mais claros forem seus planos, melhor você pode analisar os riscos envolvidos.
- Quão tecnologicamente viável é o produto ou serviço?
- Você conhece o design, os recursos e requisitos de fabricação?
- Está claro o que você espera alcançar com o novo produto ou serviço?
- O produto atenderá a estratégia delineada no seu plano de negócios?
Quanto mais claros forem seus planos, melhor você pode analisar os riscos envolvidos.
Veja algumas dicas úteis para um bom planejamento:
- Consultar os membros de sua equipe sobre seus planos de desenvolvimento, pois eles podem contribuir cominsights que você tenha esquecido.
- Procurar os pontos de vista de fornecedores e outros parceiros de negócios, pois suas especializações podem ser inestimáveis.
- Testar inúmeras ideias diferentes no início de um projeto, o que custa relativamente pouco, para avaliar quais são as mais promissoras. Certifique-se, no entanto, de não trabalhar com ideias que não atendam aos seus critérios antes de comprometer uma grande quantidade de tempo e recursos.
- Perguntar aos melhores clientes o que eles pensam de seus planos.
- Considerar o quadro mercadológico em que o novo produto ou serviço irá operar.
- Não se esquecer do impacto ambiental de seus planos.
- Olhar além de um novo produto ou serviço e considerar o prazo de vida esperado para ele.
- Combinar seus produtos e serviços com as necessidades do mercado.
- Procurar os pontos de vista de fornecedores e outros parceiros de negócios, pois suas especializações podem ser inestimáveis.
- Testar inúmeras ideias diferentes no início de um projeto, o que custa relativamente pouco, para avaliar quais são as mais promissoras. Certifique-se, no entanto, de não trabalhar com ideias que não atendam aos seus critérios antes de comprometer uma grande quantidade de tempo e recursos.
- Perguntar aos melhores clientes o que eles pensam de seus planos.
- Considerar o quadro mercadológico em que o novo produto ou serviço irá operar.
- Não se esquecer do impacto ambiental de seus planos.
- Olhar além de um novo produto ou serviço e considerar o prazo de vida esperado para ele.
- Combinar seus produtos e serviços com as necessidades do mercado.
Bibliografia/Links Recomendados
Lobo, Renato Nogueirol
Planejamento e controle da produção / Renato Nogueirol Lobo, Damião Limeira da Silva.
1 ed. São Paulo: Érica, 2014.
Planejamento e controle da produção / Renato Nogueirol Lobo, Damião Limeira da Silva.
1 ed. São Paulo: Érica, 2014.
PIRES, Silvio. Gestão estratégica da produção.
Piracicaba, Unimep, 1995.
Piracicaba, Unimep, 1995.
RUSSOMANO, Victor Henrique. Planejamento e Controleda Produção.
6 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
6 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
SLACK, N. et. al. Administração da produção.
São Paulo: Altas, 1997.
São Paulo: Altas, 1997.
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