O processo consiste no conjunto de elementos que agregam valor a uma entrada de um fornecedor para prover saída para um cliente. Para garantir a conformidade com as especificações e os métodos de controle, os controles de processo estão focados em:
- Detecção de defeitos. Unidade de controle (100%) do produto ou do controle estatístico do lote.
- Prevenção de defeitos (controle estatístico de processos).
- Prevenção de defeitos (controle estatístico de processos).
O controle estatístico de processos destina-se, principalmente, ao método de prevenção, para que seja possível intervir no processo antes que ocorra o defeito. Ele se baseia na evolução dos principais parâmetros do processo e permite:
1) Garantir a conformidade do produto com as especificações exigidas, permitindo, portanto, maior confiança do cliente.
2) Reduzir ou eliminar possíveis causas de defeitos.
3) Aumentar a estabilidade do processo ao longo do tempo, evitando variações bruscas em algum parâmetro.
4) Dar feedback imediato ao operador sobre a evolução do processo.
5) Reduzir o custo de qualidade por meio da redução do número de rejeições e reparos.
2) Reduzir ou eliminar possíveis causas de defeitos.
3) Aumentar a estabilidade do processo ao longo do tempo, evitando variações bruscas em algum parâmetro.
4) Dar feedback imediato ao operador sobre a evolução do processo.
5) Reduzir o custo de qualidade por meio da redução do número de rejeições e reparos.
Um processo não se desenvolve necessariamente da mesma forma e nem sempre produz o mesmo resultado. Ele está sujeito a alterações. Essa circunstância é chamada de variabilidade do processo, que é uma característica permanente de qualquer processo.
O conjunto de causas da variação de um processo pode ser dividido em dois tipos:
- Atribuíveis: podem ser identificadas e reparadas. Há possibilidade de agir para suprimir.
Seus efeitos são específicos e causam significativas variações no processo. Exemplos de causas atribuíveis são mudanças de matérias-primas e de operador, trabalho de manutenção. Essas causas conduzem a variações no processo, mas podem ser eliminadas. Isso requer identificá-las, descobrir seus efeitos e implementar as medidas corretivas adequadas.
Seus efeitos são específicos e causam significativas variações no processo. Exemplos de causas atribuíveis são mudanças de matérias-primas e de operador, trabalho de manutenção. Essas causas conduzem a variações no processo, mas podem ser eliminadas. Isso requer identificá-las, descobrir seus efeitos e implementar as medidas corretivas adequadas.
- Aleatórias: podem ser reduzidas, mas não podem ser eliminadas do processo. São numerosas e independentes (por exemplo, pequenas mudanças nas condições ambientais, variações sutis na fonte de alimentação). O controle de processos é exercido por meio do ciclo PDCA de controle de processos, composto das seguintes etapas: plan, do, check, action.
Bibliografia/Links Recomendados
Lobo, Renato Nogueirol
Planejamento e controle da produção / Renato Nogueirol Lobo, Damião Limeira da Silva.
1 ed. São Paulo: Érica, 2014.
Planejamento e controle da produção / Renato Nogueirol Lobo, Damião Limeira da Silva.
1 ed. São Paulo: Érica, 2014.
PIRES, Silvio. Gestão estratégica da produção.
Piracicaba, Unimep, 1995.
Piracicaba, Unimep, 1995.
RUSSOMANO, Victor Henrique. Planejamento e Controleda Produção.
6 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
6 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
SLACK, N. et. al. Administração da produção.
São Paulo: Altas, 1997.
São Paulo: Altas, 1997.
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