03/02/2014

Técnicas de leitura: skimming e scanning

Skimming e scanning (expressões em inglêsmuito usadas que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente) são duas técnicas que podem ajudar os leitores a obter rapidamente a informação de um livro, revista, jornal ou site, sem ter que ler cada palavra neles presente. Quando bem utilizados, podem economizar o tempo dos leitores e permitir-lhes estudar de forma mais eficiente.
Skimming
Leitores utilizam o skimming em um texto quando pretendem dar uma olhada rápida sobre ele, só para ter uma ideia geral do assunto. O leitor não está interessado em todos os detalhes, já que essência é o suficiente. Ele, então, passa os seus olhos rapidamente pelo texto, procurando por palavras-chaves no texto e, em textos mais longos, verifica o sumário, para ver do que se trata cada capítulo, bem como quaisquer introduções, conclusões ou resumos.
Vantagens do skimming
O skimming é útil quando você tem que decidir se um longo texto vale um estudo minucioso. Por exemplo, a um aluno com uma hora para realizar uma pesquisa são indicados 10 livros. Como não terá tempo de ler todos eles, ele se beneficiará da técnica de skimming, escolhendoem meio a tantas informações aquela que é mais relevante. Ele pode também ser uma forma eficaz de se rever rapidamente algo que foi lido anteriormente, de modo que o leitor possa recordar as partes mais significativas. O "Reading and Study Skills Lab" ("Laboratório de Redação e Habilidade de Estudos", em tradução livre) da Faculdade Pública Anne Arundel, nos Estados Unidos, estima que, utilizando o skimming, uma pessoa consegue ler aproximadamente 1.000 palavras por minuto.
Desvantagens do skimming
Usar o skimming em um livro, artigo ou site, apenas oferece uma ideia geral do que se trata o assunto, e nuances, detalhes vitais e advertências são facilmente perdidos. Isso pode produzir uma impressão confusa ou enganosa sobre o texto. A técnica funciona bem quando se trata de assuntos claros que se prestam a uma visão geral, como uma descrição cronológica de um evento, mas não quando se trata de discussões complexas ou argumentos detalhados.
Scanning
Leitores utilizam o scanning em uma parte do texto quando desejam encontrar rapidamente uma informação específica. Por exemplo, para se utilizar o scanning na biografia de Abraham Lincoln, basta olhar as datas mais significativas, pulando descrições sobre sua educação, suas lutas e conquistas e observando apenas os anos. Ao passar os olhos sobre o texto, eles realizarão uma busca por palavras-chave.
Vantagens do scanning
O scanning permite que o leitor reúna de forma eficiente informações que podem estar espalhadas por um longo texto, incentivando a pesquisar de forma proposital e evitando distrações. De acordo com o "Reading and Study Skills Lab" ("Laboratório de Redação e Habilidade de Estudos", em tradução livre) da Faculdade Pública Anne Arundel, utilizando a técnica de scanning, uma pessoa pode ler 1.500 palavras em um minuto, ou ainda mais.
Desvantagens do scanning
A técnica pode ser monótona, além de não ser adequada para textos longos, uma vez que é fácil perder a concentração. Ainda, embora seja uma boa maneira de reunir rapidamente os fatos, ela nem sempre é completa e um fato muito importante pode facilmente passar batido. O contexto em que surge um fato pode afetar o seu significado e, por isso, sem ler o texto circundante, é fácil interpretar de maneira errônea algum real conceito.
Scanning ou skimming?
É impossível dizer qual técnica é melhor, porque cada uma depende do propósito do leitor. De acordo com o "Advanced Institute of Management Research" ("Instituto Avançado de Gestão de Pesquisa", em tradução livre) da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, skimming e scanning podem ser muitos úteis, mas somente se você conciliar a sua estratégia de estudo com a proposta de leitura oferecida pelas técnicas. Se você precisa de uma ideia geral de um livro, escolha o skimming. Se você precisa de informações específicas a respeito de um artigo, escolha o scanning.

(AD)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog