20/06/2006

Você faz a diferença?


Você faz a diferença?
Na vida podemos ser escultor ou escultura.
Qual é a sua escolha?Com metas claras e motivadoras, você pode fazer muita diferença
(*) Gustavo G. Boog
"Fazer a diferença" é dar aquela contribuição única, no momento certo, quegera os resultados esperados.Em uma reunião de negociação, as pessoas caminham para um impasse. Ascondições oferecidas pelos compradores são inaceitáveis pelos vendedores,que vão perder dinheiro no curto prazo. Naquele momento, você apresenta umargumento que compensa a pequena perda imediata, com ganhos substanciais nomédio prazo. Fica claro que aquela é a melhor solução para todos. Anegociação entra num estágio de "ganha - ganha" e logo o contrato estáassinado. Naquele momento, sua iniciativa e visão ampliada fizeram adiferença.Num trabalho comunitário, por exemplo servindo refeições, a fila estáenorme, as pessoas estão reclamando, os que servem estão desorganizados eperdidos. Aí entra você e com poucas palavras e muita competência, encorajaos colaboradores e rapidamente organiza tudo, acabando com as filas egarantindo que cada um tenha sua refeição. Você causou encantamento. Naquelemomento, só você tinha a competência para resolver aquela situação. Uma açãoera necessária e você não se omitiu. Você disse as palavras de estímulo queincentivaram cada um a dar o melhor de si. Você orientou sobre quem faz oque e em que seqüência. Naquele momento você fez a diferença.Quem não faz diferença passa desapercebido, talvez não atrapalhe, mas comcerteza não contribui. Quem não faz diferença é apenas um rosto oculto eenevoado no meio de uma multidão de desconhecidos.Fazer a diferença significa muitas coisas, por exemplo:Direcionar os seus potenciais e talentos a serviço de uma empresa, entidadeou causaComprometer-se com os resultados que precisam ser alcançados, com um sentidoclaro de prioridades, de prazos e finalizaçãoAssumir a liderança de uma atividade, coordenando os esforços de muitos paraassegurar o atingimento de objetivosComunicar-se com clareza, equilibrando o falar com firmeza com o ouvirativamenteTomar a dianteira, assumindo iniciativas, quando há paralisiaCorrer os riscos de oferecer a "mão amiga", mesmo quando isto não foisolicitadoSaber trabalhar em equipe, integrando as necessidades de brilharindividualmente com a construção de uma belíssima constelaçãoSaber planejar para que as idéias se transformem efetivamente em realidadesconcretas e palpáveisFazer a diferença é dar aquela contribuição única, no momento certo, quegera os resultados esperados. A pergunta básica é: você quer fazer adiferença? (muitos não querem, pois é muito mais fácil!). Se você quer,então estabeleça as suas metas.O Terapeuta Jeff Binder, Presidente da Living Light Essences, do Canadá,estruturou o "Sistema de Cura" (Healing System), que tem como primeiroestágio o estabelecimento de suas metas. A meta é um resultado futuro quevocê quer alcançar. Segundo Jeff, algumas das características de uma "boa"meta são:Tempo do verbo no presente: escreva a meta como se ela de fato já estivesseocorrendo. É melhor "estou gozando de ótima saúde física" que "pretendomelhorar desta gastrite"Linguagem positiva: evite o "não". Escreva "eu me lembro de todos meuscompromissos" ao invés de "eu não quero esquecer meus compromissos"Ser clara, precisa e objetiva: ao invés de redigir "sou um bomprofissional", é melhor escrever "ocupo um cargo de gerência em minhaempresa". Isto possibilita a você mensurar o progressoPrecisa ser realista e atingível: se tenho um cargo inicial numa empresa,ter uma meta de comprar um iate de US$ 2 milhões não é realista, pelo menosno curto prazo. Não há nada de errado em querer metas ambiciosas, maslembre-se de dar um passo de cada vez, pois caso contrário o risco de seperder no meio do caminho é grandeDeve ter um prazo associado: toda meta deve ter um prazo, que seja realista.Caso contrário, você cai na armadilha "algum dia vou começar a fazer caminhadas matinais
"Deve estabelecer a maneira pela qual você quer atingir sua meta: procurecolocar a maneira pela qual quer agir. Considere palavras como "calmamente","harmoniosamente", "prazeirosamente"Direcionada a um propósito saudável: metas que sejam condenáveis éticamente,ou que prejudiquem outras pessoas acabam tendo finais tristes. Não invistanistoEstar motivado/ ser desafiadora: a meta deve trazer em si a alegria, aenergia (tesão), para que eu possa mobilizar toda a minha vontade para a suarealizaçãoPoucas metas: não comece seu plano com muitas metas simultâneasVisualize sua meta: com figuras, retratos ou símbolos do que quer alcançarEscreva e assine: é fundamental assumir o compromisso consigo mesmo,escrevendo e assinandoAlguns exemplos de metas de quem faz a diferença:Nossa empresa alcança agora harmoniosamente o sucesso financeiro em todas assuas operações, em alinhamento com sua missão estratégicaEstou gerando com alegria neste próximo período de 12 meses dinheirosuficiente para a aquisição de uma casa de campoTendo concluído meu curso, estou ocupando um cargo de Gerência deDepartamento em nossa empresa
SEGUNDA E ÚLTIMA PARTE DO ARTIGO
Você faz a diferença?
Conhecer bem o "porto de saída" e fazer seu plano de açãoé o próximo passo para fazer a diferença!"Fazer a diferença" é dar aquela contribuição única, no momento certo, quegera os resultados esperados. As metas a atingir são um referencial básico.As metas são nossos sonhos impregnados de intenção de realização. Agoratemos que "construir os alicerces", que são a nossa competência.Conhecer-se é a base desta etapa. Quem sou eu? Esta é uma perguntaperturbadora para muitos, pois nos remete à essência do nosso ser. Nestemundo em que todos ansiamos por mais qualidade de vida junto com sermosfortes e competentes, conhecer nossos potenciais e áreas a serem melhoradasé fundamental.Cada um de nós trás um conjunto único de características: a nossa forma depensar, de sentir e de agir é única. E precisamos conhecer isto muito bem,na busca de nossas metas, na busca de fazer a diferença.Para você se conhecer, avalie como observador imparcial os diversos papéisque exerce: pai ou mãe, filho, irmão, tio, amigo, chefe, aluno, professor,esportista, pintor, músico, etc. Por que você exerce estes papéis, o que televou a cada um deles? Considere o que você realmente gosta de fazer eaquilo que faz por obrigação, por "usos e costumes" ou por "sugestão/imposição" de outros.Penetre agora nas diversas dimensões de seu ser: você tem uma dimensãofísica, o seu corpo material. Você também tem um dimensão emocional eespiritual. Procure ver o que existe de potenciais e de dificuldades em cadauma destas dimensões. Analise sua vida de relacionamentos e sua carreiraprofissional. Como vai sua vida financeira, social e comunitária?Se você fizer todos estes questionamentos de forma estruturada, vai ficarcada vez mais claro quais são seus desafios de competência e seuspotenciais, os que você já está utilizando e os que ainda estão adormecidos.Com a meta você tem o "porto de destino". Com estas análise ficará claro o"porto de saída".Mais uma "dica" para quem quer fazer a diferença: Não seja muito apressadonesta busca! Nós estamos sempre descobrindo dimensões novas do nosso ser.Não acredite muito quando alguém lhe disser que você não tem potencial paradeterminada coisa: na realidade, os nossos potenciais são probabilidades deno futuro colocarmos em ação tudo o que está dentro de nós. E esta é umaimensa e inexplorada área. Portanto, confie em sua intuição e ... vá emfrente!Temos metas claras e o ponto de partida. Agora é a hora de planejar cadapasso. Amyr Klink, o grande navegador, disse que seu grande medo é o "nãopartir". Este é o grande risco.Ao planejar suas ações considere bem que você está entre as polaridades"onde estou hoje" e "para onde quero ir". Considere no seu planejamento asatividades que você já realiza, as que vai terminar e as que vai iniciar.Procure sentir se seu plano é viável, se você tem o tempo e os recursosfinanceiros, tecnológicos e materiais para iniciar esta jornada. Ajuste suasações para que seu plano seja viável.Eu gosto muito da imagem de cada um dos dedos da mão, onde temos osreferenciais para estabelecer e redigir bem nossas ações:Polegar: é a ação, representada por um verboIndicador: é aquilo que pretendemos alcançarMédio: é a situação atual, onde estamos hoje, o porto de partidaAnular: representa o nosso compromisso, o resultado mensurável que queremosalcançarMínimo: é o prazo, a data final para alcançar a metaAlguns exemplos desta redação:Começar um curso de informática, com carga de quatro horas por semana e ocompromisso de um domínio básico de processador de texto e Internet no prazode oito semanas.Aumentar a base de clientes do meu negócio próprio, hoje restrita a minhacidade, para uma atuação estadual, dentro de quatro meses.Aumentar o tempo de lazer com meus amigos, hoje muito reduzido, para doissábados por mês, iniciando de imediato como atividade permanente.Há mais de dois séculos, o grande pensador alemão Goethe disse que quandonós realmente nos comprometemos com uma decisão, o Universo inteiro conspirapara que dê certo. Se você quer fazer a diferença, para valer, então darácerto!

(*) Gustavo G. Boog é consultor de empresas e terapeuta organizacional efloral, em projetos de energização de pessoas e empresas. É autor do livro"Faça a Diferença", Editora Gente/Infinito, com lançamento em novembro/2000.

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